Esta funcionalidade secreta do iPhone é uma valiosa ajuda para os utilizadores
O iOS 18 trouxe várias funcionalidades importantes mas há quem não conheça esta antiga mais valia do iPhone, presente desde 2017.
Sumário:
- O iOS 18 começou com vários problemas mas já está a conquistar todos os utilizadores iPhone;
- A nova atualização vai também trazer a muito aguardada Apple Intelligence, a Inteligência Artificial da Apple aos dispositivos;
- Presente desde do iOS 11, podes digitalizar facilmente qualquer documento através da aplicação Notas.
A chegada da Apple Intelligence aos dispositivos da Apple vai trazer diversas novidades para utilizadores de iPhone, iPad e Mac. Entre as principais funcionalidades estão a reescrita automática de emails, a verificação de gramática e a geração de imagens em apps como iMessages e Notas.
Outra grande novidade é a integração do ChatGPT na Siri, facilitada por uma parceria com a OpenAI, que permitirá à assistente virtual responder a pedidos mais complexos sem a necessidade de criar uma conta separada. A nova atualização do iOS 18.1, prevista para o dia 28 de Outubro, irá incluir estas funcionalidades de Apple Intelligence, além de melhorias como resumos de notificações, ferramentas para limpeza de fotos, criação de memórias, e resumos de conteúdo no Mail e Safari. O sistema contará ainda com gravação de chamadas e novos ajustes no Centro de Controlo.
Apesar das várias novas e muito úteis funcionalidades do iOS 18, há uma funcionalidade presente desde 2017 e é uma mais valia em situações burocráticas.
Em menos de 2 minutos consegues digitalizar o que quiseres
Para digitalizar documentos no iPhone, basta usares a aplicação Notas, que vem pré-instalada no dispositivo. A funcionalidade de digitalização de documentos já existe desde o iOS 11 e foi melhorando ao longo do tempo, especialmente com a evolução das câmaras dos iPhones. Não é necessário instalar software adicional ou pagar por apps de terceiros. Para digitalizar um documento deves seguir estes passos:
- Coloca o documento numa superfície plana e bem iluminada;
- Abre a aplicação Notas e cria uma nova nota ou seleciona uma já existente;
- No iOS 17 ou anteriores, toca no ícone da câmara e depois em “Digitalizar Documentos”. No iOS 18, toca no ícone de anexos (o clip) e seleciona “Digitalizar Documentos”;
- A câmara abrirá com um foco automático nos documentos. Posiciona o iPhone sobre o documento, o dispositivo pode capturá-lo automaticamente ou, em modo manual, pressionando o botão do obturador ou os botões de volume;
- Ajusta os cantos para melhorar o enquadramento e guarda o documento.
Mas também podes assinar os documentos
Para assinar documentos, o processo já exige mais outro passo, e este método permite digitalizar e assinar documentos de forma rápida e eficiente diretamente no iPhone ou iPad:
- Abre a nota com o documento digitalizado;
- Toca no botão de partilha e, em seguida, em “Marcação”.
- Toca no ícone de adição e seleciona “Assinatura” para adicionar ou criar uma assinatura nova. Ajusta o tamanho e posiciona-a onde desejas;
- Toca em “Concluído” para finalizar;
Sabias desta funcionalidade?