Interstellar: As melhores frases da obra-prima de Christopher Nolan
Estas são as frases mais impactantes de “Interstellar”, considerada a obra-prima de ficção científica do realizador Christopher Nolan.
Apesar de ser uma escolha quase impossível, muitos consideram “Interstellar” o melhor trabalho de Christopher Nolan. Se há algo que o realizador consegue fazer é impactar o público e, mesmo com uma história tão complexa quanto a de “Interstellar”, com muita física e linguagem técnica, o que prevalece são dois temas muito humanos, a sobrevivência e o amor.
Num futuro distópico, onde a terra é devastada por tempestades de pó, um grupo de astronautas é enviado numa missão para encontrar um novo planeta habitável, que possa evitar a extinção da humanidade. O ex-piloto da NASA, Cooper, é atraído até esta missão, mas tem de tomar a decisão mais difícil de todas: embarcar na viagem para salvar a humanidade, ou ficar ao lado dos seus dois filhos.
No ano em que “Interstellar” celebra o seu décimo aniversário, este é o ranking das frases mais impactantes do filme, escrito por Christopher Nolan e o seu irmão, Jonathan Nolan. Podes rever estas e outras frases na Max Portugal, onde o filme está disponível.
6 – “Uma máquina não improvisa bem porque não consegue programar o medo da morte. O nosso instinto de sobrevivência é a nossa maior fonte de inspiração” – Dr. Hugh Mann (Matt Damon)
Nolan não escreve nada ao acaso. Tudo são pistas, diálogos calculados, visões para refletir. Um dos temas trazidos ao decima neste filme é a relação do homem com as máquinas e quais as diferenças entre os dois. Numa caminhada, Cooper e o astronauta Dr. Hugh Mann, que se encontrava sozinho há anos, num dos potenciais planetas possíveis de habitar, falam sobre este tema. Dr. Mann, tendo passado tanto tempo sozinho, considera que o medo da morte e as emoções trazem um certo desespero que te obrigam a procurar formas de sobreviver, mas é esse instinto de sobrevivência, aliado à solidão, que faz a ruína do astronauta.
5 – “A humanidade nasceu na terra, mas não foi feita para morrer aqui” – Joseph Cooper (Matthew McConaughey)
Esta frase é muito importante para o contexto do filme porque reflete todos os temas nele abordados. A ambição de Cooper de explorar o universo, a necessidade de encontrar outro lar que não seja tóxico e o que move Cooper, o amor pelos seus filhos, que espera salvar da extinção.
4 – “Nós costumávamos olhar para o céu e questionar o nosso lugar nas estrelas. Agora só olhamos para baixo e preocupamo-nos com o nosso lugar no meio da sujeira.” – Joseph Cooper (Matthew McConaughey)
Em “Interstellar”, no passado, os humanos passaram por um período de descoberta do universo, que teve de ser deixado para trás, para se preocuparem com a sobrevivência da população na terra. Esta falta de ambição sempre deixou Cooper inquieto e foi uma razão de peso para aceitar embarcar na missão.
3 – “O amor é a única coisa que nós temos a capacidade de compreender, que transcende as dimensões do tempo e do espaço” – Dr. Amelia Brand (Anne Hathaway)
Esta frase é o cruzamento perfeito entre a complexidade da ficção cientifica e as cinco dimensões abordadas por Nolan e a simplicidade do amor que, no final, é o que os move a cada um tomar as suas próprias decisões, sejam elas mais ou menos egoístas.
2 – “Disseste-me que quando voltasses, talvez tivéssemos a mesma idade. Hoje tenho a mesma idade que tinhas quando foste embora. Então era a altura ideal para voltares”. – Murphy (Jessica Chastain)
Este é, talvez, o momento mais emotivo e catártico de todo o filme. O momento em que tanto Murphy, como Cooper, percebem as consequências da missão, da probabilidade de não se voltarem a ver e da possibilidade da missão também falhar.
1 – “Poderás ter de decidir entre voltar a ver os teus filhos outra vez e o futuro da humanidade” – Dr. Amelia Brand
Quando tudo está a correr mal e as odes parecem estar contra a missão, Cooper tem de decidir entre as duas coisas mais importantes da sua vida. Este é o ponto chave de “Interstellar”, é a lembrança que mesmo numa situação em que é necessário ser racional, em que a vida de milhões de pessoas, os seres humanos vão sempre seguir o seu instinto e o aquilo que os move, o amor.
Qual é a tua frase favorita de “Interstellar”?