“Poesia, Sem Querer” é o novo livro de poemas da Editora d’Ideias
A Editora d’Ideias, uma editora que foi fundada em 2021 e que já conta com diversas obras publicadas, avançou com a publicação de “Poesia, Sem Querer”, do autor Diogo Moreira.
A Editora d’Ideias, uma editora recente (fundada em 2021), lançou um livro de poemas do autor Diogo Moreira, e o lançamento teve lugar no Instituto D. João de Castro, no dia 5 de junho. “Poesia, Sem Querer” é o nome da obra.
Pequeno, fácil de ler, e muito variável nos temas abordados e na estrutura da escrita, é assim que o autor nos apresenta a sua primeira obra literária. Tendo já uma relação com a escrita artística por ter integrado a banda Duque Província de 2018 a 2021, Diogo Moreira, com 24 anos, estreia-se agora no mundo da literatura.
Desde poemas curtos e simples que romantizam uma relação amorosa (“É que eu sou teu / onde fores eu vou / e verdade maior / não se arranjou”) até textos poetizados que tocam em temas profundos, tais como a morte (“Quando vais sem ficar e faltas, não avisas que o luto, o verdadeiro, vem depois e é eterno gerando marcas hefestianas merecedoras de cunho histórico […] Quando vais sem ficar e faltas fazes mesmo, mas mesmo, muita falta.”) este livro cobre uma enorme variedade de gostos.
O autor começa por introduzir o leitor a uma tranquilidade serena e apaixonada, apresentando uma série de poemas ritmados e simples que rapidamente vão sendo substituídos por outras histórias onde a tristeza parece imperar. No entanto, destes poemas mais soturnos, pode-se retirar uma espécie de esperança, um raio de luz que acaba por surgir no fim dos momentos difíceis.
Da poesia encontrada na obra retira-se também uma profunda ligação do autor com a natureza e os seus elementos, tal como se pode depreender do poema “Estas Folhas de Palmeira” ou “O Mar”. Outra vertente da vida muito explorada e evidente no livro é a relação do homem com a religião e o sobrenatural.
O livro acaba por ser, assim, uma expressão emotiva de vários temas que, adivinhamos, foram escritos de forma esporádica pelo autor ao longo da sua vida, de acordo com coisas que o mesmo foi vivendo ou que viu acontecer à sua volta. Conclui-se, assim, também uma grande abertura do escritor para viver para fora, em vez de para dentro (tentador para os poetas). O último poema do livro, “Todos Lembrados”, que Diogo Moreira dedica a todos os amigos que, segundo ele o “conservam são”, é um ótimo exemplo disso.
O livro já se encontra disponível no site da editora e também na Feira do Livro, na banca “Pequenos Editores”.
Aconselhamos a compra do livro que, como já dissemos, proporciona uma leitura leve e agradável, sem deixar de tocar e desenvolver temas sensíveis e profundos, prementes a qualquer existência humana.