House of the Dragon | Tudo o que precisas de saber
[tps_header]
“House of the Dragon” está quase a chegar ao pequeno ecrã! Vem descobrir o que precisas de saber sobre esta nova série do mesmo universo de “Game of Thrones”.
“House of the Dragon” é a série que serve de prequela ao enorme sucesso que foi “Game of Thrones”. Tal como o seu antecessor, a série é baseada nos trabalhos de George R. R. Martin, sendo especialmente baseada em “A Song of Fire & Ice” e outros materiais acompanhantes.
[/tps_header]
Qual é a história?
A série decorre 300 anos antes dos eventos de “Game of Thrones”, contando a história de um período turbulento da família Targaryen, que vai colocar irmão contra irmão e dragão contra dragão. O objetivo é o mesmo descobrir quem é que vai ficar com o Iron Throne.
Martin revelou que se as pessoas quiserem saber um pouco mais sobre a história dos Targaryen para lerem as antologias que o autor escreveu: “Dangerous Women” e “Rogues”. “Dangerous Women” é sobre a guerra civil entre a família Targaryen que dividiu Westeros, dois séculos antes dos eventos de “Game of Thrones”. Já “Rogues” conta a vida, aventuras e casamentos do Príncipe Daemon Targaryen.
Depois disso, temos ainda “Fire & Blood”, uma obra que conta como esta família chegou a Westeros após a destruição de Valyria, e como as gerações seguintes a Aegon the Conqueron continuaram a segurar o Iron Throne até à guerra civil que quase dizimou a dinastia.
Quem são os criadores?
Martin e Ryan Condal vão servir como co-criadores da série, enquanto Miguel Sapochnik e Condal vão servir de showrunners e produtores executivos. Martin, Vince Gerardis, Sara Lee Hess e Ron Schmit são também produtores executivos do projeto. Sapochnik vai realizar o piloto e mais alguns episódios, com Condal como argumentista.
Sapochnick recebeu um Emmy pela realização do episódio “Battle of the Bastards” de “Game of Thrones”. Clare Kilner e Greeta V. Patel também serão realizadores da série. Greg Yaitanes também será um dos responsáveis pela realização, permanecendo no projeto ainda como produtor executivo.
O compositor de “Game of Thrones”, Ramin Djawadi, também vai trabalhar em “House of the Dragon”.
Elenco
O elenco inclui:
- Paddy Considine como Rei Viserys Targaryen,
- Olivia Cooke como Alicent Hightower,
- Emma D’Arcy como a Princesa Rhaenyra Targaryen,
- Matt Smith como o Príncipe Daemon Targaryen,
- Rhys Ifan como Otto Hightower,
- Eve Best como a Princesa Rhaenys Velaryon,
- Sonoya Mizuno como Mysaria,
- Steven Toussaint como Lord Corlys Velaryon,
- Fabien Frankel como Ser Criston Cole
(continuação do elenco)
- Milly Alcock como a jovem Princesa Rhaenyra Targaryen
- Emily Carey como a jovem Alicent Hightower
- Ryan Corr como Ser Harwin ‘Breakbones’ Strong
- David Horovitch como Grand Maester Mellos
- Graham McTavish como Ser Harrold Westerling
- Matthew Needham como Larys Strong
- Bill Paterson como Lord Lyman Beesbury
- Gavin Spokes como Lord Lyonel Strong
Estreia
“House of the Dragon” vai estrear no dia 22 de Agosto de 2022 e terá emissão na HBO Max em Portugal.
Quando é que a ação decorre?
Os Targaryens chegaram a Dragonstone mais de quatro séculos antes dos eventos de “Game of Thrones”. A guerra da sucessão, conhecida como Dance of the Dragons, decorreu entre 129 e 131 A.C., após a conquista de Westeros por Aegon I.
Qual é o conflito?
A guerra civil entre os Targaryens foi um conflito sobre primogenitura, o sistema de herança do primeiro filho, maioritariamente um rapaz. A primeira criança de um lord herda o castelo e terras do seu pai, não importando as aptidões de governação. Os Targaryens seguiam esta regra, mas existiram exceções, como durante o reinado de do Rei Jaehaerys I.
Quando o filho mais velho de Jaehaerys, Príncipe Aemon, morreu, ele deixou uma filha, Rhaenys. O Rei Jaehaerys I escolheu o seu segundo filho mais velho, o Príncipe Baelon, como o líder de Dragonstone e o herdeiro do Iron Throne em vez de passar a honra à sua neta, algo que até a Rainha Alysanne descordou. Mas quando Baelon morreu inesperadamente, tal como a Rainha Alysanne e uma das suas filhas, o Rei, em luto, decidiu convocar o conselho para votar a sucessão e o conselho escolheu o filho de Baelon, Viserys, em vez do filho de Rhaenys, Laenor.
Durante o reino de Viserys, ele nomeou Rhaenyra, a sua filha pata o papel da sua primeira esposa, como a herdeira ao Iron Throne, mas com a sua morte, o seu filho mais velho, Aegon, bem como a sua segunda esposa, subiram ao trono causando uma fratura no reino. Nesta altura, Rhaenyra já estava casada com o seu tio, o Principe Daemon Targaryen que há muito tempo quer o trono para si.
Quais são as personagens?
As personagens com um * são aquelas que são confirmadas como irão aparecer na série.
- Rei Viserys I * – Com a sua morte em 129 começou a guerra pela sucessão entre a sua filha mais velha, Rhaenyra, e o seu primeiro filho, Aegon. O dragão de Viserys foi o notável Balerion, o dragão do Rei Aegon I Targaryen durante a conquista de Westeros. Balerion nasceu em Valyria e foi o último dragão vivo a ver o Freehold antes do Doom, que levou os Targaryens a deixar Valyria. O dragão era negro, com asas negras e fogo negro que arde tão forte que derreteu as torres de Harrenhal. Balerion morreu pouco tempo depois de Viserys o ter reivindicado como seu, por isso será difícil que Balerion apareça vivo em “House of the Dragon” a não ser num flashback.
- Alicent Hightower * – Foi a segunda esposa de Viserys I e os seus seguidores querem ver o seu filho, Aegon, com a coroa. Eles são conhecidos como “the greens” depois dela ter usado uma coroa verde durante um importante torneio.
- Daemon Targaryen * – Ele é o irmão de Viserys, Daemon é perigoso sendo conhecido como um hábil guerreiro e um habitual cliente dos estabelecimentos de Flea Bottom. Rumores surgem que ele tirou a virgindade à sua sobrinha, Rhaenyra, o que levou a que ele fosse exilado pelo seu irmão. Anos depois, ele virá a casar com Rhaenyra, e após a morte de Viserys, coroou a sua esposa como rainha, levando a uma sangrenta guerra civil. O seu dragão era Caraxes, conhecido como “the Blood Wyrm”.
- Rhaenyra * – A primogénita de Viserys I e a sua primeira esposa, Aemma Arryn, que morreu ao dar à luz ao seu segundo filho, um rapaz que também morreu. Rhaenyra era linda e amada pelo o seu pai e ficou conhecida com “the Realm’s Delight”. Cresceu obstinada e em competição com a sua madrasta Alicent. Os seus seguidores são conhecidos como “the blacks” por causa do vestido que ela usou durante o torneio para celebrar o 5º aniversário do rei e da rainha. O seu dragão chama-se Syrax.
- Ser Laenor Velaryon – Casou a sua relutante prima Rhaenyra, que disse ao seu pai que os seus meios-irmãos seriam mais dos eu gosto. O seu dragão é Seasmoke.
- Rhaenys Targaryen e Lord Corlys Velaryon * – Os pais de Laenor Belaryon. Ela era conhecida como a Rainha que nunca foi, já que ela era a herdeira, mas o torno foi passado ao seu tio. Corlys era conhecido como “the Sea Snake” por causa da sua destreza no mar.
- Harwin Strong (Breakbones) * – filho do Lord Lyonel Strong e herdeiro de Harrenhal. Ele foi um dos amantes de Rhaenyra enquanto ela estava casada com Laenor.
- Ser Criston Cole * – Membro da Kingsguard e viu-se embrulhado na guerra civil dos Targaryen trocando a sua aliança de Rhaenyra para a Rainha Alicent Hightower e os seus filhos.
- Principes Jacaerys “Jace”, Lucerys “Luke”, e Joffrey “Joff” Velaryon – São os filhos de Rhaenyra e Laenor, embora haja rumores que Strong seja o seu pai biológico, uma vez que eles tinham cabelo escuro como Strong, enquanto ambos Laenor e Rhaenyra tinham o cabelo característico dos Targaryens. Os dragões dos rapazes eram, respetivamente: Vermax, Arrax e Tyraxes.
(continuação das personagens)
- Rei Aegon II – O filho mais velho de Viserys I com Alicent, casou-se com a sua irmã. O seu dragão era Sunfyre.
- Helaena – Irmã e esposa de Aegon II, teve 3 filhos com Aegon. O seu dragão era Dreamfyre.
- Gémeos Jaehaera e Jaehaerys e o filho mais novo Maelor – Os filhos de Aegon e Helaena.
- Blood and Cheese – Assassinos contratados, que mataram Jaehaerys à frente da sua mãe, o que levou à sua demência.
- Mysaria * – Uma prostituta que serviu Daemon em Flea Bottom. O príncipe deixou-a grávida mas esta perdeu a criança durante a viagem para Lys para escapar à fúria de Viserys, tudo isso depois de Daemon tentar dar um ovo de dragão à criança, como é tradição dos Targaryens.
- Aegon III – Filho de Daemon e Rhaenyra Targaryen, tornou-se rei depois do seu tio Aegon II, e casou-se com a sua prima Jaehaera, que morreu jovem. Foi no seu reinado que chegou ao fim a guerra civil. Aegon III teve cinco filhos com a sua segunda esposa, Daenaera Velaryon. Em criança, cresceu com melancolia depois de ter escapado a um ataque naval com o seu dragão, após ter deixando o seu irmão Viserys para trás pensado que ele tinha morrido. Os irmãos iram reencontrar-se. O seu dragão era Stormcloud.
- Mushroom – O bobo da cortes do Rei Viserys I Targaryen, Aegon II Targaryen, Rhaenyra Targaryen e Aegon III Targaryen. As histórias do seu tempo na corte estão cheias de escândalos.
- Dragonseeds – Nettles, Hugh the Hammer e Ulf the White eram supostamente bastardos da família Targaryen. Cada um ficou com um dragão e lutaram ao lado de Rhaenyra, embora Hugh e Ulf tenham mudado a sua aliança.
- Principe Qoren Martell – Governador de Dorne e apoiante da triarquia entre as cidades de Myr, Lys e Tyrosh na guerra para conquistar Stepstones contra o Principe Daemon Targaryen e Lord Corlys Velaryon.
Localizações
Muita da ação acontece entre King’s Landing e Dragonstone, mas as batalhas acontecem especialmente na zona das Riverlands.
- King’s Landing – capital de Westeros
- Dragonstone – a casa da House Targaryen
- Driftmark – a casa da House Velaryon
- Dorne – o reino mais a sul de Westeros e não está sob domínio dos Targaryen durante a guerra civil
- Lys – uma das Free Cities de Essos, conhecida pelos seus bordéis
- The Stepstones – a ponte partida entre Dorne e Essos
- Harrenhal – uma enorme fortaleza acima de Gods Eye e foi derretida por Balerion
[tps_footer]
Quais são as personagens ou locais que mais queres ver nesta série?
[/tps_footer]
(publicado originalmente a 13 de maio de 2022)