Grave problema do Google Maps foi finalmente resolvido
Google confirma eliminação de dados da Timeline do Maps devido a erro técnico. A empresa já está a trabalhar no caso.
A Google confirmou que um erro técnico eliminou dados da Timeline do Google Maps, deixando muitos utilizadores sem acesso ao seu histórico de localização. Contudo a empresa comunicou o problema apenas a 21 de Março, informando que apenas os utilizadores com backups encriptados poderiam recuperar os dados.
Assim sendo, desde o início de Março, os vários utilizadores notaram o desaparecimento do histórico da Timeline, gerando um grande volume de queixas.
A Google reconheceu o problema numa declaração pública, explicando que “experimentou um problema técnico de forma breve, o que causou a eliminação de dados da Linha do Tempo para algumas pessoas”. No entanto, nem todos os utilizadores foram afetados.
Os dados do Google Maps desapareceram e deixaram milhares de utilizadores revoltados
Para os impactados, a Google garantiu que a funcionalidade foi corrigida e que a Timeline voltará a registar corretamente novas visitas. Nesse sentido os utilizadores que ativaram os backups encriptados podem restaurar os seus dados através da versão mais recente do Google Maps, bastando abrir a Linha do Tempo e importar o backup armazenado na nuvem.
Porém, quem não tinha os backups ativados não poderá recuperar os dados perdidos. A Google introduziu este sistema de cópia de segurança quando mudou de armazenamento na nuvem para uma abordagem baseada no dispositivo, priorizando a privacidade. No futuro, a reposição de dados poderá não ser possível em situações semelhantes.
Assim sendo a empresa está a enviar emails aos utilizadores afetados com instruções para a recuperação de dados. Para quem não foi impactado, nenhuma ação será necessária. A Google finalizou a declaração garantindo que vai “melhorar os sistemas para o futuro”.
Usas o Google Maps?