LEGO | Os sets mais icónicos de sempre
Decorria o ano de 1932, quando Olek Kirk Christiansen começou a fabricar brinquedos de madeira na sua loja. Existia uma variedade razoável, para a época, como por exemplo, carrinhos de puxar e o clássico pato de madeira. Já nesta época, Olek Kirk produzia sobre o nome LEGO, mas seria preciso esperar até a década de 1950 para chegarem as pequenas peças de plástico. Assim sendo, em 1955, foi introduzida a gama LEGO System of Play. A partir desse momento, as brincadeiras por todo o mundo nunca mais foram as mesmas, onde o limite era a criatividade de cada um.
Com a marca dinamarquesa a caminhar para o 91º ano de existência, o número de sets lançados não para de aumentar. Até à data, foram lançados mais de 15 mil conjuntos! Ou seja, são quinze mil opções que temos à nossa disposição para escolheremos os nossos favoritos. Nesse sentido, existem vários sets que marcaram uma geração, e há outros que ficaram no desconhecido, mas no final, a criatividade continua bem presente. Dos conjuntos mais recentes das gamas “Star Wars”, e “Marvel”, até gamas descontinuadas, vamos te dizer os sets mais icónicos de sempre!
Queen Anne’s Revenge (2011)
É uma das franquias mais reconhecidas do cinema, onde Johnny Depp se destaca ao interpretar o papel do Capitão Jack Sparrow, com os seus icónicos maneirismos excêntricos. O sucesso dos filmes levou abriu os horizontes, para outras áreas. Neste caso, a marca dinamarquesa criou uma gama de “Piratas das Caraíbas”. Dentro dos vários sets lançados, destacam-se os barcos representados nos filmes, com vários detalhes e minifiguras. Um dos melhores exemplos é este set, presente no filme “Piratas das Caraíbas: Por Estranhas Marés”.
Silent Mary (2017)
Na mesma linha que o set anterior, encontramos mais um icónico barco da franquia “Piratas das Caraíbas”. Desta vez vindo dos mares do filme “Piratas das Caraíbas: Homens Mortos não Contam Histórias”.
Ultimate Collector’s Series Millennium Falcon (2018)
Mesmo quem nunca tenha visto “Star Wars” vai reconhecer esta icónica nave. Sendo que, muito provavelmente, já está no meio da coleção. As suas dimensões bastante acima da média trazem também custos acrescidos, sendo um dos sets mais caros de sempre. Mesmo assim, é desejado por grande parte dos fãs da marca dinamarquesa.
Old Fishing Store (2017)
Infelizmente, é o primeiro de vários sets descontinuados desta lista, sendo que que alguns foram lançados há menos de cinco anos. Além de se encaixar na perfeição nas nossas cidades, os detalhes são deveras impressionantes.
Martelo de Thor (2022)
É uma réplica exemplar do famoso Mjolnir, que só peca por ter um tamanho reduzido em relação ao verdadeiro utilizado nos filmes.
Sanctum Sanctorum (2022)
Um dos últimos filmes da Marvel, “Doctor Strange e Multiverso da Loucura” trouxe-nos mais detalhes sobre a “base” deste super-herói. Aproveitando o entusiasmo em volta do filme, a marca dinamarquesa lançou este set que não deixou ninguém indiferente.
Wall-E (2015)
Quem é que não gostaria de ter o Wall-E nas prateleiras lá em casa? Agora descontinuado, os preços de revenda podem ser três vezes superior ao original.
The Beatles Yellow Submarine (2016)
Montar os conjuntos com música a acompanhar torna a experiência melhor. Mas montar este set a ouvir os maiores êxitos dos Beatles, é algo de outro mundo. Infelizmente, apesar do seu reconhecimento, já está descontinuado.
Apartamento de Friends (2019)
É o único set da série televisiva “Friends” ainda disponível. A sua dimensão, a quantidade de detalhes fez que merecesse um lugar nesta lista.
Ship in a Bottle (2020)
Quem é que nunca viu ou teve aqueles pequenos barcos dentro de garrafas? Também descontinuado, este set retrata um desses barcos de forma exímia, tornando-se numa excelente peça de decoração.
Nintendo Entertainment System (2020)
É um dos sets mais recentes desta lista, mas rapidamente entrou em todas as coleções. Com um exemplar da Nintendo Entertainment System enganador. Ou seja, feito de forma tão perfeita que parece de facto a consola verdadeira. Além disso, traz uma pequena televisão onde podemos jogar o clássico “Super Mario Bros”.
Ferreiro Medieval (2021)
Dentro de um estilo mais medieval, este set é um dos maiores sucessos dos últimos anos, digno de estar nas nossas cidades. Ou melhor ainda, numa prateleira com um lugar próprio.
Daily Bugle (2021)
Este set é icónico por várias razões. No entanto, destaca-se a sua altura, que facilmente se destaca aos restantes edifícios feitos das pequenas peças. Mas também traz um elevado número de minifiguras, algo muito apreciado entre os construtores.
Globo (2022)
Semelhante ao que acontece com o conjunto Nintendo Entertainment System, este set vai também enganar ao olhar mais desatento, sobretudo porque gira sobre si.
Palace Cinema (2013)
A gama Creators teve vários edifícios emblemáticos, mas um dos melhores (senão o melhor), é o Palace Cinema. A colocação na diagonal e a sua fachada digna do melhor cinema de Hollywood, vai chamar as celebridades todas à cidade.
R2-D2 (2012)
Há personagens que conseguem ser mais reconhecidas que os próprios filmes, e o pequeno robô R2-D2, é um deles. Num tamanho considerável, este set vai fazer-nos pensar que somos o Luke Skywalker.
Indiana Jones Temple Escape (2008)
Foi um das melhores gamas que a marca já teve, mas infelizmente teve uma curta vida. A minifigura de Indiana Jones está entre as melhores de sempre. Neste set podemos encontrar as razões que tornaram esta franquia num sucesso. Quem sabe se com o novo filme a LEGO voltará a trazer esta gama?
Ghostbusters Firehouse (2016)
De momento, só está disponível o veículo dos Ghostbusters. Mas anteriormente houve um set ainda melhor, sobretudo para os fãs da franquia. Neste set encontramos o icónico quartel de bombeiros do filme, com várias minifiguras. Além disso, o edifício divide-se em três andares diferentes que são facilmente alcançados, algo que não acontece com o set mais recente.
Saturn V (2017)
A marca dinamarquesa tem apostado cada vez mais em sets cujo o tema é o espaço. Aqui encontramos Saturn V, o foguete espacial utilizado nas missões Apollo e Skylab. Mas la por casa vai ser utilizado como uma excelente peça de decoração.
King’s Castle (1984)
É um dos sets mais antigos desta lista, mas que merecidamente ainda se destaca nos dias de hoje, dado que até mereceu uma nova versão com o set Castelo dos Cavaleiros do Leão. Para a altura em que saiu, este set estava muito à frente do seu tempo, e mesmo hoje em dia, continua acima de muitos conjuntos atuais.
Fort Legoredo (1996)
Como o set anterior ganhou uma nova versão, este conjunto também merecia o mesmo destino. Relembrando os antigos fortes do Velho Oeste, este set proporciona horas de diversão. No entanto, hoje em dia, é altamente raro e colecionável.
Estrela da Morte (2008)
A gama “Star Wars” é uma das mais antigas da LEGO, e com maior duração. Ainda antes de sair a última trilogia, os fãs poderiam construir um exemplar único da Estrela da Morte na sua fase de construção. Apesar de parecer simples ao olhar com os padrões atuais, este set continua a ser um dos mais desejados.
Titanic (2021)
No que diz respeito à largura, este set, é, sem qualquer dúvida, o maior de sempre. Mesmo antes de começarmos a construir, as próprias caixas são magníficas, dado que o set está dividido em três. Os detalhes dentro e fora do famoso navio vão destacar-se durante vários anos, mesmo com novos lançamentos.
Diagon Alley (2011)
É um dos sítios mais reconhecidos entre os fãs de “Harry Potter”. Mesmo quem não gosta do feiticeiro, vai gostar deste set.
Star Destroyer (2019)
Como em quase todos os sets de “Star Wars”, o tamanho é sempre acima da média, e este não é excepção. Tão icónico como a própria nave que aparece no filme.
Black Seas Barracuda (1989)
Houve uma altura em que a LEGO lançava vários navios, e nenhum deles decepcionou, como vimos no início desta lista. Ainda assim, um dos primeiros sets de navios ficou para sempre marcado na memória dos construtores. Quem sabe senão vai ganhar outra versão?
Taj Mahal (2021)
É quase como visitar o monumento verdadeiro.
Ataque em Weathertop (2012)
Sem grandes surpresas, a gama de “O Senhor dos Anéis” também está presente nesta lista. Quase todos os sets lançados mereciam estar aqui, mas só alguns entraram. Dos quais está o Ataque em Weathertop, quando Frodo é atacado por um Ringwraight. Apesar do pequeno tamanho, contém vários detalhes.
Fire Breathing Fortress (1993)
Podia estar dentro da gama Ninjago, mas foi lançado há vários anos, antes da chegada dessa gama. A sua forma como tipo de uma montanha, onde assenta uma fortaleza torna este set proporcionar a grandes aventuras.
Galaxy Explorer (1979)
Apesar de existirem dois sets com este nome, aqui falamos do original. Com as minifiguras com as clássicas cabeças, com apenas os olhos e a boca, esta nave vai nos levar numa viagem nostálgica.
Minas de Moria (2012)
Com uma maior dimensão em relação ao outro set de “O Senhor dos Anéis”, o único ponto negativo deste set é a ausência de Balrog.
Casa da Árvore (2019)
Este set grita detalhes. Desde da árvore até à casa, existe uma textura incrível em cada centímetro do set. Além disso, o conjunto traz duas mudas de folhas, verdes para o verão e laranjas e castanhas para o outono.
A Batalha de Helms Deep (2012)
Se este set fosse duas vezes maior que a sua real dimensão, era, facilmente, um dos melhores conjuntos de sempre lançados pela LEGO. Ainda assim, continua a merecer o lugar.
Super Mario The Mighty Browser (2022)
Lançando há poucos meses, o set Mighty Browser vai ter uma sabor para quem passou a infância e juventude a jogar “Super Mario”. Mas mesmo quem nunca jogou, vai ficar impressionado pelos mecanismos que tem, com a cabeça rotativa e o lançamento de uma seta através da boca.
Matraquilhos (2022)
O desporto rei pode não agradar a todos os construtores, mas este set vai cativar todos, sobretudo com a sua inclusão, no que diz respeito às minifiguras. Além disso, é possível realizar partidas divertidas de matraquilhos. Uma excelente peça de diversão e conversa.
Jousting Knights (1979)
Não é propriamente um castelo, e é um dos sets mais pequenos da lista, mas consegue completar qualquer set desse género. O seu design faz lembrar com perfeição os antigos confrontos medievais.
Carribean Clipper (1989)
Mais um navio para a coleção!
Coliseu (2020)
Lembram-se do sucesso de “Gladiador”? Aqui não vamos ter uma minifigura de Russel Crowe, mas ainda assim é uma peça digna do mais conhecido monumento de Itália.
Máquina de Escrever (2021)
Neste set temos o exemplo perfeito que as pequenas peças conseguem transformar-se em mecanismos complexos. Só falta a tinta, porque de resto trabalha como uma máquina de escrever verdadeira. Mais do que o seu design, a sua funcionalidade vai continuar a surpreender.
A Noite Estrelada (2022)
Existem vários conjuntos cujo a sua finalidade destina-se para uma parede lá de casa. Mas de todos, a Noite Estrelada consegue destacar-se. A partir de uma ideia submetida por um construtor, recebemos uma autêntica obra-prima em casa, com direito a uma minifigura de Vicent Van Gogh. Recentemente chegou a Grande Onda, de Hokusai.
Home Alone (2021)
Não podia falta um set de Natal nesta lista, por isso a casa da família McCallister tinha de estar aqui. Cada peça deste set vai ter um significado, sobretudo para quem viu (e adorou) o filme.
Mapa Mundo (2021)
É o maior set até ao momento, com mais de 11 mil peças. É uma construção demorosa, mas vale a pena no final.
Torre de Orthanc (2013)
Com este set, vamos entrar diretamente em Isengard. Mas o que vai ser dificil será tirar Saruman da torre. Pode ser que Gandalf apareça para ajudar!
Casa Assombrada (2020)
Além de ser uma excelente peça, tem um segredo oculto. Quem segue atentamente os criadores de conteúdo sobre a LEGO, já deveram ter se cruzado com o Tiago Catarino. Já trabalhou na marca dinamarquesa, e numa das espécie de homenagem, a LEGO colocou uma lápide com as suas iniciais no set!
Pirate Ship Ambush (2013)
É nestes momentos que convinha ter o exército fantasma no nosso lado!
Torre Eiffel (2022)
Bonjour mon ami!
Farol Motorizado (2022)
Uma vez mais, a LEGO consegue sempre superar-se, em cada set, vamos ser sempre surpreendidos. Com um mecanismo oculto, onde inclui luzes, vamos ter um farol totalmente funcional. É um autêntico marco do melhor que a marca nos pode dar.
Fender Stratocaster (2021)
Só faltava dar para tocar, por que no que diz respeito à estética, é um exemplar perfeito da guitarra verdadeira. Além disso, traz também um pequeno amplificador.
Batman Batmobile Tumbler (2021)
O morcego mais conhecido do universo teve vários veículos diferentes, apesar de serem todos o Batmobile. Na trilogia de Christopher Nolan recebemos o melhor deste universo, desde das personagens até aos próprios objetos. Por isso, o veículo destes filmes teve de ser transformado em pequenas peças.
Atari 2600 (2022)
Até certo ponto, este set consegue ser superior ao conjunto Nintendo Entertainment System, dado que traz vários jogos com pequenos dioramas dos mesmos. Além disso, a consola tem um compartimento secreto que replica um quarto de um jovem jogador.
Vespa 125 (2022)
Diretamente de Itália, chega a icónica Vespa! E como a própria moto, este set tinha de figurar nesta lista. A atenção ao detalhe é incrível, com um pequeno cesto e o capacete.
BMW M 1000 RR (2022)
Se o set anterior consegue destacar-se, este não fica apanhar poeira! As peças Technic conseguem ser bastante complexas, mas também conseguem construir autênticas obras-primas, sem esquecer o Bugatti e o Ferrari!