© ThomasDeco via ShutterStock (ID: 1354930325)

Google Messages acaba de receber funcionalidade há muito aguardada

Google Messages permite agora enviar mensagens para o próprio via RCS. E há uma razão especial para usar esta nova funcionalidade.

Para quem não conhece, o Google Messages é uma aplicação de mensagens de texto desenvolvido pela gigante tecnológica com o mesmo nome para os sistemas operacionais móveis Android e iOS.

Segundo a descrição da app na Google Play Store, “a app Mensagens Google está a revolucionar a forma como mil milhões de utilizadores comunicam e usa o protocolo Rich Communication Services (RCS), a norma da indústria para o envio de mensagens de texto que substitui as mensagens SMS e MMS. Com o RCS, pode partilhar fotos e vídeos de alta resolução, desfrutar de chats em grupo dinâmicos e comunicar sem problemas com outros utilizadores de RCS, incluindo com os seus amigos que têm um iPhone”.

Agora a aplicação recebe uma funcionalidade muito especial que envolve o avançado sistema RCS (Rich Communication Services).

Lê Também:
Google Maps resolve finalmente este grande problema

Google Messages está ainda mais evoluído

google
© JarTee via ShutterStock (ID: 2531754219)

A Google adicionou uma nova funcionalidade ao Google Messages que permite aos utilizadores enviarem mensagens para si próprios utilizando o protocolo RCS (Rich Communication Services). Esta novidade, inicialmente detetada por utilizadores da versão beta da aplicação, está agora disponível também na versão estável.

Até agora, os utilizadores do Google Messages podiam apenas enviar mensagens para si próprios via SMS, um protocolo limitado e tecnologicamente ultrapassado. Com a introdução do RCS, passam a ser possíveis mensagens mais longas e o envio de fotos e vídeos em alta qualidade, sem a compressão que ocorria no SMS. Esta funcionalidade aproxima o Google Messages de outras plataformas como iMessage, WhatsApp e Telegram, que já oferecem a opção de mensagens individuais com suporte para multimédia.

Apesar das vantagens, há um ponto negativo: as mensagens RCS enviadas para si próprio ainda não contam com encriptação de ponta a ponta, ao contrário do que acontece com mensagens RCS enviadas para outros contactos. Embora esta limitação não represente um grande risco para mensagens e notas comuns, não é recomendável utilizá-la para partilhar informação sensível.

Para testar a funcionalidade, os utilizadores apenas precisam de enviar uma mensagem para si próprios dentro da aplicação. Caso a opção não esteja ainda disponível, podem aderir à versão beta do Google Messages através da Play Store.

O envio de mensagens para si próprio tem diversas vantagens, desde a conveniência de guardar notas rápidas até à possibilidade de sincronizar informação entre dispositivos. Além disso, o registo com carimbo temporal para cada mensagem permite um melhor controlo sobre quando cada informação foi guardada, algo que nem todas as aplicações de notas oferecem.

Usas esta aplicação?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *