Google Maps e Waze têm novo concorrente de peso
Waze e Google Maps, ambas detidas pela Google, acabam de receber um novo rival no que diz respeito à navegação web.
Sumário:
- Google Maps e Waze são as duas plataformas de navegação mais populares a nível mundial;
- A Apple acaba de anunciar que o seu Apple Maps vai estar disponível para navegadores web, algo inédito na forma de trabalhar da gigante;
- Chrome e Edge são os dois navegadores que, até ao momento, já suportam a navegação no Apple Maps.
Atualmente, o Google Maps é o líder indiscutível no segmento de GPS, seguido de bem perto pelo Waze. Nos últimos dias, demos-te a conhecer outras alternativas menos conhecidas como o TomTom AmigGO. Contudo, estes dois gigantes da navegação acabam de receber um peso pesado como concorrente. Isto porque a Apple está a fazer grandes avanços com o seu Apple Maps, introduzindo uma versão web que promete transformar a forma como utilizamos este serviço.
Uma das razões pelas quais o Google Maps tem tantos utilizadores em todo o mundo é precisamente graças à possibilidade de o usar tanto em dispositivos móveis como em navegadores web. Esta versatilidade permitiu-lhe expandir a base de utilizadores ao longo dos anos. A Apple está agora a seguir um caminho semelhante, lançando o Apple Maps para web. A versão beta já está disponível e estamos perante uma mudança profunda na linha de ‘pensamento’ da Apple. Isto porque limitava-os ao seu próprio ecossistema.
As funcionalidade do Apple Maps
Assim, tal como nos seus rivais, a nova versão web do Apple Maps oferece direções para percursos a pé e de carro, excluindo, por enquanto, opções de transporte público e ciclovias. Além disso, permite localizar restaurantes e negócios nas proximidades com informações detalhadas. No entanto, funcionalidades como o “Look Around” (Street View no Maps) e outras ferramentas serão progressivamente disponibilizadas na plataforma ao longo dos próximos meses.
Atualmente, a versão beta está disponível apenas em inglês. Contudo, a Apple já confirmou que irá expandir o suporte para outros idiomas, navegadores e plataformas num futuro próximo. Apesar de estar em fase embrionária, o serviço já funciona em computadores Windows e nos navegadores Chrome e Edge. Porém, o suporte para Android ainda não está disponível.
O que achas deste passo da Apple?
Realmente útil, utilizar um serviço de Gps num computador com Windows, porque para já aparelhos android, nada, certo? Então realmente é de aplaudir a iniciativa, mas de perguntar a quem se destina, porque para nos acompanhar a dar dicas sobre o caminho a seguir não é certamente… A não ser para os iPhones, mas esses já tinham, não há qualquer novidade a meu ver…
Olá Luís,
No caso do computador, pode ser especialmente para planear previamente os trajetos.
Este é apenas o primeiro passo. Nas próximas semanas/meses irá seguramente chegar a mais navegadores e até ao Android.