Quando o ChatGPT passou a ser o novo Google
A OpenIA, criadora do ChatGPT, deu o próximo passo e disponibilizou finalmente a modo de pesquisa para os utilizadores gratuitos.
Sumário:
- O ChatGPT, da Open IA, tornou-se na Inteligência Artificial mais conhecida do mundo;
- Envolto em muitas incógnitas, existem várias formas de trabalhar com esta inteligência artificial;
- A partir de agora podes usar o modo pesquisa dentro da aplicação no plano gratuito, como um motor de pesquisa.
A OpenIA anunciou finalmente que a funcionalidade de pesquisa na web do ChatGPT, anteriormente disponível desde Outubro apenas para utilizadores premium, está agora acessível também para a versão gratuita. A novidade foi apresentada durante os “12 Days of Ship-mas” (12 Dias de Natal) e promete transformar a forma como utilizamos a inteligência artificial para obter informações online.
Ainda durante o verão a empresa também anunciou que iria melhorar ainda mais a experiência do utilizador com acesso a dados pessoais, capacidade de compreender e-mails, agendamento de compromissos e integração com fontes de dados externas.
ChatGPT está a tornar-se mais do que uma “simples” Inteligência Artificial
Com esta atualização, os utilizadores podem agora pesquisar diretamente no ChatGPT de forma simples e rápida. Basta inserir uma pergunta no chat e clicar no ícone “pesquisar na web”. Em poucos segundos, a ferramenta apresenta uma lista de resultados, incluindo links e imagens, permitindo acesso direto aos sites relacionados com a pesquisa. Também está disponível em Portugal.
Assim a funcionalidade é ideal para obter informações atualizadas e específicas. Por exemplo, no vídeo de demonstração da OpenAI, o utilizador pergunta sobre os principais eventos em São Francisco para o fim de semana e recebe uma resposta completa em tempo real. Além disso, é possível personalizar as definições do ChatGPT para que todas as pesquisas sejam automaticamente realizadas pela inteligência artificial. Basta aceder ao perfil do utilizador e ativar a extensão de pesquisa disponível.
Mas não é a única novidade! A OpenIA também melhorou a experiência de pesquisa para utilizadores móveis, especialmente na versão paga da aplicação. Com o “Modo de Voz Avançado”, é possível realizar pesquisas por comando de voz e obter respostas atualizadas da internet. Outra novidade é o lançamento do plano ChatGPT Pro, com um custo mensal de 200 dólares (cerca de 191 euros). Este plano oferece acesso a ferramentas exclusivas, como o modelo Sora, que permite criar imagens a partir de texto. No entanto, esta funcionalidade ainda não está disponível na União Europeia.
Qual deveria ser o próximo passo desta IA?