© Bold Films

Estes são os 4 filmes a não perder no Festival Mental 2024

O Festival Mental começa a 10 de maio e estes são alguns dos filmes que podes ver na oitava edição do evento.

Conhecido por conversar abertamente sobre a saúde e a doença mental, o Festival Mental tem a sua oitava edição entre 10 e 25 de maio com os temas Burocracia e Saúde Mental, Música e Saúde Mental, Comunicação e Saúde Mental, Ghosting e Dating.

As M-Talks e M-Debates serão acompanhados de várias obras cinematográficas incluindo quatro longas-metragens e dezenas de curtas-metragens. Curioso? Podes confirmar todos os títulos no website do festival mas, neste artigo, vamos mostrar-te alguns dos que não podes mesmo perder.

Lê Também:   O Festival Mental abre as portas a 10 de maio com uma programação imperdível
un bolso illeno de carteras festival mental
© Tostaki

UN BOLSO ILENO DE CARTERAS

Este filme de Leonardo Petralia é um documentário que segue Celia Argüello Rena, uma artista que usa como materiais para a sua arte, lixo que a mãe acumula compulsivamente. Durante a jornada de uma nova criação, mãe e filha veem-se envolvidas numa experiência que irá mudar as suas vidas para sempre.

Lê Também:   Estes são os 10 melhores filmes sobre a saúde mental

“Un Bolso Ileno de Carteras” será exibido no dia 16 de maio no Cinema São Jorge, antes do M-Debate dedicado ao Ghosting e Dating, contando com a presença de Paulo Bastos (jornalista), Rita Sepúlveda (investigadora), Tânia Graça (psicóloga e sexóloga), e Vanessa Damásio (psicóloga).


listen festival mental
Listen via © Festival Mental

LISTEN

Protagonizado por Lúcia Moniz, “Listen” foca-se na vida de uma família que vive num subúrbio de Londres. Quando a Segurança Social entra em contacto com o casal, temendo que os seus três filhos estejam numa situação de perigo, é a filha de 7 anos, surda, que guiará toda a jornada, num processo que parece infinito. A obra é realizada por Ana Rocha e conta ainda com a participação de Sophia Myles e Rubén Garcia.

Exibido a 17 de maio no Cinema São Jorge, “Listen” será o ponto de partida para uma conversa importante sobre “Saúde Mental e Burocracia”, conduzida por Henda Vieira-Lopes (psicólogo da AfroPsi), e com a participação de Isabel Passarinho (Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental), Ana Rocha (realizadora do filme “Listen”, argumentista, artista plástica e atriz), e Liliana Dias (psicóloga).


tár
Tár via © Festival Mental

TÁR

Nomeado para seis Óscares, “Tár” é um dos grandes filmes de Cate Blanchett. A atriz de Hollywood interpreta Lydia Tár, considerada uma das maiores compositoras e maestrinas de sempre, mas uma artista mergulhada em várias acusasões. Este drama musical é realizado por Todd Field.

Lê Também:   Tár, em análise

Com exibição marcada no Cinema São Jorge no dia 18 de maio, “Tár” serve de pano de fundo para uma M-Talk dedicada à saúde mental no mundo da música, contando com a moderação de Lia Pereira (jornalista da BLITZ/Expresso), e com participações de Ana Franganito (musicoterapeuta do Hospital Júlio de Matos), Cheila Rocha (psicóloga da AfroPsi), Sara Bahia (Ordem dos Psicólogos) e Maria Picas (compositora e letrista).


o reporter da noite nightcrawler
O Repórter da Noite via © Festival Mental

O REPÓRTER DA NOITE

Dan Gilroy trouxe-nos uma perspetiva crua e cruel sobre o mundo do jornalismo criminal. Louis Bloom, interpretado por Jake Gyllenhaal é um homem que mergulha no pior da noite de Los Angeles, misturando a linha que separa o observador que reporta um acontecimento e o desejo de ser o protagonista da sua própria história.

Este thriller será exibido no Cinema São Jorge a 19 de maio, acompanhando a M-Talk dedicada à sáude mental no mundo da comunicação social, moderada por Florbela Godinho (jornalista da RTP), e com a participação de Andresa Oliveira (psicóloga clínica da Ordem dos Psicólogos), Vítor Cotovio (psiquiatra, membro do Conselho Nacional de Saúde Mental), Filipe Pereira (diretor da Carma), e Ana Vaz (psicóloga da AfroPsi).


a partir do escuro festival mental
“A Partir do Escuro” via © Festival Mental

AS CURTAS DO FESTIVAL MENTAL

Claro, não poderão faltar dezenas de curtas, também exibidas no Cinema São Jorge durante estes quatro dias. A programação completa pode ser vista aqui.

Destacamos obras como “A Partir do Escuro”, um filme de Erika Sanz que explora não os monstros que vivem debaixo da cama, mas aqueles que estão dentro da nossa cabeça. Em “Fragmentos” de Henrik Dahlbring, dois irmãos encontram-se na casa do pai antes de o visitarem no hospital após uma tentativa de suicídio. “Triagem” de David Rendall explora a vida de Gemma, uma jovem que sofre com ataques de pânico, e a sua batalha com James para tentar salvar o seu gato.

Curioso para participar na nova edição do Festival Mental?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *