George Lucas perdeu 40 milhões de dólares para Steven Spielberg por causa desta curiosa aposta
A relação entre George Lucas e Steven Spielberg começou numa rivalidade que depois tornou-se numa incrível parceria. No entanto houve uma avultada aposta pelo meio.
A relação entre Steven Spielberg e George Lucas começou nos anos 60, quando ambos ainda eram estudantes de cinema na Califórnia. Lucas, aluno da prestigiada Universidade do Sul da Califórnia (USC), demonstrou grande talento desde cedo, enquanto Spielberg, rejeitado pela USC, estudava na Universidade Estatal da Califórnia, em Long Beach.
A rivalidade, embora amigável, entre os dois cineastas começou quando Spielberg assistiu ao primeiro filme de Lucas, “THX 1138”, e ficou impressionado — e, segundo ele próprio, até invejoso do talento do amigo.
Nos anos seguintes, a trajetória dos dois cineastas tomou direções diferentes. Enquanto Lucas teve sucesso com “American Graffiti” (1973), Spielberg revolucionou Hollywood com “Jaws” (1975), que se tornou o primeiro blockbuster da história. Em 1976, ambos estavam a preparar os seus projetos de ficção científica mais ambiciosos – George Lucas desenvolvia “Star Wars”, enquanto Steven Spielberg filmava “Encontros Imediatos do Terceiro Grau”.
George Lucas não estava convencido do potencial de “Star Wars”
Durante esse período, e como recorda a TIME Magazine, George Lucas visitou o set do filme de Spielberg no Alabama e ficou convencido de que “Encontros Imediatos do Terceiro Grau” teria muito mais sucesso do que “Star Wars”. Steven Spielberg, no entanto, já tinha visto uma versão inicial do filme do amigo e acreditava no seu potencial. Convencido de que “Star Wars” seria um êxito, propôs uma aposta a George Lucas – trocar 2,5% das receitas de “Encontros Imediatos do Terceiro Grau” por 2,5% das receitas de “Star Wars”. George Lucas, ainda incerto sobre o sucesso do seu filme, aceitou.
Quando os filmes foram lançados em 1977, “Encontros Imediatos do Terceiro Grau” foi um grande sucesso, arrecadando cerca de 300 milhões de dólares. No entanto, “Star Wars” superou todas as expectativas e faturou mais do dobro. Como resultado, Spielberg ganhou a aposta e embolsou cerca de 40 milhões de dólares. Apesar da soma astronómica, a amizade entre os dois permaneceu intacta, já que George Lucas também se tornou multimilionário graças ao sucesso da saga e à sua perspicaz negociação dos direitos de merchandising.
A amizade continuou e deu origem, por exemplo, à saga “Indiana Jones“, que começou numas férias que ambos passaram juntos nesse mesmo ano, no longínquo 1977, quando George Lucas mostrou a ideia a Steven Spielberg. E se não fosse Steven Spielberg, o arqueólogo mais conhecido de sempre iria chamar-se Indiana Smith.
Atualmente, a saga “Star Wars” pode ser visto no catálogo português Disney+, enquanto “Encontros Imediatos do Terceiro Grau” está disponível para aluguer na Prime Video, Apple TV+ e YouTube.
Já viste os filmes? Para ti, quem é que ficou a ganhar na realidade?