Harry Potter: surge mais uma polémica sobre a autora J. K. Rowling
Harry Potter é repleto de magia, no mundo real as histórias que rodeiam a criadora da saga, J.K. Rowling, continuam cheias de dramas.
Quando em 1998, J.K. Rowling lançou o primeiro livro da saga de Harry Potter, dificilmente acreditaria que passados 27 anos, as suas histórias seriam responsáveis pela criação de um mundo adorado por milhões de pessoas, que se entende do mundo do cinema ao universo dos videojogos até aos palcos do teatro.
Contudo, apesar de ter este sucesso, J.K. Rowling tem sido, nos últimos anos, alvo de múltiplas criticas pelos fãs. Em 2019 a escritora inglesa, abordou o tema da identidade de gênero nas suas redes socias, em particular no antigo Twitter, tendo por diversas vezes expressado opiniões considerada por muitos como transfobica. Recentemente surgiram mais criticas à criadora de Harry Potter por um post feito nas suas redes sociais.
Fãs de Harry Potter criticam ataque de J.K. Rowling ao trio principal dos filmes
As histórias de “Harry Potter” foram, como dito anteriormente, adaptadas para o cinema. Dessa adaptação surgiram 9 filmes protagonizados por Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, interpretando Harry Potter, Hermione e Ron, respectivamente. Porém a relação dos 3 atores com J.K. Rowling tem vindo a piorar nos últimos anos.
Após alguns posts da criadora de “Harry Potter” terem mostrado a sua posição contra, por exemplo, a participação de mulheres trans em competições femininas, surgiram várias criticas dos 3 atores contra J.K. Rowling, deteriorando a relação entre eles.
Recentemente J.K. Rowling respondeu a um post na rede social X, onde um usuário perguntava “qual o ator/atriz que estragava automaticamente um filme”. A escritora respondeu que tinha 3 escolhas dizendo depois “desculpem mas não resisti”, numa clara referência ao trio principal da saga.
Muitas criticas e alguns apoiantes
Surgiram, rapidamente, muitas criticas ao post de J. K. Rowling por parte dos fãs de Harry Potter. Muitos afirmaram que a autor estava simplesmente a tentar manter-se relevante ao “atacar pessoas 30 anos mais novas”.
Outros utilizadores chegaram mesmo a afirmar que este post prova algumas teorias que a nova série de Harry Potter apenas vai acontecer para que “J.K. Rowling possa associar outros atores que não aqueles 3 às suas personagens”.
Apesar de muitas criticas, houve quem apoiasse a escritora inglesa afirmando que Radcliffe, Watson e Grint foram ingratos ao se posicionarem contra Rowling e que só tinham era de “ficarem calados, mas não resistiram à arrogância”.
Como dito anteriormente uma nova série de Harry Potter está em desenvolvimento. Enquanto esperas pela chegada desde novo projeto, podes ver os 9 filmes da saga que adaptou os livros de J.K. Rowling na Max.
O que achas das polémicas que assolam o mundo mágico de Harry Potter?