Crédito editorial: abdullah serbest / Shutterstock.com / ID: 2343852327

Utilizadores do Gmail recebem alerta preocupante do FBI para 2025

O FBI deixa um alerta sobre o Gmail. Os especialistas em segurança cibernética recomendam que cries um novo e-mail e deixes o teu que pode estar comprometido.

Com o aumento alarmante de ataques cibernéticos, o FBI emitiu um alerta antes das festas de fim de ano, dá conta a Forbes. Mesmo com o Gmail a conseguir bloquear mais de 99,9% de spam, phishing e malware, a verdade é que os desafios permanecem. Nesse sentido, há grandes mudanças a caminho, conforme já tivemos oportunidade de revelar.

Quais as novidades do Gmail?

O Gmail, com mais de 2,5 mil milhões de utilizadores, está a implementar modelos de Inteligência Artificial avançados para reforçar a cibersegurança. Contudo, a verdade é que os criminosos também estão a utilizar IA para criar esquemas mais convincentes e difíceis de detetar, alerta a McAfee. É frequente as imitações de bancos, entidades de água, luz, gás e até familiares, tornando-as mais difíceis de identificar.

Qual a funcionalidade da Apple?

A arquitetura do e-mail permanece básica, permitindo que qualquer pessoa envie mensagens para qualquer caixa de entrada. Atualmente, cerca de 46,8% do tráfego de e-mail é spam. Soluções como o “Hide My Email” da Apple oferecem maior privacidade, criando endereços temporários que redirecionam para a conta principal.

Qual a posição dos especialistas?

O Gmail está a desenvolver o “Shielded Email” permitindo criar ‘pseudónimos’ de e-mail temporários e protegidos. Esta funcionalidade será crucial para evitar que os endereços principais sejam explorados por cibercriminosos. No entanto, os especialistas alertam que estas melhorias são apenas parte da solução. Recomendam vivamente aos utilizadores é criar novos endereços de e-mail.

Lê Também:   Google Maps tem 4 funcionalidades desconhecidas da maioria dos utilizadores

Já sofreste alguma tentativa de ataque no teu Gmail?




Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *