Livros a não perder em março | © Bertrand Editora & Edições Gailivro

Livros a não perder | Seleção de março 2020 by MHD

[tps_header]

Seja romance, policial, histórico, biográfico, de mistério ou de ficção-científica, a Magazine.HD apresenta-te os livros a não perder em março.

Com uma fornada de livros imperdíveis a caminho, distinguimos a seleção literária da MHD em 10 temas, de forma a poderes encontrar imediatamente os livros que mais te cativam. Eis os temas:

1. Ficção

2. Não-Ficção

3. Familar & Bambino (4)

4. Reedições (4)

[/tps_header]

Ficção (Romance & Romance Histórico; Scifi & Fantasia; Ficção Geral; Young Adult; Policial & Suspense)

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos a não perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante, quer pretendas um dilema recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Não Ficção (Prático; Histórico; Ensaio & Atualidade)

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Familiar & Bambino

Há livros intemporais, tal como existem livros para todas as idades. Na secção Familiar & Bambino, a MHD propõe-te a melhor fornada dos livros do mês, prontos para divertir, cativar e incentivar o raciocínio dos leitores mais jovens, mas nem por isso menos importantes!

Reedições

Para quem procura ler finalmente aquele clássico que queria ter adquirido, colecionar diferentes variantes das suas obras favoritas ou substituir um livro a pedir uma reforma, a MHD apresenta as reedições mais marcantes deste mês.

Livros a não perder em março
Livros a não perder em março | © Clube do Autor / Topseller / Saída de Emergência

Preparado para descobrir os livros do mês? Basta virares a página!


FICÇÃO

Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos que não podes perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante ou recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!

Livros a não perder em março
Livros a não perder em março | © Bertrand Editora & Edições Gailivro

Preparado para descobrir a ficção do mês? Basta virares a página!


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (1)

Elevação
Elevação | © Bertrand Editora

‘ELEVAÇÃO’, de Stephen King (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Castle Rock é uma pequena cidade, cenário de muitos livros de Stephen King, e as notícias correm depressa. É por isso que Scott Carey quer confiar o seu estranho segredo apenas ao Dr. Bob Ellis: anda a perder peso sem emagrecer e a balança regista o mesmo peso independentemente da roupa que usa.
Scott tem duas vizinhas que abriram uma «requintada experiência de jantar» na cidade, mas a população não está convencida. Deidre e Missy Donaldson é um casal de lésbicas que não encaixa muito bem nas expectativas da comunidade. E agora Scott parece estar em guerra com elas, porque os cães do casal gostam de ir fazer as necessidades ao seu relvado.

Scott começa a compreender a vida difícil das vizinhas e tenta ajudar. Enquanto a comunidade se une e se prepara para mais uma comemoração do Dia de Ação de Graças, alianças improváveis são criadas, mostrando que podemos encontrar uma base comum apesar das nossas diferenças tão enraizadas.


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (2)

O Sedutor
O Sedutor | © TopSeller Editora

‘O SEDUTOR’, de Vi Keeland (Topseller Editora)

Sinopse Oficial: Eu não podia deixar-me seduzir por um homem mais novo…

Quando conheci o Ford Donovan, não sabia nada sobre ele. Bem, a não ser que era lindo, inteligente, bem-sucedido e… jovem. Talvez demasiado jovem para mim.

Tudo começou quando a minha melhor amiga decidiu que eu precisava de voltar a sair. Sem eu saber, criou-me um perfil num site de encontros românticos — fazendo algumas alterações nas minhas preferências… Era apenas uma brincadeira, mas a verdade é que foi assim que eu e o Ford nos conhecemos e começámos a trocar mensagens.

Ao fim de um casamento de quase 20 anos, a minha curiosidade para saber mais sobre o Ford era muita. Ele era inteligente e bem-disposto, mas eu não conseguia ultrapassar a nossa diferença de idades. As conversas sedutoras prolongaram-se durante semanas, e eu acabei por concordar com um único encontro. Depois de tantas mensagens trocadas, queria ao menos conhecê-lo!

Quando nos encontrámos, aquele sorriso sensual foi o suficiente para me deixar completamente derretida. Mas o seu rosto parecia-me familiar, e não tardei a perceber porquê. Ele era o filho dos nossos vizinhos da casa de férias! Só que já não era nenhum miúdo, era um homem feito!

Mas seria possível resistir a tanto encanto?


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (3)

Quando Deixámos Cuba
Quando Deixámos Cuba |© TopSeller Editora

‘QUANDO DEIXÁMOS CUBA’, de Chanel Cleeton (Topseller Editora)

Sinopse Oficial: Dividida entre a vida que deixou para trás e um futuro difícil de concretizar, uma mulher à frente do seu tempo arriscará tudo pelos seus ideais.

A Revolução Cubana roubou quase tudo a Beatriz Perez — a casa, a pátria, a vida do seu irmão. Obrigada a refugiar-se na Florida com toda a família exilada, é recrutada pela CIA para se aproximar de Fidel Castro, a quem havia jurado vingança por tudo o que acontecera em Cuba.

Beatriz vê-se assim envolvida no perigoso mundo da espionagem, ao mesmo tempo que se debate com os seus próprios conflitos pessoais, decorrentes do romance proibido que mantém com uma figura proeminente da política norte-americana.

Com o aumento da tensão entre Cuba e os Estados Unidos, a teia de interesses políticos e sociais torna-se mais apertada em seu redor. Quando o curso da História começa inevitavelmente a fugir ao seu controlo, Beatriz tem de fazer a mais difícil das escolhas — entre o passado e o presente, entre o amor e os seus sonhos e ambições mais profundas.


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (4)

A Cozinheira de Castamar
A Cozinheira de Castamar | © Porto Editora

‘A COZINHEIRA DE CASTAMAR’, de Fernando J. Muñez (Porto Editora)

Sinopse Oficial: Clara Belmonte é uma jovem de uma família abastada que, após a morte do patriarca, um dos mais prestigiados médicos de Madrid, se vê cair na mais completa pobreza. Apesar da educação primorosa que recebeu, Clara precisa de uma forma de sustento e acaba por se candidatar a um trabalho nas cozinhas do palácio ducal de Castamar, que conquista graças ao talento para a culinária que herdou da mãe.
Clara não é bem recebida nos primeiros tempos. A sua eloquência, bem como o rigor na limpeza das cozinhas e a ousadia no requinte dos pratos, depressa a elevam na atenção dos habitantes da casa e no ciúme dos colegas de trabalho. Mas é Dom Diego, o duque de Castamar, quem Clara mais impressiona. Arrancando-o à apatia absurda em que vive desde o estranho falecimento da mulher, a jovem cozinheira fá-lo derrubar todas as barreiras, despertando-lhe o palato, o intelecto e, por fim, o coração.


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (5)

O Fiel Highlander
O Fiel Highlander | © Bertrand Editora

‘O FIEL HIGHLANDER’, de Amanda Scott (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Lady Fiona Ormiston nunca pensaria em aliar-se a um Highlander bárbaro, apesar da proteção que ele lhe pode oferecer. Mas agora, a pedido do rei, Sir Àdham MacFinlagh, um desconhecido ousado, deverá ser seu marido. Porém Fiona acaba por se render ao toque terno e apaixonado de Àdham, mas descobre que a família dele pode muito bem ser inimiga do rei. Agora Àdham é um homem dividido que terá de tomar a grande decisão da sua vida: permanecer fiel à sua família, que quer derrubar o rei, ou à mulher que lhe roubou o coração?


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (6)

O Vestido
O Vestido | © TopSeller Editora

‘O VESTIDO’, de Jennifer Robson (Topseller Editora)

Sinopse Oficial: Um romance histórico fascinante sobre um dos vestidos de noiva mais famosos da História.
Um hino à esperança e à amizade num mundo pós-guerra.

