George R. R. Martin © Henry Söderlund via Wikimedia Commons

Este é o filme de Natal favorito de George R. R. Martin (Game of Thrones)

Foi numa conversa na Universidade de Oxford que George R. R. Martin revelou o filme que vê todos os anos no Natal, e é inspirado num clássico da literatura.

George R. R. Martin é o autor da saga “As Crónicas de Gelo e Fogo” que inspirou a série “Game of Thrones”, atualmente disponível na Max Portugal. O escritor americano é ainda responsável por muitas outras obras dentro e fora de Westeros, desde “Sangue e Fogo” (a base de “House of the Dragon“), a “Sandkings” e “The Skin Trade”, entre outros.

Em novembro, George R. R. Martin foi convidado pela Universidade de Oxford a participar numa conversa sobre a sua carreira, e uma das questões levantadas centrou-se nos autores que inspiraram o escritor. Robert E. Howard, J. R. R. Tolkien, e H. P. Lovecraft foram alguns dos nomes mencionados, juntamente com Charles Dickens… e o seu “A Christmas Carol. In Prose. Being a Ghost Story of Christmas”.

Lê Também:
De Tolkien a Lovecraft, estes são os autores favoritos de George R. R. Martin

“A Christmas Carol” é o filme de Natal favorito de George R. R. Martin

charles dickens a christmas carol
Charles Dickens, autor de “A Christmas Carol” © Ernest Edwards (Domínio Público)

“Também [Charles] Dickens, mas nesse caso, eu apaixonei-me primeiro pelos filmes, ‘A Christmas Carol’, que vejo todos os natais. Como há umas 27 versões diferentes, costumo ver 8 vezes e comparar quais são bons e quais são horríveis”, refere George R. R. Martin na conversa.

A verdade é que ao todo existem mais de 100 adaptações deste clássico da literatura, publicado por Charles Dickens em 1843. A história original explora a história de Ebenezer Scrooge, um homem que odeia o Natal. Um dia ele é visitado por quatro fantasmas, nomeadamente, Jacob Marley e os três fantasmas do passado, presente e futuro.

Scrooge embarca numa viagem que começa na sua juventude, passa pelo presente, e termina no futuro, no seu funeral essencialmente vazio – pois Scrooge, apesar da sua riqueza, não deixara nenhum legado. A experiência fá-lo compreender a importância da bondade e da caridade, mudando-o de forma profunda.

Lê Também:
George R. R. Martin considera esta a personagem mais complexa de Game of Thrones

Onde posso ver “A Christmas Carol”?

um conto de natal do mickey george r r martin
Um Conto de Natal do Mickey © Walt Disney Animation Studios

As adaptações começam em 1901 com “Scrooge, or, Marley’s Ghost”, um filme mudo criado pela Paul’s Animatograph Works, e a última é “Scrooge: A Christmas Carol“, estreada em 2022 e que podes ver na Netflix Portugal.

Entre outros filmes populares e disponível para ver em território nacional tens “Um Conto de Natal” (2009, Disney+), “Spirited” com Ryan Reynolds e Will Ferrell (2022, Apple Tv+), o clássico da nossa infância “Um Conto de Natal do Mickey” (1983, Disney+), “Barbie em Cântico de Natal” (2008, Apple Tv+), e “O Conto de Natal dos Looney Tunes” (2006, Apple Tv+).

Lê Também:
Este episódio de Twilight Zone, escrito por George R. R. Martin, esteve para ser cancelado

Onde ver a entrevista de George R. R. Martin completa?

A entrevista pode ser vista no canal Youtube da Oxford Writers’ House, grupo responsável pelo evento na Universidade de Oxford.

E tu? Qual o teu filme de Natal favorito? E a versão favorita de “A Christmas Carol”?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual a nota para "Adolescence" da Netflix?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *