Os 5 melhores livros distópicos para os fãs de Stand (Stephen King)
Se gostas de mundos distópicos que assustam qualquer pessoas e és fã do livro de Stephen King “The Stand” então tens de ler estas obras.
A ficção distópica é um dos subgénero mais reconhecidos da literatura, contando com várias obras aclamadas ao longo das últimas décadas. Um dos exemplos mais marcantes é “The Stand“, de Stephen King, um romance pós-apocalíptico publicado em 1978 que continua a ser uma referência para leitores que desejam explorar este tipo de narrativa. O livro apresenta um mundo devastado por uma pandemia de gripe modificada como arma biológica, que exterminou quase toda a população mundial.
Além disso obra inclui elementos comuns da ficção distópica, como o colapso da civilização, o confronto entre forças opostas e a constante batalha da humanidade contra ameaças aparentemente invencíveis. Muitas obras exploram conceitos semelhantes de resistência e sobrevivência num mundo destruído. Aqui estão cinco livros imperdíveis para os fãs de “The Stand” de Stephen King
Wool
“Wool” é o primeiro livro da série “Silo“, que se tornou popular nos últimos anos, em parte devido à sua adaptação televisiva na Apple TV+. Escrito por Hugh Howey, a história decorre num futuro distópico onde os últimos resquícios da humanidade vivem num silo subterrâneo com 144 andares.
Além disso, os habitantes acreditam que a superfície da Terra é tóxica e inabitável, contudo há verdades que vão sendo desvendadas. Cada livro da série segue diferentes personagens que tentam descobrir os segredos da sua existência. “Wool” explora temas de controlo social e manipulação da população, tornando-se uma leitura essencial para fãs de ficção distópica e de Stephen King.
The Passage
O primeiro livro da trilogia “The Passage” acompanha a fuga de dois sobreviventes após um desastre provocado por uma experiência militar falhada, similar a obra “Stand” de Stephen King. Brad Wolgast, um agente do FBI atormentado pelo passado, e Amy Harper Bellafonte, uma menina de seis anos envolvida na experiência que originou a catástrofe, embarcam numa jornada em busca de segurança.
Além disso a narrativa escrita por Justin Cronin desenrola-se ao longo de décadas, explorando os horrores de um mundo destruído por criaturas semelhantes a vampiros, criadas a partir de prisioneiros condenados à morte. Com elementos de terror, ficção científica e fantasia, “The Passage” é uma leitura envolvente e filosófica sobre a imortalidade e a sobrevivência.
On the Beach
Publicado em 1957, “On the Beach” é um clássico distópico que alerta para os perigos do avanço tecnológico descontrolado. Após uma Terceira Guerra Mundial nuclear, os últimos sobreviventes da humanidade encontram-se na Austrália, esperando a chegada de uma nuvem radioativa que inevitavelmente os exterminará. Além disso, o protagonista, Dwight Towers, capitão de um submarino americano, enfrenta a dolorosa realidade de ter perdido a sua família.
No entanto, ao detetar um sinal de código Morse vindo de Seattle, lidera uma missão perigosa para investigar se ainda existem outros sobreviventes. Igualmente, esta obra escrita por Nevil Shute comovente reflete sobre a fragilidade da existência humana e a inevitabilidade do fim. Similar a muitos dos livros de Stephen King, esta obra foi adaptada para o cinema.
The Road
“The Road” é um romance pós-apocalíptico que acompanha um pai e o seu jovem filho numa jornada através de uma América devastada. Um evento cataclísmico de origem desconhecida obscureceu o sol e transformou o planeta num local frio e inóspito, exterminando quase toda a vida animal e humana.
Igualmente, através de um estilo narrativo minimalista, o escritor Cormac McCarthy retrata a brutalidade da sobrevivência num mundo onde a esperança é escassa. O livro recebeu uma adaptação cinematográfica em 2009, protagonizada por Viggo Mortensen conhecido pelo papel na trilogia de Senhor dos Anéis.
Swang Song
“Swan Song” de Robert R. McCammon lançado em 1987, é uma das obras distópicas mais subestimadas de sempre e perfeita para os fãs de Stephen King. A narrativa mostra-nos numa América devastada por uma guerra nuclear e segue a jornada de uma jovem chamada Swan, que representa a última esperança para a humanidade.
Além disso no seu caminho está o Homem do Olho Escarlate, uma entidade maligna que se alimenta da escuridão nos corações humanos. Com um enredo repleto de criaturas monstruosas e exércitos de seguidores do mal, “Swan Song” recria a luta entre a esperança e o desespero de “The Stand”. Em Janeiro de 2024 foi anunciado que uma série baseada na obra está em desenvolvimento.
E tu? És fã de Stephen King?