Gmail chega ao fim para todas estas contas já em 2025
Tal como tem vindo a ser normal nos últimos meses, a Google está a levar a cabo uma ‘limpeza’ de contas Gmail.
Sumário
- A Google eliminará contas Gmail inativas há mais de dois anos em 2025 para melhorar a segurança e reduzir o armazenamento desnecessário;
- Para evitar a eliminação, é necessário iniciar sessão regularmente, atualizar dados de recuperação e usar ativamente os serviços associados à conta;
- Utilizadores podem recuperar contas usando o sistema da Google, fornecendo o e-mail ou telefone de recuperação associado, caso ainda sejam válidos.
A Google anunciou que em 2025 irá apagar contas Gmail que estejam inativas há mais de dois anos. Esta decisão surge como parte de uma atualização da política de inatividade, introduzida em dezembro de 2023, e visa melhorar a segurança dos utilizadores e reduzir o risco de ataques cibernéticos.
Assim sendo, se tens uma conta Gmail que não usas regularmente, então há alguns passos que deves seguir se não a queres ver eliminada! Segundo a Google, as contas inativas têm maior probabilidade de usar palavras-passe antigas ou fracas e, como tal, mais vulneráveis a ataques. Além disso, ao eliminar contas inativas, a empresa também reduz o armazenamento de dados desnecessários nos seus servidores.
Se a tua conta não foi utilizada nos últimos dois anos, é considerada inativa e está em risco de ser apagada. A Google irá enviar notificações para o e-mail principal da conta e para o e-mail de recuperação associado (caso exista). Mesmo que não tenhas recebido uma notificação, deves verificar regularmente todas as contas, especialmente aquelas que não usas assim tão frequentemente.
É isto que deves fazer para não perder a tua conta Gmail
Deves fazer login na conta Gmail pelo menos uma vez a cada dois anos. Para maior segurança, é recomendável iniciar sessão pelo menos uma vez a cada seis meses.
Além disso, deves usar ativamente os serviços associados à conta, como enviar e-mails, armazenar documentos no Google Drive ou visualizar fotos no Google Fotos. Não deves também deixar de te certificar de que que o e-mail ou número de telefone de recuperação da conta está correto e atualizado.
Assim, se já não consegues aceder à conta, podes usar o sistema de recuperação da Google. É necessário indicares o e-mail ou número de telefone de recuperação associado à conta de forma a receberes um código de verificação. Caso não tenhas estes dados, tenta usar números ou endereços de e-mail antigos que possam estar vinculados.
Tens alguma conta Gmail suscetível de ser eliminada?