FBI alerta utilizadores Chrome e Safari para estes sites maliciosos
Os perigos da internet continuam. O FBI alerta para as fraudes nos conversores de arquivos que podem rouba informações pessoais.
O FBI emitiu um novo alerta sobre um tipo de fraude que está a afetar tanto utilizadores de smartphones como de computadores de secretária. Nesse sentido a ameaça surge através de sites fraudulentos de conversores de documentos online, projetados para roubar senhas, informações financeiras e carteiras digitais.
Ou seja, os sites de conversão de arquivos, aparentemente inofensivos, estão a ser usados por criminosos para carregar malware nos dispositivos das vítimas, o que pode resultar em ataques de ransomware. Assim sendo, o FBI tem observado um aumento significativo neste tipo de fraude, que envolve sites de conversores de arquivos gratuitos.
A empresa de segurança Kaspersky alerta que a conversão de arquivos não é tão simples quanto apenas alterar a extensão de um arquivo. O processo de conversão envolve ler o conteúdo do arquivo, o que pode ser explorado pelos criminosos para inserir malware. Além disso, não são apenas os sites que representam perigo; também existem muitas ferramentas de conversão perigosas disponíveis em lojas de aplicativos de smartphones, com risco maior em plataformas que não oferecem a mesma segurança que as lojas oficiais da Play Store e Apple, como revelamos também recentemente.
Quais são os sites que os utilizadores Chrome e Safari devem ter atenção?
O FBI recomenda que os utilizadores se protejam educando-se sobre os riscos online e mantendo softwares antivírus atualizados. Os utilizadores devem de ativar as opções de navegação segura.
Além disso, o FBI também alerta que, além dos sites de conversão, criminosos têm criado apps fraudulentas que se passam por ferramentas populares como Adobe e DocuSign, para roubar credenciais de contas do Microsoft 365.
Nesse sentido os sites identificados em atividade, estão domínios como imageconvertors.com, convertitoremp3.it, convertisseurs-pdf.com, e outros. Estes sites são conhecidos por distribuir malware, adware ou phishing. Relembramos ao leitores para não pesquisarem estes sites, mesmo que seja apenas por curiosidade.
A recomendação geral do FBI é que, para converter documentos de forma segura, os utilizadores devem evitar ferramentas de terceiros e preferir opções de conversão locais, diretamente no seu dispositivo, utilizando programas confiáveis ou ferramentas nativas do sistema operativo.
Já utilizaste algum site deste género?