Game of Thrones | De Winterfell a Harrenhal, quais são os Castelos mais fortes?
“Game of Thrones” e “House of the Dragon” já nos apresentaram vários dos castelos de Westeros. Mas quais são os mais fortes?
Sumário:
- George R. R. Martin é o responsável pela criação do mundo de Westeros, que temos estado a ver em “Game of Thrones” e “House of the Dragon”.
- De Harrenhal a Casterly Rock, quais são os castelos e fortalezas mais fortes?
- Martin revelou que Casterly Rock é o castelo mais forte de Westeros.
George R. R. Martin é o responsável pela criação do mundo de Westeros, sendo repleto de castelos e fortalezas, pois antes da conquista de Aegon, o continente era dividido em oito reinos: o Norte, liderado pelos Starks; as Iron Islands, liderado pelos Hoare; o Vale, liderado pelos Arryn; o Kingdom of Rock, liderado pelos Lannister; Riverlands, liderado pelos Teague; o Reach, liderado pelos Gardener; o Storm Kingdom, liderado pelos Durrandon: e Dorne, liderado pelos Martell.
O problema com todos estes grandes castelos e fortalezas é que eram capazes de fazer frente a exércitos, no entanto quando dragões surgiram no continente nenhum deles viria a resistir.
Quais são os mais fortes? E os mais fracos castelos de Westeros?
Harrenhal
Harrenhal é o maior castelo do continente, embora tanto em “Game of Thrones” como em “House of the Dragon” não passe de um monte de ruínas.
Desde a sua construção que Harrenhal está envolto em mistério, começando por ser dito que Harren the Black destruiu várias árvores (weirwood) com ligações às Crianças das Floresta e por isso, o castelo foi amaldiçoado. Harren foi um homem com um ego enorme e depois da finalização do castelo ele vangloriou-se sobre a construção, dizendo que não podia ser conquistado. O problema é que não contou com a chegada de Aegon e o seu dragão, Balerion, e ao resistir sofreu as consequências.
Pelas suas enormes dimensões, Harrenhal nunca voltou à glória de tempos anteriores pois sempre custou muito dinheiro e homens para o defender. Contudo, apesar disso, a sua localização faz com que seja muito importante para que alguém pretenda ir para o norte ou ao contrário.
Em “Game of Thrones”, vimos Tywin Lannister (Charles Dance) em Harrenhal com Arya Stark (Maisie Williams) durante a Guerra dos Cinco Reis. Já em “House of the Dragon”, temos passado algum tempo neste castelo com Daemon Targaryen.
Highgarden
Highgarden é um castelo que serve a Casa Tyrell, mas quando era um reino separado era o assento da Casa Gardener, que foi extinta durante a conquista. O castelo situa-se no topo de uma colina com vista para o resto do vale, estando na interseção de duas estradas. Isto faz com que seja um castelo muito rico, mas com poucas defesas naturais.
Para defender Highgarden é preciso um grande número de homens, tal como vimos quando Jamie Lannister tomou o castelo em “Game of Thrones”.
Pyke
Pyke é uma fortaleza das Iron Islands construída em ravinas, sendo bastante difícil de conquistar, mas não impossível. Até ao momento, só vimos partes desta fortaleza em “Game of Thrones” com os Greyjoys.
Não se sabe muito sobre a sua construção, no entanto foi revelado que os Greyjoys tomaram conta da fortaleza depois da conquista de Aegon Targaryen.
No entanto, Pyke pode ser conquistado com uma boa força naval e um bom exército, como ocorreu durante a rebelião de Robert Baratheon. O seu irmão Stannis liderou as suas forças navais e Ned Stark ao lado de Robert encurralaram os Greyjoys em Pyke.
Eyrie
O Eyrie é um castelo antigo onde vive a casa Arryn, que já vimos tanto em “Game of Thrones” como em “House of the Dragon”. O castelo é mais pequeno do que outros em Westeros, mas a sua localização no topo da montanha faz com que seja impossível de conquistar com forças terrestres.
Contudo, isso não significa que por outros meios não seja possível. Durante a Conquista de Aegon, o Vale submeteu-se muito rapidamente à casa Targaryen, porque não se conseguia proteger de dragões depois de Visenya ter entrado com muita facilidade no castelo utilizando Vhagar. Também existe o problema de que durante o inverno, o castelo é inabitável por causa da sua localização, que obriga os Arryns a descer da montanha e a ficarem mais vulneráveis.
Greywater Watch
Greywater Watch é um dos castelos mais misteriosos de Westeros, ao lado de Harrenhal. Isto porque foi construído no meio de pântanos, em cima de ilhas flutuantes, que faz com que seja praticamente impossível de ser visto. Greywater é onde a Casa Reed reside, de quem conhecemos dois membros, Meera e Jojen (Thomas Brodie-Sangster) em “Game of Thrones”.
Apesar de ser praticamente impossível de ser encontrado devido à natureza à sua volta, se isso acontecesse o castelo seria tomado muito rapidamente, até por não existirem soldados a protegê-lo, isto segundo Meera Reed.
Dragonstone
Dragonstone é o assento da Casa Targaryen desde os tempos antes da Conquista de Aegon. Depois da conquista, Dragonstone passou a ser a casa do herdeiro à coroa após a construção de King’s Landing. Contudo, depois da rebelião de Robert Baratheon, a ilha e o castelo passaram para as mãos de Stannis Baratheon.
Dragonstone é um dos mais recentes castelos de Westeros, podendo ser visto tanto em “Game of Thrones” como em “House of the Dragon”. Tal como Pyke, o castelo situa-se numa ilha tendo essa defesa natural. Contudo, não é preciso uma força muito grande para conquistar a fortaleza, como aconteceu em “O Festim dos Corvos”, o quarto livro da saga de George R. R. Martin, onde Loras Tyrell consegue conquistar o castelo depois de Stannis o ter abandonado para ir para o norte.
Moat Cailin
Moat Cailin é uma das fortalezas mais antigas de Westeros, da altura dos First Men, onde a sua localização defendeu o norte de várias invasões de exércitos do sul. A fortaleza está em ruínas quando chegamos aos eventos de “Game of Thrones”, mas continua a ser um ponto importante na defesa do norte. Durante a série, vimos Brienne e Podrick a passarem pela fortaleza a caminho do norte.
Esta fortaleza tem uma fraqueza, o seu lado virado a norte. Esta fraqueza fez com os reis do norte conseguissem conquistar a localização e usá-la para defender o seu território.
Riverrun
Riverrun é o castelo da Casa Tully, defensores do Trident. Uma curiosidade sobre este castelo é que foi construído no meio do rio, o que faz com que seja difícil de ser invadido por forças terrestres e mesmo que sofram com cerco por forças inimigas, conseguiriam sobreviver durante anos.
Em “Game of Thrones”, Jaime Lannister liderou as forças para cercar Riverrun, mas o próprio sabia que não tinha o tempo nem os homens para segurar esse cerco indefinitivamente, por isso decide negociar.
Storm’s End
Storm’s End é o assento da Casa Baratheon, sendo construído à beira mar. No entanto, é dito que o castelo é protegido por feitiços que foram escritos nas paredes e que é por isso que se revela tão forte para sobreviver às tempestades e a ataques.
O castelo em si não é muito grande e por isso faz com que seja mais fácil de defender e os Lords também têm o clima como aliado, sendo a zona propícia a tempestades. Nós vimos um pouco mais de Storm’s End em “House of the Dragon”.
Winterfell
Winterfell é um castelo no norte e o assento da Casa Stark. O castelo é muito bem fortificado, tendo duas muralhas e várias torres. O edifício não precisa de muitos homens para se defender de um grande exército.
As únicas vezes que vimos Winterfell cair nas mãos de outros que não eram Starks foi por traição, como testemunhado em “Game of Thrones”. Primeiro com Theon Greyjoy (Alfie Allen) e depois com os Bolton.
Sunspear
Sunspear, conhecido como O Velho Palácio, é a capital de Dorne e o assento da Casa Martell. O castelo fica situado à beira-mar sendo cercado pelo mar em três lados e uma cidade no quarto lugar.
O castelo tem três muralhas à sua volta, transformando num pequeno labirinto difícil de sair. Para além da estrutura, também tem de se falar que se alguém quiser invadir Dorne terá de passar por um deserto. Durante a Conquista de Aegon, a população abandonou Sunspear e as cidades à volta, no entanto quando Aegon deixou a zona, os dornish revoltaram-se e tomaram de novo as suas terras e palácios.
Casterly Rock
Casterly Rock é um castelo e o assento da Casa Lannister, e é considerado pelo próprio George R. R. Martin como o castelo mais forte e seguro de Westeros. Isto porque o castelo não está no topo de uma formação rochosa, está dentro dessa formação.
Só vimos Casterly Rock durante a sétima temporada de “Game of Thrones” quando o Daenerys foi conquistar a fortaleza. E pelo que se viu, foi essa a única vez que o castelo foi conquistado, muito por causa do conhecimento de Tyrion (Peter Dinklage) que estava ao lado de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke). Se não fosse isso, seria impossível conquistar Casterly Rock.
Para ti, qual é o mais forte?