Insidious | Tudo o que precisas de saber sobre a saga
Com o lançamento de um novo filme da franquia “Insidious”, mostramos-te o guia com tudo o que precisas de saber sobre a saga.
Foi em 2004 que James Wan se deu a conhecer ao público com a realização do primeiro filme da saga “Saw”. Depois de se ter tornado produtor executivo das restantes longas-metragens da franquia e de ter dirigido também “Silêncio Mortal” e “Sentença de Morte”, o realizador australiano voltou a mostrar a sua mestria no mundo do terror com a produção de “Insidious”, em 2010. Em pouco tempo, o filme tornou-se um verdadeiro sucesso e levou ao desenvolvimento de várias sequelas que fizeram de “Insidious” mais uma saga de longas-metragens de terror de sucesso.
A história acompanha a mudança da família do casal Josh e Renai Lambert (Patrick Wilson e Rose Byrne) para uma nova casa até que o seu filho Dalton (interpretado por Ty Simpkins), inexplicavelmente, entra em coma e o seu corpo torna-se um veículo para espíritos e presenças demoníacas. É a psíquica Elise Rainier (Lin Shaye) quem se aventura pelo ‘além’ para trazer de volta Dalton e afastar os demónios dos Lambert. A partir desse instante, ficamos a saber mais sobre o passado da família e de Elise através do lançamento de sequelas e prequelas que nos dão um contexto mais aprofundado das personagens.
Com o lançamento de “Insidious: A Porta Vermelha”, o quinta longa-metragem da saga, a Magazine.HD preparou este artigo que te revela tudo o que precisas de saber sobre os filmes desta franquia. Apesar de não ter qualquer influência a ordem pela qual vês os capítulos de “Insidious”, se quiseres ter um melhor entendimento da história há uma outra sequência cronológica que deves seguir e não a linha da data de lançamento das fitas.
Continua a ler o artigo para saberes qual a melhor ordem para ver as longas-metragens de “Insidious”!
INSIDIOUS: CAPÍTULO 3 (2015)
“Insidious: Capítulo 3” mostra-nos um período da história anterior à chegada da psíquica Elise a casa dos Lambert, recuando três anos, focando-se no percurso desta personagem. O primeiro filme de Leigh Whannell mostra uma velha Elise já reformada que se vê obrigada a voltar a ‘caçar’ espíritos quando Sean (Dermot Mulroney), o pai da jovem Quinn Brenner, lhe pede ajuda após a filha ter tentado entrar em contacto com a falecida mãe, atraindo espíritos malignos para a sua vida, nomeadamente o do ‘homem que não consegue respirar’. É nesta altura que Elise conhece Tucker (Angus Sampson) e Specs (Whannell), dois caça-fantasmas contratados pelo pai desesperado de Brenner. O terceiro capítulo da saga permite-nos perceber que a própria psíquica é atormentada por um demónio vestido de ‘noiva negra’ que surgiu após a idosa tentar entrar em contacto com o falecido marido. O filme termina com o aparecimento de uma nova força das trevas com a cara vermelha, o que dá o pontapé de saída para a próxima longa-metragem da sequência.
INSIDIOUS: A ÚLTIMA CHAVE (2018)
Embora “Insidious: A Última Chave” seja o segundo filme a ser visto para melhor entender a sequência da saga, o início da quarta longa-metragem da franquia recua ainda mais no tempo e apresenta-nos a infância de Elise, nos anos cinquenta. Durante os flashbacks dos primeiros anos de vida da psíquica vemos a criança a ser castigada pelo irmão por ter uma ligação ao mundo espiritual. Consequentemente, Elise abre uma porta vermelha, libertando um demónio que mata a sua mãe. Décadas mais tarde, o irmão da psíquica retoma o contacto com a sua irmã com quem não falava desde a morte da progenitora quando Elise é chamada a ajudar uma família que vive na sua antiga casa. O espírito, com chaves no lugar dos dedos, que havia assombrado a psíquica enquanto criança regressa agora para atormentar a sua sobrinha, obrigando Elise a mexer nos segredos obscuros do passado da sua família. Após salvar a filha do seu irmão, a psíquica sonha com um menino a ser atormentado pelo espírito da cara vermelha. O sono da idosa é interrompido com uma chamada de Lorraine Lambert que pede ajuda para salvar o seu neto, o rapaz com quem Elisa havia sonhado.
INSIDIOUS (2010)
E só agora retomamos a “Insidious”, o primeiro filme da saga e o terceiro desta linha cronológica. Pegando nos acontecimentos do final de “Insidious: A Última Chave”, Elise aceita a chamada de Lorraine Lambert (Barbara Hershey) e decide ajudar a salvar o pequeno Dalton. Durante a noite, a criança avista um demónio com a cara vermelha no seu quarto e acaba por cair da escada, entrando em coma durante o sono. Quando a psíquica chega a casa dos Lambert, lembra-se de ter avistado o miúdo enquanto lutava com o espírito com chaves nos dedos. No entanto, Josh, o patriarca da família parece ter também a habilidade para viajar até ao ‘Além’, o que permite resgatar o seu filho. Nesse momento, percebemos que Elise já ajudara Josh a libertar-se do demónio da ‘noiva de negro’ quando era criança, mas havia eliminado as memórias da sua cabeça para o proteger. Ao conseguir trazer de volta Josh e Dalton, a psíquica apercebe-se que o pai da família não voltou sozinho. Para comprovar, decide tirar-lhe uma fotografia que rapidamente revela o espírito da ‘noiva de negro’ atrás de Josh. Irritado, o homem possuído acaba por assassinar Elise, uma personagem que se torna querida para o espectador depois de ter conhecimento do seu passado através das duas prequelas anteriores.
INSIDIOUS: CAPÍTULO 2 (2013)
Dando continuidade ao filme anterior, em “Insidious: Capítulo 2” vemos a noiva de negro a possuir o corpo de Josh, o que o leva a matar Elise. Preocupados com o estado do patriarca da família Lambert, Tucker e Specs chamam um ex-colega da psíquica, Carl, para os ajudar a livrarem-se do espírito maligno. Durante, o processo, alguns flashbacks mostram-nos Josh a ser possuído pelo mesmo demónio em criança. Os amigos de Elise procuram revelar a entidade da ‘noiva negra’ e descobrem que se trata de Parker Crane, um homem traumatizado por ser obrigado a vestir-se como uma menina pela sua mãe que o forçou a matar uma série de pessoas. Elise volta a entrar em cena, desta vez em espírito, e ajuda a salvar Josh, contando ainda com o apoio de Dalton que entra no ‘Além’ para ajudar o pai.
INSIDIOUS: A PORTA VERMELHA (2023)
Apesar de retornar ao papel que o fez entrar para a lista de melhores atores de filmes de terror, Patrick Wilson estreia-se como realizador em “Insidious: A Porta Vermelha”, o quinto capítulo da saga e o último desta lista, surgindo como uma sequela de “Insidious: Capítulo 2”. Desta vez, a linha do tempo avança uma década e vemos Dalton Lambert crescido a frequentar a faculdade. Na longa-metragem anterior, a memória de Dalton havia sido eliminada para o proteger, mas as lembranças do passado parecem agora dominar a cabeça do jovem Lambert. Durante uma brincadeira de adolescentes, o agora estudante tenta entrar no ‘Além’ e dá de caras com os demónios do passado que regressam para o atormentar, obrigando Josh a regressar à dimensão espiritual para resgatar de novo o seu filho. Os dois tentam acabar de vez com o portal, pintando a porta vermelha em tons negros, mas um pórtico para o mundo maligno jamais se poderá selar para sempre…
És fã de “Insidious”? Qual o teu filme preferido da saga? Qual a tua ordem preferida para assistir às longas-metragens da franquia? Já assististe a “Insidious: A Porta Vermelha”?