Gmail termina para todas estas contas já no próximo mês
A Google vai apagar milhões de contas Gmail já no próximo mês de fevereiro. Porém, ainda vais a tempo de evitar que a tua seja uma delas.
É já no próximo mês que a Google vai começar a eliminar contas Gmail que estejam inativas há mais de dois anos. Esta decisão surge como parte de uma estratégia para melhorar a segurança dos utilizadores e reduzir a quantidade de dados armazenados em servidores da empresa.
Quais são os critérios para a eliminação de contas?
Para evitares que a tua conta seja removida, basta manteres alguma atividade regular. A Google considera ativa qualquer conta que tenha uma interação nos seus principais serviços, como:
- Enviar ou receber e-mails no Gmail;
- Armazenar ou editar ficheiros no Google Drive;
- Fazer login e assistir a vídeos no YouTube;
- Ver e organizar fotografias no Google Fotos.
Assim, a atividade mínima exigida pela empresa é que inicies sessão pelo menos uma vez a cada dois anos. Contudo, para garantir uma maior segurança e evitar imprevistos, é aconselhável que o faças a cada seis meses.
Recebeste um aviso da Google? O que significa?
Se a tua conta está em risco, a Google já deve ter enviado uma notificação para o e-mail principal e para o e-mail de recuperação associado. O alerta avisa sobre a possível eliminação da conta caso não seja utilizada antes da data limite: 10 de março de 2025. “A sua Conta Google não foi alvo de utilização nos últimos dois anos. Para mantê-la ativa, faça login antes de 10 de março de 2025. Caso contrário, será eliminada para proteger a privacidade e os dados do utilizador.”
Além disso, é fundamental que atualizes os dados de recuperação da tua conta. Verifica se o teu número de telemóvel e e-mail de recuperação estão corretos, pois serão essenciais para recuperares o acesso em caso de necessidade. Se não consegues aceder à tua conta, a Google disponibiliza um sistema de recuperação fácil de utilizar.
Assim, basta aceder à página de recuperação de contas e seguir as instruções para recuperar o acesso. Poderás precisar de fornecer um número de telefone ou e-mail associado à tua conta para receberes um código de verificação.
Tens uma conta no Gmail? Recebeste este aviso?