Portugal entra na corrida ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro
A próxima cerimónia dos Óscares realiza-se em março de 2025 e Portugal está entre os candidatos ao prémio de Melhor Filme Estrangeiro.
Sumário:
- É já no próximo dia 3 de março de 2025 que se realiza a próxima cerimónia dos Óscares, desta vez com Conan O’Brien como apresentador;
- A Academia já revelou a lista de filmes elegíveis para 3 das suas principais categorias, Melhor Filme de Animação, Melhor Documentário, e Melhor Filme Estrangeiro;
- Portugal encontra-se entre os países sortudos na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, onde “Grand Tour”, de Miguel Gomes, é um dos filmes na corrida à estatueta dourada.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelos Óscares, acaba de revelar os projetos elegíveis para 3 das suas principais categorias, Melhor Filme de Animação, Melhor Documentário, e Melhor Filme Estrangeiro, esta última conta com a presença uma das maiores produções nacionais de 2024.
A cerimónia dos Óscares vai decorrer a 3 de março de 2025 e conta já com a apresentação de Conan O’Brien, o comediante norte americano conhecido por programas como “Conan Without Borders”, “Late Night” e “The Tonight Show”. A apresentação de cerimónias de atribuição de prémios não é uma novidade para o comediante, que no passado já foi responsável por conduzir a transmissão dos Emmys, tanto em 2002 como em 2006.
A categoria de Melhor Filme de Animação conta com a presença dos habitais estúdios de Hollywood, a Pixar com “Divertida-mente 2“, a DreamWorks com “O Robô Selvagem”, a Illumination com “Gru – O Maldisposto 4” e a Netflix com “Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl”, entre muitos mais. Em Melhor Documentário, temos a presença de “Super/Man: The Christopher Reeve Story”, “William Shatner: You Can Call Me Bill” e “Will & Harper” , entre outros.
Portugal nos Óscares
Já quando se fala de Melhor Filme Estrangeiro, a corrida é sempre muito mais competitiva. Desde 1980 que Portugal elege sempre um dos seus melhores projetos do ano a esta categoria, mas até agora sem conseguir qualquer nomeação. Os últimos projetos de Portugal a tentar ocupar uma vaga na cerimónia foram “A Metamorfose dos Pássaros” em 2021, “Alma Viva” em 2022 e “Mal Viver” no ano passado.
Em agosto deste ano foram confirmados os 5 filmes nacionais candidatos a representar Portugal nos Óscares, “A Flor Do Buriti”, de João Salaviza e Renée Nader Messora; “Grand Tour”, de Miguel Gomes; “Manga D’terra”, de Basil da Cunha; “O Teu Rosto Será O Último”, de Luís Filipe Rocha; e “O Vento Assobiando Nas Gruas”, escrito e realizado por Jeanne Waltz. Destes 5 projetos, o eventual escolhido para demonstrar o talento nacional lá fora foi “Grand Tour”, que acaba de marcar presença na lista de elegibilidade revelada pela Academia, juntando-se a 83 outros filmes internacionais.
Protagonizado por Gonçalo Waddington e Crista Alfaiate, “Grand Tour” dá a conhecer a história de funcionário público do Império Britânico que foge da noiva nas vésperas do casamento, partindo para uma jornada que o leva a questionar a sua existência, forçando Molly a seguir os seus passos em busca do amor com que sempre sonhou.
A “Grand Tour” juntam-se ainda outros filmes estrangeiros como “Emilia Pérez”, da França; “Saturn Return”, de Espanha; “I’m Still Here”, do Brasil, e “Santosh”, do Reino Unido, entre outros.
O que pensas das chances de Portugal.