A tão aguardada atualização do Google Maps está finalmente disponível
O Google Maps concretizou finalmente a atualização que tinha anunciado em fevereiro. O novo design da app promete facilitar a vida dos utilizadores… a vários níveis!
Sumário
- O Google Maps é, a par do Waze, a aplicação de navegação mais utilizada por viajantes e condutores de todo o mundo;
- Em fevereiro foi anunciado uma mudança de design que tinha como objetivo melhorar a experiência de utilização;
- Em maio, entrou em testes. Agora, em julho, foi finalmente lançada e, nos próximos dias, todos aqueles que tenham Android vão começar a notar as diferenças.
O Google Maps está a passar por atualizações – anunciadas no início do ano – e agora há novidades no que diz respeito ao design. A novidade tinha entrado em testes no passado mês em maio e, nos últimos dias, começou a ser finalmente lançada de forma gradual para Android. Até ao momento, não está disponível para iOS. A promessa é uma experiência de utilização mais leve e fluida para os utilizadores.
Assim sendo, a partir de agora, quando pesquisas um local, em vez de a informação ocupar todo o ecrã de forma estática, surge um painel deslizante de baixo para cima, permitindo que vejas mais mapa e navegues com maior liberdade. Conforme dá conta o sempre bem informado 9to5google, esta espécie de painel/slide tem cantos arredondados e podes ‘fechá-los’ graças ao novo botão “X” que se encontra no canto superior direito. Também podes fazê-lo simplesmente fazendo swipe para os lados; é como te der mais jeito!
Novidades não ficam por aqui
Este novo formato elimina a antiga função de deslizar para cima na barra de pesquisa – que tantos bugs causava – para visualizar apenas o mapa. Outra mudança significativa envolve a pesquisa de direções. A interface inicial para definir o destino, incluindo os métodos de transporte e a lista de localizações recentes, mantém-se em ecrã completo.
No entanto, após a definires o teu destino, apenas as localizações de início e fim aparecem na parte superior do ecrã. Assim sendo, o ‘carrossel’ de diferentes modos de transporte foi movido para a parte inferior, tornando a aplicação mais acessível em mobile. A expectativa, explica a mesma publicação, é que as próximas atualizações “simplifiquem ainda mais barra inferior, reduzindo-a a apenas três separadores”.
O que achas desta mudança do Google Maps?