Filme mais visto da Netflix baseado numa história real está a ser arrasado pela crítica
Apesar de ser arrasado pela crítica, a verdade é que “iHostage” lidera o top global da Netflix e está a conquistar os assinantes.
“iHostage” é o mais recente filme a fazer furor na Netflix. Apesar de estar a ser alvo de muitas críticas por parte dos entendidos na ‘matéria’, a verdade é que este thriller é atualmente o filme mais visto da plataforma de streaming, tanto em Portugal como a nível mundial.
Inspirado na real e chocante crise de reféns de 2022 na Apple Store de Amesterdão, “iHostage” tem todos os ingredientes que ajudam a explicar o seu sucesso junto do público: tensão, ação, drama e, sobretudo, um enredo baseado em factos verídicos. E, mesmo com críticas negativas, continua a liderar o top global da Netflix.
Isto só vem provar que, apesar de ser um filme ‘fraco’ aos olhos do público, o enredo capta a atenção dos assinantes. A explicação pode passar pela curiosidade natural sobre eventos reais. É quase como um guilty pleasure.
O que diz a crítica sobre iHostage?
Realizado por Bobby Boermans, conhecido por projetos como “A Hora Dourada” e “Mocro Maffia”, e com argumento de Simon de Waal (“Sleepers”, “A Hora Dourada”), o filme conta a história de um homem búlgaro que, por mero acaso, se vê preso numa situação de puro terror quando um atacante armado faz reféns numa loja. A narrativa mistura os pontos de vista do sequestrador, das vítimas e das forças especiais que tentam resolver a situação.
Segundo vários sites especializados, o argumento falha na profundidade, a direção é previsível e a tentativa de humanizar o sequestrador parece forçada. O Rotten Tomatoes ainda não disponibilizou uma pontuação oficial dos críticos, mas os primeiros comentários são, no mínimo, duros.
“O maior pecado de iHostage é o facto de ser monótono e aborrecido e não ter nada de especial que nos deixe interessados de alguma forma”, lamenta o Leisure Byte. “Boermans usa tudo, desde imagens de câmaras CCTV a câmaras corporais, para fazer com que iHostage pareça o mais realista possível (…) Mas nesta busca de verosimilhança, Boermans esquece-se de injetar a narrativa com (…) tensão”, escreve o Digital Mafia Talks.
Qual o teu filme preferida da Netflix?