©HBO

Game of Thrones | Segundo George R. R Martin falta apenas isto para concluir a obra

Há muito que aguardamos novidades por parte de George R.R. Martin. Será que o final dos livros se vai alinhar com o desfecho polémico de “Game of Thrones”? Eis a razão pela qual continuamos à espera! 

Quando é que a famosa e icónica saga “ A Song of Ice And Fire” se verá concluída? É essa a questão que atormenta todo e qualquer fã de “A Guerra dos Tronos”. O escritor e argumentista norte-americano de 75 anos há muito promete o seu próprio final para a saga depois da resolução televisiva desiludir muitos em em 2019.

Lê Também:
House of the Dragon ou Game of Thrones, qual deves ver primeiro?
  

Há uma data para a publicação de The Winds of Winter?

George R. R. Martin game of thrones
“Game of Thrones” © George R. R. Martin

Infelizmente, não há mesmo novidades nessa frente!

Entretanto, já lá vai mais de uma década, e desde 2011 que a série ficou sem material literário para lhe servir de base ( o que para muitos teve impacto na qualidade). Numa saga que começou a ser publicada em 1996, apenas cinco livros estão cá fora e o último deles “A Dance With Dragons”,  já lançado há 13 anos. Nesta altura, ficaram a faltar dois livros para se ver concluída a saga. E, até hoje, nem os e as fãs nem George R. R Martin têm informação concreta acerca de datas de publicação.

George R. R. Martin no Oxford Writer’ House: Algumas respostas

Numa conversa muito recente (e extensa) sobre como escrever fantasia, organizada pela Oxford Writers’ House a 2 de agosto deste ano, o escritor deixou algumas luzes acerca do processo criativo.

Aqui, George R.R. Martin recebeu, entre outras, uma questão difícil. Se pudesse, mudaria algo nos seus livros já terminados? Por volta do minuto 24, o autor de “A Guerra dos Tronos” explica uma grande alteração que faria nos seus livros: dar-lhes-ias um novo e complementar final.


Martin contou a história de outro escritor de fantástico, Gene Wolfe, que escreveu quatro obras de seguida, o seu “The Book of the New Sun”. R.R. Martin recorda que o colega escritor de fantástico se havia apercebido, ao quarto livro, que muito do que aconteceu para trás já não fazia sentido. E por isso, voltou para trás e fez revisões a partir do primeiro livro e só depois a saga foi concluída, comprada por uma editora e publicada.

Game of Thrones e a liberdade na mudança

George R R Martin Game of Thrones HBO
George R. R. Martin © s_bukley via Shutterstock, ID 133190933

George R. R. Martin  contou esta história e, de certa forma, deixou-nos um paralelismo com a sua própria carreira. Tivesse a oportunidade de planear toda a história atempadamente, livre de amarras e datas, bem como fãs zangados e outras distrações, então os resultados poderiam ser diferentes. A chave, afinal, é a liberdade!

Numa citação direta da entrevista recente, o autor afirmou: “Invejo muito esse método mas nunca o conseguiria fazer. Acreditem ou não, eu não estou a demorar tanto tempo a escrever o ‘Winds of Winter’ porque me transformei no Gene Wolfe. Adoraria ter terminado há anos, é isso que gostaria muito de mudar”.

Lê Também:
Games of Thrones: Mais um spin-off a caminho, garante George R. R. Martin

Sem uma máquina do tempo para poder rescrever o que fica para trás, quais serão as estratégias para que o autor conclua a publicação da sua saga?

Desse lado, achas que a saga que originou “Game of Thrones” se verá concluída, nos livros de George R.R. Martin, num futuro bem próximo? 


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *