Festival da Canção 2023 | Descobre os apresentadores e as músicas
Com a 57ª edição do maior evento da música portuguesa à porta, o Festival da Canção 2023, vamos contar-te tudo que vai acontecer!
Mais um ano, mais uma edição do evento que é a maior montra do talento musical português, cujo o vencedor terá um lugar assegurado no Festival Eurovisão deste ano, a decorrer em Liverpool. Falta pouco mais de um mês para o Festival da Canção 2023, por isso, a RTP revelou todos os detalhes sobre a próxima edição, desde dos apresentadores das semifinais e da final, passando pelas músicas, até à forma como o evento irá decorrer. Nesse sentido, com a mesma equipa de produção desde há sete anos atrás, o Festival da Canção vai decorrer num modelo semelhante, e pela segunda vez consecutiva, vai ter lugar dentro dos estúdios da RTP.
Na primeira semifinal, que irá decorrer no dia 25 de Fevereiro, o espetáculo contará com duas caras bem conhecidas entre o público português, com Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato. Enquanto que na segunda semifinal, no dia 4 de Março, iremos ter uma dupla de apresentadores com uma vasta experiência em conjunto, com Sónia Araújo e Jorge Gabriel, os habituais apresentadores do programa da RTP, “Praça da Alegria”. Por fim, para a noite decisiva, no dia 11 de Março, Filomena Cautela e Vasco Palmeirim unem forças para proporcionar uma noite memorável. Nos três dias do festival, os apresentadores irão contar com a companhia de Inês Lopes Gonçalves, na Green Room.
Na apresentação do festival, o diretor de Informação da RTP, José Fragoso, sublinha que, o Festival da Canção, é “o maior evento que a RTP produz ao longo do ano”. A 57ª edição traz um novo cenário, completamente diferente dos anteriores. Além disso, anuncia que este ano, pela primeira vez, haverá mais uma canção a sair de cada semifinal para a grande Final. Ou seja, são 12 canções presentes na final. Assim sendo, como é habitual, em cada semifinal vão estar a concurso 10 canções, sendo que cinco serão apuradas para a final pelo sistema de votação habitual – metade da pontuação atribuída por um júri profissional e a outra metade o voto é ditado pelo público. Mas para chegarem 12 canções à Final, depois dos 5 finalistas serem escolhidos, o público vai poder salvar um 6º concorrente. Por isso, antes de terminar cada semifinal, o televoto abre novamente por um curto período para os telespectadores poderem votar e escolher mais uma música para disputar a grande Final.
Primeira Semifinal:
- “Modo Voo” – Autor e Intérprete: April Ivy;
- “Encruzilhada” – Autor e Intérprete: Churky;
- “Nasci Maria” – Autor e Intérprete: Cláudia Pascoal;
- “Sonhos de Liberdade” – Autor: Jacinta, Intérprete: BOLHA;
- “Ai Coração” – Autor e Intérprete: Mimicat;
- “Too Much Sauce” – Autor e Intérprete: MoYah;
- “Endless World” – Autor e Intérprete: Neon SoHo;
- “Sapatos de Cimento” – Autor: Quim Albergaria, Intérprete: Esse Povo;
- “Viver” – Autor e Intérprete: SAL;
- “Contraste Mudo” – Autor e Intérprete: You Can’t Win, Charlie Brown.
Segunda Semifinal:
- “Funâmbula” – Autor: André Henriques, Intérprete: Lara Li;
- “Bandeiras” – Autor e Intérprete: Bandua;
- “Goodnight” – Autor e Intérprete: Bárbara Tinoco;
- “World Needs Therapy” – Autor e Intérprete: DAPUNKSPORTIF;
- “A Festa” – Autor e Intérprete: Edmundo Inácio;
- “Fim do Mundo” – Autor e Intérprete: Inês Apenas;
- “Povo” – Autor e Intérprete: Ivandro;
- “Enquanto é Tempo” – Autor e Intérprete: Teresinha Landeiro;
- “O Impossível” – Autor e Intérprete: The Happy Mess;
- “Tormento” – Autor e Intérprete: Voodoo Marmalade.
Aliado à transmissão televisiva, o Festival da Canção 2023 contará com o forte apoio da Antena 1, rádio oficial do evento. Segundo Nuno Galopim, diretor da Antena 1, haverá um podcast conduzido por João Bacalhau, além que a haverá sempre uma emissão a seguir a cada noite, onde contará com os comentadores convidados, Pedro Grange e Diana Castro.
VÍDEO | DESCOBRE O ÚLTIMO VENCEDOR DO FESTIVAL DA CANÇÃO
Para ti, quem será o grande vencedor? Qual representará melhor Portugal na Eurovisão?