The Last of Us: Fãs revoltados com esta cena cortada na série da Max
O primeiro episódio da nova temporada da série “The Last of Us” revelou-se um sucesso, mas está a causar polémica entre os fãs do videojogo.
A adaptação do popular jogo da PlayStation e da Naughty Dog estreou no streaming da Max em 2023, tornando-se rapidamente uma das séries mais vistas da plataforma. No entanto, a espera pela segunda temporada foi longa, mas os fãs receberam a nova aventura de braços abertos.
A nova temporada decorre 5 anos após os eventos da primeira, adaptando os primeiros níveis do segundo jogo lançado em 2020. Assim, os fãs podem esperar a adaptação da jornada de vingança de Abby que, após os eventos do primeiro jogo, procura retaliação contra Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey).
Embora a nova temporada esteja a ser um sucesso, quebrando o recorde de audiências da primeira, os fãs não receberam algumas das alterações feitas com bons olhos. O principal caso de revolta surge devido à remoção aparente da cena mais importante do videojogo. [O restante artigo inclui spoilers para a cena final do videojogo]
Qual é a cena que está a dividir os fãs?
No final do primeiro episódio, Ellie encontra-se com Dina na celebração de fim de ano de Jackson, onde as duas partilham um beijo apaixonado. Esta cena decorre exatamente como no jogo, com a dupla a ser confrontada por Seth e defendidas por Joel. Ellie vê a proteção de Joel como uma fraqueza e pede-lhe para não se envolver na sua vida.
No entanto, os momentos que se seguem decorrem de forma um pouco diferente entre a série e o jogo. Após o confronto, a próxima vez que Joel e Ellie se encontram é no alpendre da casa que partilham. Contudo, enquanto que na série os dois se mantém em silêncio, no jogo é aqui que acontece a conversa mais marcante do enredo.
Ellie perdoa Joel em The Last of Us: Part 2
É no alpendre de cada, após as celebrações de Ano Novo, que Joel e Ellie têm a sua última conversa. Joel pede uma vez mais perdão por mentir a Ellie, e a protagonista aceita finalmente o seu pedido de desculpas. A relação entre os dois não fica imediatamente remediada, mas os fãs ficam a saber que a última conversa entre ambos não foi uma discussão.
É importante referir que, enquanto que a série é contada de forma cronológica, o jogo é fortemente apoiado por flashbacks. Ou seja, os eventos do festival são partilhados com o jogador nas primeiras horas de jogo, mas o reencontro entre os dois no alpendre é deixado para os últimos segundos. Assim, é após toda a jornada de Ellie, que a protagonista regressa a casa e recorda a última conversa que teve com Joel no alpendre de casa.
Esta cena conclui toda a evolução da personagem, justificando a sua presença no final da história. A cena explica ao jogador o verdadeiro motivo que levou Ellie a tomar as decisões tomou durante o jogo. Até este momento os jogadores são levados a crer que Ellie odiava Joel, mas a verdade é mais profunda.
O que dizem os fãs sobre a ausência da cena?
Nas redes sociais, muitos espectadores que são fãs do jogo demonstram descontentamento com a ausência da cena. Vários são os utilizadores que questionam o motivo que levaria à sua remoção, não se apercebendo da sua posição na história.
Porém, há já alguns fãs do jogo a acalmar os jogadores, lembrando da sua importância: “não acredito que vocês estão mesmo a acreditar que eles removeram a cena do alpendre”, afirmou um utilizador do X (Twitter).
at the end of the season they’re gonna cut back to the porch scene and show that ellie actually turned around and talked to joel about trying to forgive him WATCH THIS SPACE #TheLastOfUs pic.twitter.com/k7YIxepY64
— ★ neo (@neogalaxite) April 14, 2025
O que pensas da decisão de não incluir a icónica cena do jogo no primeiro episódio?