© Featureflash Photo Agency via ShutterStock (ID: 1458658487)

Os 3 filmes mais influentes na carreira de Quentin Tarantino

Quentin Tarantino influencia vários realizadores com os seus filmes, mas o próprio também tem as suas referências, que agora revela.

Como realizador, Quentin Tarantino é conhecido por ter um estilo muito próprio, com referências à cultura pop, um gosto pela história mundial, que gosta de abordar com uma narrativa não linear e, claro, o recurso à violência, sempre aliada ao humor negro. O amor do realizador pelo cinema é visível nos seus filmes e, frequentemente, gosta de homenagear géneros clássicos, como os Westerns, algo que fez, por exemplo, em “Django Unchained” ou “Once upon a Time in Hollywood” (Ambos disponíveis na Netflix Portugal) . Com nove filmes já lançados e apenas mais um para se reformar e se dedicar à escrita de livros, Quentin Tarantino tornou-se num dos mais influentes realizadores de todos os tempos. No entanto, isso não quer dizer que o próprio não tenha as suas influências.  

Lê Também:   Estes são os 11 melhores filmes de sempre para Quentin Tarantino


The Good The Bad and The Ugly

The Good The Bad And The Ugly
© Corbis via Getty Images

Talvez o maior clássico de sempre no que toca a Westerns, “The Good, The Bad and The Ugly” é formado por um cocktail de sucessos: Sergio Leone, como realizador, Clint Eastwood, como protagonista e uma icónica banda sonora composta por Ennio Morricone. O filme de 1966 passa-se durante a Guerra Civil Americana, onde um recheado tesouro leva três cowboys a entrarem numa batalha para o encontrarem. Sobre como este filme influenciou Quentin Tarantino, o realizador diz, com a sua irreverência característica: “é óbvio”. Em português, “O Bom, o Mau e o Vilão”, está disponível na Apple Tv+, em Portugal.


Black Sabbath

Black Sabbath
© Emmepi Cinematografica

Outro dos filmes que influenciou a carreira de Tarantino também é italiano. “Black Sabbath”, de 1963, realizado por Mario Bava, é um filme que mistura terror com fantasia. O filme junta três contos, o de uma mulher que é aterrorizada por chamadas telefónicas vindas de um prisioneiro que escapou, uma família que tenta destruir vampiros e uma enfermeira que decide roubar um anel de um corpo e fica assombrada. Tarantino revela que “Black Sabbath” lhe ensinou a importância de ter uma voz distinta na realização.


Abbott and Costello Meet Frankenstein

Meet Frankenstein
© Universal Pictures

Abbott and Costello foram um dupla de comediantes muito popular nas décadas de 1940 e 1950, que transitaram para o cinema com “Abbott and Costello Meet Frankenstein”, onde as duas personagens são bagageiros num comboio, que dão de caras com umas bagagens que pertencem a um museu da casa dos horrores. Quentin Tarantino afirma que este filme lhe ensinou como misturar géneros. É possível encontrar este filme na Apple Tv+ Portugal

Já viste algum dos filmes que mais influenciaram a carreira de Quentin Tarantino?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *