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Jogos Portugueses | O início de uma aventura nacional

Os portugueses sempre estiveram em todo o lado, conquistando o mundo fora. O universo dos jogos não é excepção, com tantos projectos a conhecer!

Nos últimos anos temos visto muitos jogos nacionais a chegar às nossas plataformas favoritas pelo PC, PlayStation, Switch e Xbox. Uns são grandes trabalhos que percorrem as bocas do mundo, outros tratam-se de pequenas experiências de que poucos ouviram falar. Mas a verdade é que muitos desconhecem quais são os jogos portugueses por este mundo diverso e provavelmente vão deparar-se com algumas surpresas nesta nova rúbrica que visa destacar o talento nacional.

Neste pequeno espaço poderão encontrar toda a informação acerca das dezenas de títulos de criadores portugueses, estejam eles em Portugal ou noutro lugar do mundo, sejam eles pequenos ou grandes, feitos a solo ou em equipa, com ou sem participação de talentos de outras nacionalidades.

Vamos celebrar o que é nacional com pequenas fichas sobre os jogos portugueses e ainda ligações para poderes acompanhar os projectos que te chamaram a atenção. Não esquecer que vale a pena conhecê-los todos!

12 MINUTES

12 Minutes
© Luis Antonio

Luis Antonio | San Francisco, CA, EUA | Lançamento: 2021  | Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X|S | Acompanha: Site | Twitter | Vê o TRAILER

Em “12 Minutes”, tomas o papel de um marido que deveria estar a desfrutar da sua noite romântica com a esposa, que se torna um pesadelo quando um detective entra na tua casa, acusa-a de homicídio e espanca-te até à morte. De seguida, encontras-te de novo no momento exacto em que abres a porta. Estás preso num ciclo temporal, condenado a viver o mesmo horror vezes sem conta, a não ser que encontres uma forma de utilizar o teu conhecimento adquirido a cada vez, para mudares o destino da história e quebrar esta linha de acontecimentos.

O jogo é feito por Luis Antonio, que se formou em Artes em Lisboa e acabou por desenvolver os seus conhecimentos e fazer parte de jogos da Rockstar Games, Ubisoft e na arte do puzzle “The Witness”. O seu primeiro título conta com as vozes de James McAvoy, Daisy Ridley e Willem Dafoe, e está previsto lançar no PC, Xbox One e Xbox Series X|S em 2021.


A WALK IN THE DARK

A Walk in the Dark
© Flying Turtle Software

Flying Turtle Software | Planeta Terra | Lançamento: 7 Novembro 2013 e 19 Maio 2017 | Plataformas: PC, Xbox One | Acompanha: Site | Vê o TRAILER

Neste título de plataformas e acção jogas na pele de Blast, um gato numa missão para salvar a sua melhor amiga Arielle duma criatura maléfica antiga que interrompeu o seu passei habitual pela floresta. Não será tão simples quanto correr, saltar e deslizar com comandos precisos que te fazem sentir um pequeno felino pois na escuridão esconde-se muita coisa. Há 100 níveis durante esta jornada onde encontrar estranhas criaturas e grandes desafios.

O título da Flying Turtle Software já lançou há algum tempo e continua disponível para compra, sendo ainda Xbox Play Anywhere. O estúdio é composto por portugueses de todos os cantos do norte a sul do país, alguns já a viver e trabalhar no estrangeiro, e conta ainda com a participação de um compositor norte-americano. Infelizmente, parece não haver mais novidades da equipa desde então.


BUILDING 847

Building 847
© Luis Guilherme Bento

Luis Guilherme Bento | Portugal | Lançamento: 23 Outubro 2020 | Plataformas: PC | Acompanha: Twitter | Vê o TRAILER

Em Novo México, 1986, um incidente bizarro aconteceu num edifício aparentemente inócuo no meio de uma pequena cidade. És um detective privado armado com uma lanterna e a tua massa cinzenta, tudo o que precisas para investigar o cenário confuso do que aconteceu dentro do Building 847 antes que seja tarde demais. À medida que aprofundas a investigação, a verdade começa a revelar-se nesta narrativa em primeira pessoa onde o horror paira, sem monstros nem saltos de susto.


CAPTURE

Capture
© Game Nest

OX Studios | Lisboa, Portugal | Lançamento: (Cancelado) | Plataformas: PC, PlayStation 4 | Acompanha: IndieDB | Twitter | Vê o TRAILER

Vencedor do Gold Award na Comic Con Portugal 2018, “Capture” é um jogo de exploração em primeira pessoa onde se resolve quebra-cabeças através da fotografia, focando-se em características como a perspectiva, objecto, cor, sombras e silhuetas. O título destaca-se pela atmosfera relaxante. Infelizmente, o projecto acabou por ser abandonado, mas um protótipo poderá ser descarregado no Itch.

Os membros da antiga equipa acabaram por dispersar-se e entrar em diferentes estúdios. Roberto Gomes faz parte da Infinity Games, André Santos juntou-se à Lockwood Publishing e João Silva parece integrar o grupo Fun Punch Games.


CHRONOS

Chronos
© Team Chronos

Team Chronos | Portugal | Lançamento: A anunciar | Plataformas: PC, PlayStation 4 | Acompanha: Facebook | IndieDB | Vê o TRAILER

Resolve puzzles ao abrandar o tempo em “Chronos”, um jogo com visuais inspirados na arte barroca e feitos à mão pela Team Chronos. O mundo colorido a 2D com plataformas pode ser percorrido na pele de um sábio com um grande conhecimento do tempo, que consegue manipular os objectos à sua volta.

O que começou como um projecto na universidade passou por alguns eventos de videojogos, tendo sido considerado, inclusive, o Jogo Mais Inovador na 5ª edição dos PlayStation Talents. Continuamos a aguardar novidades.


DAKAR 18

DAKAR 18
© Bigmoon Entertainment

Bigmoon Entertainment  | Vila Nova de Gaia, Portugal | Lançamento: 25 Setembro 2018 | Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One | Acompanha: Facebook | Site | Vê o TRAILER

Baseado na competição mundialmente famosa organizada pela Amaury Sport Organisation na América do Sul, “DAKAR 18” é uma simulação realista do maior rally cross-country do mundo que apresenta uma variedade de veículos para usar, incluindo motas, carros, camiões, quadriciclos e UTVs. Os jogadores irão competir em corridas online multiplayer ou offline, num desafio sem precedentes que testam várias capacidades num mundo aberto com mais de 12mil km² de extensão pelo Peru, Bolívia e Argentina. O título simula 14 etapas do Dakar Rally 2018 onde conduzir não será a única preocupação. A navegação é essencial e será também preciso reparar veículos ou resgatar oponentes para pontos extra.

Entretanto, a equipa da Bigmoon Entertainment acabou por ser comprada pela Saber Interactive em 2019, que tem agora a Saber Porto no mesmo edifício em Vila Nova de Gaia. A aquisição foi vista com entusiasmo pelos criadores de “World War Z” que ainda contribuíram para trazer jogos como “Halo: The Master Chief Collection” e “Crysis Remastered”. A equipa portuguesa trouxe ainda “Lichdom: Battlemage”, “Alekhine’s Gun” e outras participações. Actualmente, o estúdio está a trabalhar num novo “DAKAR” e ainda num jogo de acção no espaço por revelar. São dois projectos que iremos, certamente, acompanhar com atenção.


DECAY OF LOGOS

Decay of Logos
© Amplify Creations

Amplify Creations | Porto, Portugal | Lançamento: 27 Agosto 2019 | Plataformas: PC, PlayStation 4, Switch, Xbox One | Acompanha: Facebook | Site | Twitter | Vê o TRAILER

Uma jovem rapariga parte numa aventura com o seu místico cervo num RPG em 3ª pessoa inspirado no folclore europeu e no mundo de fantasia de J. R. R. Tolkien. A rapariga e o seu companheiro conhecem-se após a sua vila ter sido destruída por um dos filhos do rei, e juntos partem para conseguir a sua vingança. Na sua jornada, irá revelar segredos sobre o rei e os seus filhos apenas para descobrir que nem tudo é o que parece. “Decay of Logos” apresenta um mundo aberto elegante para explorar e um combate bastante desafiante.

O primeiro protótipo do jogo foi apresentado em 2014 por André Constantino, tendo até apresentado uma demonstração na ComicCon Portugal nesse mesmo ano. Em 2015, a equipa da Amplify Creations juntou-se a ele para tornar trabalhar no projecto e torná-lo real. O estúdio destaca-se ainda pelas ferramentas que proporciona para o desenvolvimento de jogos tendo, actualmente, dezenas de clientes. Algumas destas ferramentas foram utilizadas em títulos como “ReCore” da Armature Studios, e “Ghost of a Tale”


DETECTIVE CASE AND CLOWN BOT (INSPECTOR ZÉ E ROBOT PALHAÇO)

Detective Case and Clown Bot
© Nerd Monkeys

Nerd Monkeys | Lisboa, Portugal | Lançamento: 17 Julho 2014, 19 Julho 2018 e 30 Setembro 2020 | Plataformas: PC, Nintendo Switch | Acompanha: DiscordFacebook | Site | Twitter | Vê o TRAILER | TRAILER

Um dos estúdios portugueses com um portefólio a alargar apresentou uma série centrada em investigação à tuga com “Detective Case and Clown Bot” ou, dizendo mesmo à tuga, “Inspector Zé e Robot Palhaço”. Até agora, foram apresentadas duas histórias distintas nos jogos “Detective Case and Clown Bot in: Murder in the Hotel Lisbon” e “Detective Case and Clown Bot in: The Express Killer“. Ambos inspiram-se nas aventuras clássicas dos anos 80 e 90, apresentando um estilo artístico típico da época feito apenas com pixel art. Correm a uma resolução nativa de 256x192px, a mesma utilizada no ZX Spectrum 48k e na Nintendo DS.

Em “Crime no Hotel Lisboa”, investigamos a morte de um homem que se suicidou com 14 facadas enquanto tomava o seu café no Hotel Lisboa. Na sequela, “O Assassino do Intercidades”, há passageiros a serem assassinados no intercidades Lisboa-Porto diariamente. Em ambos, contamos com a ajuda do Inspector Zé e o Robot Palhaço para questionar testemunhas e apurar os verdadeiros acontecimentos, resolvendo puzzles, desvendando pistas e aproveitar as regalias do trabalho para tirar umas quantas pausas mesmo à tuga, em aventuras cheias de humor. O estúdio tem mais projectos, os quais são mencionados neste mesmo artigo.


DETECTIVE PHILADELPHIA

Detective Philadelphia
© Cinema Shark Productions

Cinema Shark Productions | Porto, Portugal | Lançamento: A anunciar | Plataformas: A anunciar | Acompanha: Twitter

Este é um projecto ainda em desenvolvimento que se tornou um dos 10 finalistas do PlayStation Talents 2020. “Detective Philadelphia” trata-se de um jogo de mistério neo-noir em Filadélfia, EUA, nos anos 70. A única coisa que está entre a resolução do mistério e a morte do teu antigo parceiro é uma divisão cheia de pistas que apenas tu poderás desvendar, numa história não linear. Para já não há notícias acerca do seu estado de desenvolvimento nem para onde deverá sair aquilo que começou como um projecto escolar, mas estaremos atentos!


EXOPHOBIA

Exophobia
© Zarc Attack

Zarc Attack | Portugal | Lançamento: 5 de Outubro de 2021 | Plataformas: PC, Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch | Acompanha: José Castanheira | Facebook | Site | Twitter | Vê o TRAILER

Sentes saudades do bom velho “DOOM”? Então talvez o jogo do José Castanheira te conquiste! Publicado pela PM Studios, “Exophobia” é um FPS com estilo retro e combate rápido que tem lugar numa nave infestada de soldados extraterrestres hostis. Explora cada sala e cada milímetro enquanto descobres, tintim por tintim, a história e destino dos humanos que habitam esta nave. É uma luta pela sobrevivência a disparar, atordoar inimigos e desviar deles, podendo ainda melhorar a arma e ganhar novas habilidades que irão trazer mais dinâmica ao combate.

Este não é o primeiro jogo de José, que já tinha apresentado ao mundo projectos como “Super Arrebenta Manos” e “Sunset Shockwave 17“. O estilo brawler parece ser o seu favorito, mas com o futuro saberemos o que mais ele terá a ofecerer.


GEMINI WARS

Gemini Wars
© Camel 101

Camel 101 | Oakland, CA, EUA | Açores, Portugal | Lançamento: 2 Novembro 2012 | Plataformas: PC | Acompanha:  Facebook | Site | Twitter | Vê o TRAILER

“Gemini Wars” é um jogo de estratégia no espaço onde os jogadores podem controlar frotas enormes de naves, estações espaciais e bases planetárias no ano de 2178. O sector Gemini é uma área calma, mas palco dum conflito de décadas entre a United Space Federation e Alliance of Free Worlds, que chegam a um momento crucial onde novos eventos poderão mudar o destino da guerra. Com o poder de atacar e destruir frotas e estruturas inimigas, colonizar e invadir planetas, construir bases e estações espaciais, este é apenas um de vários projectos da Camel 101.

Bruno e Ricardo Cesteiro são dois irmãos que criaram o actual estúdio em 2009 nos EUA, o primeiro no papel de programador e o segundo responsável pelo design e escrita dos jogos. No entanto, o público deverá ter ouvido falar mais facilmente do seu último lançamento, “Those Who Remain” – do qual falaremos neste mesmo artigo.

Recentemente abriram em Portugal a mesma empresa, nos Açores, e estarão focados em continuar o género de terror, tendo já encaminhado um jogo que está previso chegar ao PC, PlayStation e Xbox em 2022.


GRAN ADVENTURE

Gran Adventure
© Fly Home Studio

Fly Home Studio | Lisboa, Portugal | Lançamento: A anunciar | Plataformas: PC e consolas a anunciar | Acompanha:  Facebook | Instagram | Twitter

Um grupo de peritos na indústria de criação de videojogos juntou-se em 2019 para fundar o Fly Home Studio, com a premissa de começar a criar os seus próprios jogos com foco na expressão e criatividade. “Gran Adventure” é o primeiro projecto que o estúdio tem para nos apresentar, e consiste num estilo “Zelda” onde temos uma avó aventureira como a heroína da história.

Na viagem para redescobrir as suas raízes e o que a teria motivado a tornar-se uma aventureira, a protagonista parte para uma última grande jornada, onde explorará um mundo perdido entre ruínas provocadas por um cataclismo sobrenatural e algo novo e misterioso que começa a surgir.

O título irá testar as habilidades dos jogadores, que terão de resolver puzzles representados por máquinas das ruínas e colocar as suas capacidades de combate, precisão e adaptação ao ambiente à prova. Para isto, terão ao seu dispor um lugar deslumbrante cheio de mistérios para desvendar.


HORDECORE

Hordecore
© Digitality Game Studios

Digitality Game Studios | Fundão, Portugal | Lançamento: A anunciar | Plataformas: PC | Acompanha:  DiscordFacebook | Site | Twitter | Vê o TRAILER

Há talento tão hardcore que chegam a trocadilhos como “Hordecore” para nomear um jogo pós-apocalíptico cheio de acção. Os zombies enchem as ruas e a sociedade como a conhecemos é agora uma memória distante. No entanto, um grupo de sobreviventes faz o seu melhor para adiar a sua chegada à cova. O título permite liderar uma equipa, construir uma base, procurar recursos e materiais pelas ruínas da civilização humana, criar armas mortais, gerir tudo isto e ainda lutar contra as hordas.

A Digitality Game Studios é composta por antigos estudantes da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, que se juntaram agora para lançar o seu primeiro jogo no Steam, que está a ser publicado com a ajuda da META Publishing.


MYSTERYIUM

Misteryium
© Rio Studios

Rio Studios | Leiria, Portugal | Lançamento: A anunciar | Plataformas: GameBoy, PC | Acompanha: Itch | IndieDB | Vê o TRAILER

“Misteryium” é um título retro top-down que nos apresenta Luke, um explorador de edifícios ousado e o personagem principal da aventura que nos leva a explorar a mansão mais conhecida e falada na cidade, mas desta vez as coisas não são as mesmas. Esta mansão dá uma sensação diferente de todas as outras que Luke explorou até à data, onde se encontra agora preso e em busca do código para escapar. Mas quanto mais se aventura, mais estranhas as coisas se tornam.

Ainda não há data de lançamento prevista para podermos explorar o jogo de estreia da Rio Studios do Instituto Politécnico de Leiria, mas já há uma demonstração disponível na plataforma do Itch.


OIRBO

Oirbo
© Imagination Overflow

Imagination Overflow | Lisboa, Portugal | Lançamento: 2021 | Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch | Acompanha: Site | Twitter | Vê o TRAILER

Explora os labirintos, mistérios e propósitos de uma grande nave espacial em “Oirbo”, um jogo 2D de acção e aventura com plataformas com várias áreas interligadas para explorar. Mas nem tudo é agradável, pois quase tudo o que se mexe é hostil e exércitos de robôs estão à tua procura. Evita-os, luta contra eles e vence-os enquanto tentas descobrir o motivo que os leva a caçarem-te.

O título está a ser desenvolvido por Diogo Cardoso da Imagination Overflow, em conjunto com o designer gráfico Edward Yorke e o músico Stephen Pierce. Deverá chegar ao PC, Xbox e Nintendo Switch este ano.


OUT OF LINE

Out of Line
© Nerd Monkeys

Nerd Monkeys | Lisboa, Portugal | Lançamento: 2021 | Plataformas: PC, PlayStation 4 | Acompanha: DiscordFacebook | Site | Twitter | Vê o TRAILER

Os criadores de “Detective Case and Clown Bot”/”Inspector Zé e Robot Palhaço” estão actualmente a trabalhar num título de plataformas, em pleno confinamento e tudo. “Out of Line” foi  vencedor e nomeado de vários prémios PlayStation Talents Awards 2017 quando ainda estava sob a alçada da Duckling Studios, mas especificamente do seu criador, Francisco Santos.

Hoje, Francisco faz parte da equipa da Nerd Monkeys, com quem está a construir a história de San, um rapaz que decide fugir da fábrica onde vivia. O protagonista irá enfrentar diversos desafios e obstáculos que poderá resolver com a ajuda de uma lança especial. O foco, no entanto, não será apenas a jogabilidade, e sim a história que nos revelará os mistérios da vida de San. Este é apenas um dos jogos em desenvolvimento pela equipa lisboeta, cujo site está ainda em construção.


OUTSIDER

Outsider
© Once A Bird

Once A Bird | Porto, Portugal | Lançamento: 2020, 15 Março 2021 | Plataformas: Android, iOS, PC, Xbox One | Acompanha: Instagram | Site | Twitter | Vê o TRAILER

Da mesma farinha de jogos como “Bennu” e “Fold”, chega “Outsider”, o novo projecto da Once A Bird que já chegou aos dispositivos móveis, mas ainda ruma em direcção ao PC e consolas Xbox. Esta aventura de horror existencial misteriosa mistura-se com um tema de ficção científica pós-apocalíptico. Após a extinção da humanidade, os jogadores controlam HUD-ini, um androide que acorda sozinho num laboratório. Primeiro, este terá de se reparar para depois escapar do local, da Terra, do Universo. A jogabilidade apresenta resolução de puzzles que irão apresentar mais detalhes da história.

O estúdio, Once A Bird, começou com o game designer e programador Ricardo Moura, e o músico Jo Pereira. Uma vez que o protótipo de “Outsider” foi dado como terminado, Tiago Lourenço juntou-se para a parte gráfica do título. Há talento português variado num só estúdio que iremos acompanhar de perto.


PAINT IT BLACK

Paint It Black
© Dead Cool Kids

Dead Cool Kids | Porto, Portugal | Lançamento: A anunciar | Plataformas: A anunciar | Acompanha: FacebookInstagram

Finalista dos PlayStation Talents 2020, “Paint It Black” é um thriller psicológico em 3ª pessoa que promete desafiar os jogadores com os seus puzzles e narrativa interactiva. O título apresenta Kevin Blacke a passar por um divórcio com Abby Collins. Kevin acaba por entrar em depressão e depara-se com uma luta difícil com a sua própria mente, acabando por descobrir os motivos que levaram ao término da sua relação enquanto tenta ultrapassar as suas próprias partidas mentais.

A equipa Dead Cool Kids afirma que a principal inspiração veio da cover dos Hidden Citizens da música “Paint It Black” dos Roling Stones, tendo ainda contado com referências de filmes de David Fincher e Roger Eggers. O projecto está a ser desenvolvido por um trio, sendo que dois membros formaram-se na área de criação de jogos no IPMAIA. Júlio Rafael Braga, Leandro Ribeiro e Ricardo Mota têm intenções sérias, contando com a colaboração de psicólogos para um melhor retrato do comportamento e estado mental dos personagens do seu título.


PECAMINOSA

Pecaminosa
© Cereal Games

Cereal Games | Ilha de S.Miguel, Açores, Portugal | Lançamento: Maio 2021 | Plataformas: PC | Acompanha: Discord | Facebook | Site | Twitter | Vê o TRAILER

Quem anda atento aos jogos portugueses certamente já ouviu falar deste título açoriano. Baseado no conceito de film noir e com visuais feitos com pixel art, “Pecaminosa” trata-se de um RPG de acção policial onde o antigo detective John Souza, sucumbido aos prazeres do álcool e da carne, se torna o protagonista que os jogadores irão acompanhar em plenos anos 40. Com zonas características a explorar, ladrões comuns para perseguir, criminosos espertos e outras forças do oculto, Pecaminosa é uma cidade negra de jogo que tresanda a morte, sexo e pólvora. Tudo ao dispor para ver e crer enquanto se acompanha uma história rica e provocativa com humor à mistura.

Quanto à equipa, Cereal Games, orgulha-se ter o carimbo “Made in Azores” nos seus projectos, feitos no meio do Oceano Atlântico. A ideia para este RPG não foi repentina e as raízes portuguesas estarão presentes no seu trabalho que se transformou de uma ideia para algo concreto em 2017, quando um cliente precisava de mecânicas RPG tal e qual como este grupo precisava para si. Sem dúvida que não vamos querer perder os jogos que poderão vir deste promissor estúdio.


PIGGE

© Seaward Studios

Seaward Studios | Lisboa, Portugal | Lançamento: A anunciar | Plataformas: PC, PlayStation 4 | Acompanha: IndieDB

A Seaward Studios apresenta um jogo stealth que combina entretenimento com educação num período não tão distante assim, onde o regime totalitário estava instalado em Portugal. O título leva-nos a uma cidade inspirada em Lisboa na pele de Filip, uma raposa que estuda artes e decide inspirar o povo contra a repressão da PIGGE (Pig International Guard that Guards Everything). Na luta pela liberdade, Filip pinta murais pela cidade à noite exprimindo os sentimentos do povo enquanto se esquiva dos agentes que o perseguem.

Os jogadores poderão contar com um ambiente cheio de pistas, ferramentas e referências que remetem aos tempos vividos durante a ditadura, numa viagem com exploração interativa e criaturas antropomórficas, que deverá providenciar uma nova e diferente perspectiva aos jogadores mais jovens, especialmente os que pouco conhecem a importância da revolução de 1974.

O estúdio composto por quatro alunos finalistas do curso de Animação e Videojogos na ETIC (André Loureiro, Francisco Domingues, Rita Macedo e Rui Barata), foi formado em 2019 e tem como objetivo a criação de várias experiências interactivas na área do entretenimento e videojogos.


PROJECT HAVEN

Project Haven
© Foresight Games

Foresight Games | Lisboa, Portugal | Lançamento: A anunciar | Plataformas: PC | Acompanha: DiscordFacebook | Instagram | Site | Twitter | Vê o TRAILER

Também há versão portuguesa de jogos RPG tácticos com batalhas por turnos! Em “Project Haven”, comandas os Steel Dragons, uma equipa de mercenários que luta pela sobrevivência num futuro próximo urbano e duro na Haven City. Selecciona e controla esquadrões para lutar contra gangsters, mercenários rivais e forças governamentais corruptas para marcar a diferença onde possível.

Um dos focos da Foresight Games é a introdução de uma boa história e multiplayer cooperativo no género. A equipa é composta pela Joana e o Sérgio, que se uniram já em 2015 e têm vindo a trabalhar em “Project Haven”. A Joana formou-se em Psicologia e Ciência da Computação, esforçando-se por unir as duas áreas. Já o Sérgio, um criador de videojogos com experiência, juntou-se para trazer videojogos com personagens fortes e melhores experiências para os jogadores.


THOSE WHO REMAIN

Those Who Remain
© Camel 101

Camel 101 | Oakland, CA, EUA | Açores, Portugal | Lançamento: 28 Maio 2020 | Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch | Acompanha:  Facebook | Site | Twitter | Vê o TRAILER

Depois de “Gemini Wars”, o estúdio Camel 101 realizou trouxe outros jogos, dentro dos quais destaca-se o seu mais recente lançamento, “Those Who Remain”, que retrata o tipo de experiência que os irmãos Cesteiro pretendem explorar daqui para a frente.

“Those Who Remain” coloca os jogadores numa história perturbadora de terror psicológico na cidade de Dormont, que emana uma aura sobrenatural ao romper com a própria realidade, sendo altamente influenciada pelas escolhas dos seus habitantes. No centro disto tudo está Edward, um homem casado com uma filha que se dirige ao Golden Oak Motel para terminar o seu caso extra-conjugal numa tentativa de corrigir erros. Alheio à mudança que esta noite irá provocar na sua vida, Edward tenta sobreviver quando a sua própria sanidade e moralidade são confrontadas com o mal que se esconde na cidade.


TRAFFIX

Traffix
© Nerd Monkeys

Infinity Games | Lisboa, Portugal | Lançamento: 8 Maio 2019, 21 Dezembro 2020 | Plataformas: Android, iOS, Nintendo Switch | Acompanha: Facebook | Instagram | Site | Vê o TRAILER

Depois dos dispositivos móveis, chegou à Nintendo Switch no final do ano de 2020 o título que te permite controlar as estradas de vários locais do mundo inteiro. Em “Traffix”, as ruas são zonas onde o caos, stress e raiva reinam, especialmente nas grandes cidades. Podes conduzir e organizar as filas de trânsito em locais como Lisboa, Paris, Tóquio ou Las Vegas, encontrando soluções para acabar com o pânico. Controla os semáforos para garantir que os condutores circulam satisfeitos e em segurança, e aprende a lidar com os incrivelmente maus condutores…

O título foi publicado pela Nerd Monkeys, mas criado pela Inifinity Games, uma empresa de jogos mobile fundada em 2014 que tem vindo a desenvolver títulos aclamados pelo mundo inteiro. Já atingiram mais de 60 milhões de downloads em dispositivos Android e iOS. A equipa portuguesa mantém ainda relações com trabalhadores da Roménia, Turquia, Egipto e Irão.


URANUS

Uranus
© Not a Game Studio

Not a Game Studio | Lisboa, Portugal | Lançamento: 7 Dezembro 2020 | Plataformas: PC | Acompanha: Facebook | InstagramSite | Twitter | Vê o TRAILER

Este pequeno estúdio sediado em Lisboa lançou dois jogos em 2020: “Agent Klutz” em Novembro, e “Uranus” em Dezembro. Este último trata-se de uma experiência audiovisual e divertida dentro de um caleidoscópio onde as regras são simples: é preciso explodir para ganhar; fechar o olho para explodir; mover para fechar o olho. Ah, e se cruzares o rasto do teu oponente, o teu olho abre. Sendo esta descrição clara ou não, só há uma forma de desvendar o mistério, que é jogando.

A equipa do Not A Game Studio considera ser composta por criadores de arte interactiva apaixonados, onde a sua técnica passa por experimentação pragmática, e cujo objectivo será criar experiências que fiquem marcadas nos jogadores depois de as desfrutarem.


ZEALOT

Zealot
© Prime Cut Games

Prime Cut Games | Lisboa, Portugal | Lançamento: 7 Dezembro 2020 | Plataformas: PC | Acompanha: Facebook | Site | Twitter | Vê o TRAILER

Com a energia adquirida das “demasiadas” pizzas que comem, são agora 5 os rapazes que se juntam para criar jogos originais e criativos com estilos artísticos e temas inovadores para PC e as principais consolas. De momento, o foco do estúdio criado em 2017 vira-se para “Zealot”, um título top down de acção e aventura num mundo inspirado pela mitologia eslava.

Este é um conto heroico polémico e pouco convencional que se apresenta numa terra inabitável dominada por seres divinos pagãos e os seus seguidores. A tua missão? Como padre de uma colónia ortodoxa que caiu em desgraça, és o último registo desta fé, que terá de colocar fim a tudo e todos que ousam cruzar o teu caminho. Os deuses grandiosos do paganismo eslavo são os inimigos, e terás de os destruir para recuperar o que é teu, bem como acabar com todas as crenças do mundo e restaurar a verdadeira fé: a tua. O título oferece combate desafiante, segredos e áreas para explorar, diversas armas para utilizar e um estilo artístico pixelizado e desenhado à mão inspirado nos antigos sistemas de 32bits.

Lê Também:   Jogos a não perder em Fevereiro de 2021

Estaremos aqui atentos ao talento português, enquanto pensamos nos próximos jogos a adicionar em listas futuras, pois há muito mais para os leitores conhecerem!

Conhecias algum destes jogos? Sabias que eram feitos por portugueses? Qual a tua maior surpresa?



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