Iberanime 2022, Domingo | Resumo do último dia
Soube a pouco o fim-de-semana que marcou o regresso do Iberanime 2022 à cidade do Porto. Mesmo com fim a chegar, houve sempre boas energias.
O segundo e último dia do Iberanime 2022 começou de forma idêntica ao primeiro, ainda as portas não tinham aberto, e a fila já era considerável. Igualmente, o mau tempo também não ajudou, sobretudo para os cosplayers. Mas assim que entramos na Exponor, não parecia que tinha chovido.
Foi mais um dia esgotado, por isso rapidamente todo o recinto, sobretudo a área do palco principal, encheu num piscar de olhos. O primeiro momento da programação iria iniciar-se às 10h45, por isso os visitantes ainda tinham bastante tempo para visitar as bancas, que estavam sempre cheias, semelhante ao primeiro dia. Assim que deu-se início ao concurso JoJo Pose, grande parte dos visitantes concentrou-se no palco principal. Ainda de manhã, e neste primeiro momento, as pessoas já mostravam que estavam lá para aproveitar ao máximo, com uma grande energia. O palco principal acolheu mais alguns momentos da programação, com destaque para o concurso Cosplay World Master e respetiva entrega de prémios.
Por outro lado, no Palco Para Para, a animação era constante. Durante todo o dia, houve quatro momentos da Para Para Dance, que através de animação de duas personagens, o público replicava uma dança com grande entusiasmo. Pelo meio houve tempo para concursos de Cosplay e até de devoradores de Noodles. O ponto alto deste palco foi o concerto e meet&greet de Mika Kobayashi. Mas se maioria dos momentos eram dedicados ao entretenimento e diversão, também havia alguns momentos mais sérios, com palestras sobre diversos temas.
Pelas salas da Exponor, os visitantes podiam descobrir mais sobre a cultura japonesa. De manhã, Mauro Nakamura, falou sobre a Cultura Japonesa e a Filosofia Budista, enquanto que Djinn abordou o Argumento para a Banda Desenhada. De seguida, Marta Soares mostrou-nos as Origens da Animação Japonesa. Mais perto do encerramento, coube a Itiman as últimas duas palestras, sobre o Japão dentro de Portugal Língua Japonesa & Origami, e os laços que unem o Japão e Portugal. Qualquer um destes momentos teve a sala cheia.
Apesar da imensa oferta que ia existindo pelos palcos, os visitantes espalhavam-se pelo restante recinto, entre as diversas bancas, e também pelas áreas de jogos, com claro destaque para a área da Nintendo.
Chegava ao fim os dois dias que reunia o melhor da cultura japonesa num só lugar. Os visitantes queriam claramente mais tempo de evento, e o feedback entre os visitantes era bastante positivo. Certamente, haverá com mais frequência este evento no Porto, sobretudo depois da reação do público, e onde os bilhetes esgotaram 15 dias antes do início.