Este é o grande favorito à vitória do Festival da Canção 2025
A primeira grande Semifinal do Festival da Canção 2025 acontece já este fim de semana. E há uma claro favorito à vitória, segundo o público.
A edição de 2025 do Festival da Canção inicia-se este sábado, 22 de fevereiro, às 21h, com a primeira semifinal transmitida a partir dos estúdios da RTP.
Nesta fase, 10 canções competirão por um lugar na final, sendo que cinco serão selecionadas através de uma votação combinada do júri e do público (50/50), e uma sexta será “repescada” exclusivamente pelo voto popular. A segunda semifinal ocorrerá a 1 de março, e a grande final está agendada para 8 de março, com apresentação de Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. No entanto, há um claro favorito entre as 20 canções a concurso.
Fernando Daniel lidera as músicas mais ouvidas do Festival da Canção 2025
De acordo com dados recentes, recolhidos no canal de YouTube do Festival da Canção, algumas destas canções têm-se destacado em plataformas de streaming, acumulando milhares de reproduções. Entre os artistas mais populares encontram-se Fernando Daniel, Henka Rodrigues e JOSH, cujas músicas têm registado um elevado número de reproduções entre os portugueses. Esta tendência sugere uma forte preferência do público por estes intérpretes na primeira semifinal.
No próximo sábado entram em palco Xico Gaiato (“Ai Senhor”), Rita Sampaio (“Voltas”), Du Nothin (“Sobre Nós”), Marco Rodrigues (“A Minha Casa”), Margarida Campelo (“Eu Sei Que O Amor”). E ainda Josh com “Tristeza”, Capital da Bulgária com “Lisboa”, Bluay com “Ninguém”, Jéssica Pina com “Calafrio” e Peculiar com “Adamastor”.
Assim sendo, com base nas reproduções, deverão passar à grande final, Josh, Marco Rodrigues, Peculiar, Capital da Bulgária, Bluay e Jéssica Pina.
No entanto, é de relembrar, que as atuações, cenários e arranjos têm um enorme peso na decisão final. Por isso está tudo em aberto para quem vai representar Portugal na Eurovisão 2025.
Qual é a tua canção favorita da nova edição? Quem é que deveria representar Portugal na Eurovisão 2025?
Apesar de haver várias canções com boa qualidade, penso que devemos escolher a que tem melhor perfil para o concurso em questão, se o nosso objetivo é vencer. E essa parece-me ser a da Henka, “I wanna destroy u”.
Fixe
A canção da Luísa Sobral ,”Amar pelos dois”, não é festivaleira e ganhou lá fora. Queremos canções com qualidade, isso sim!
Está visto que estará tudo feito para que ganhe o “Medo”. Até já lançou um studio version video (nem sabia que isso era permitido). Enfim, voltamos aos tempos em que a RTP é quem decide?
Há propostas de muito mais elevada qualidade que “Medo” que é só mais uma música igual às demais do Fernando.