Novo Google Fotos com recurso à IA já está disponível
A Google preparou um dos lançamentos mais importantes dos últimos tempos! O Google Fotos tem mais uma funcionalidade com recurso à Inteligência Artificial e eis como funciona!
Sumário:
- O Google Fotos está, como acontece com tantas outras aplicações, em constante renovação e procura melhorar a experiência de utilização dos consumidores;
- Com a Inteligência Artificial cada vez mais avançada, a app tem agora novas funcionalidades com base neste recurso;
- Agora podes editar as tuas fotos com as novas ferramentas potencializadas com a IA.
O Google Fotos é mais do que apenas uma aplicação de armazenamento e partilha de fotos e vídeos. Com quase uma década de existência, oferece espaço ilimitado sem custos e organiza automaticamente os registos por pessoas, lugares e objetos, facilitando a pesquisa. A aplicação inclui ferramentas avançadas de edição, criação de álbuns, animações e colagens, além de permitir o backup automático de fotos, garantindo que as memórias estejam sempre seguras e acessíveis. A versão para Android destaca-se pelas funcionalidades de edição como a desfocagem de retratos e a borracha mágica, que melhoram a qualidade das fotos.
Depois de desenvolver a ferramenta de edição “Momentos Cinematográficos“, em que o utilizador pode transformar imagens fixas em fotos com um toque cinematográfico, eis que chega uma nova funcionalidade, agora com recurso à Inteligência Artificial. Descobre as novas formas de edição com a ajuda da IA.
A Inteligência Artificial ganha mais espaço na aplicação
A partir de agora, e como foi revelado no blog oficial da gigante tecnológica, existem 4 maneiras de utilizada as novas ferramentas de edição com recurso à Inteligência Artificial. Agora os efeitos das ferramentas de edição com IA do Google Fotos podem ser ajustados para obter o resultado desejado. Por exemplo, ao usar o “Portrait Light”, podes diminuir a intensidade para um efeito mais sutil. O mesmo vale para a ferramenta “Photo Unblur”, que permite ajustar o nível de nitidez ou desfocagem conforme a tua preferência.
Da mesma forma o Magic Editor também mudou, agora podes escolher imagens para ajustar de três formas: tocar, pincelando ou fazendo um circulo. Para objetos com contornos claros, como uma garrafa de água, é mais fácil tocar. Já para objetos com bordas menos definidas, como folhas de uma árvore, pincelar ou circular pode ser mais eficaz. Ainda nesta área, as ferramentas “Erase” e “Magic Eraser” são ótimas para apagar itens/partes indesejadas de uma imagem, mas funcionam melhor em diferentes cenários. O “Magic Eraser” é ideal para ajustes rápidos em pequenas partes da foto, como remover pessoas ou objetos de fundo. Já a ferramenta “Erase” da Magic Editor, com IA generativa, é mais eficaz para remover objetos maiores e mais complexos no primeiro plano.
Por fim, podes combinar as ferramentas de edição IA com as tradicionais para obter a foto desejada! E como se faz isto? Uma das melhores maneiras de aprimorares as tuas fotos é combinar as edições dentro do Magic Editor com as ferramentas tradicionais. Por exemplo, aplicar o preset “Portrait” no Magic Editor, limpa partes adicionais indesejadas e depois ajusta o tom e o brilho na edição normal. É essencial usar toda a gama de ferramentas disponíveis que permitem explorar todo o potencial das tuas fotos.