Londres, 1947:
A Segunda Guerra Mundial terminou há dois anos e Inglaterra está do lado dos vencedores, mas o país passa por duras adversidades. Quando o Palácio de Buckingham anuncia o noivado da princesa Isabel com o tenente Philip Mountbatten, a nação ganha um novo ânimo. Para Ann Hughes e Miriam Dassin, bordadeiras numa famosa casa de moda, o casamento real é mais do que uma celebração. É uma honra única nas suas vidas, pois foram escolhidas para criar os intrincados bordados que adornarão o vestido da princesa.

Toronto, 2016:
Mais de meio século depois, Heather Mackenzie encontra entre os bens herdados da avó um conjunto de flores bordadas à mão, que se assemelham muito aos motivos do deslumbrante vestido de noiva usado pela, agora, rainha Isabel II, e uma fotografia da avó com Miriam Dassin, uma célebre artista têxtil que sobreviveu ao Holocausto. Ansiando por saber mais sobre o passado da avó e os misteriosos bordados, Heather inicia uma viagem que lhe revelará muito mais do que esperava.


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (7)

Noivos à Força
Noivos à Força | © TopSeller Editora

‘NOIVOS À FORÇA’, de Christina Láuren (TopSeller Editora)

Sinopse Oficial: Olive está habituada a não ter sorte. Seja no amor, na carreira ou em qualquer outro aspeto da sua vida, o azar está sempre à espreita. Já Ami, a sua irmã gémea, é tão sortuda que conseguiu organizar toda a sua festa de casamento com os prémios que ganhou em concursos online. Só que a boda de sonho da irmã é sinónimo de pesadelo para Olive, que terá de passar toda a cerimónia com o detestável Ethan Thomas, irmão e padrinho do noivo.

Mas a sorte de Olive parece estar prestes a mudar, já que todos os convidados apanham uma intoxicação alimentar e só ela e Ethan não são afetados. E com o casal doente, há uma lua de mel no Havai com tudo pago… e sem noivos!

Encorajada por Ami e determinada a impedir que Ethan goze umas férias gratuitas sozinho, Olive decide esquecer as diferenças que os separam e embarcar rumo ao paraíso. Afinal, será assim tão difícil evitarem-se um ao outro durante dez dias? Até nem seria, se Olive não desse de caras com o seu novo patrão e não precisasse de se fingir apaixonada numa idílica lua de mel.

O problema é que essa mentira inocente ganha contornos mais graves e o infortúnio de Olive parece agravar-se cada vez mais. Mas Olive não se sente azarada. Na verdade, começa até a sentir-se… uma felizarda.


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (8)

Esperarei Por Ti Toda a Vida
Esperarei Por Ti Toda a Vida | © Editorial Planeta

‘ESPERAREI POR TI A VIDA TODA’, de Megan Maxwell (Editorial Planeta)

Sinopse Oficial: O que aconteceria se uma mulher do século XXI viajasse no tempo para o século XVI? Uma história de amor passada da Escócia medieval.
Montse e as amigas Julia e Juana são três espanholas que vivem em Londres e, para descansarem da vida stressante do dia-a-dia e ajudar Montse a superar a ruptura com o namorado traidor, decidem fazer uma viagem de raparigas a Edimburgo.

As terras mágicas escocesas surpreendem-nas muito mais do que esperavam e decidem alterar os planos definidos por outro muito mais tentador…

Mas aonde vão parar não têm creme de mãos nem cobertura de telemóvel, mas encontrarão um castelo, highlanders apaixonados e um amor eterno que nunca se apaga.


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (9)

A Mais Preciosa Mercadoria
A Mais Preciosa Mercadoria | © Dom Quixote

‘A MAIS PRECIOSA MERCADORIA0, de Jean-Claude Grumberg (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: Era uma vez um casal de lenhadores muito pobres que vivia numa floresta, por onde passava um comboio de mercadorias. Como estavam em guerra e era inverno, não tinham quase nada para comer. Por isso, a lenhadora sonhava que um dia alguém lhe atiraria uma coisa boa e deliciosa do comboio. Os lenhadores não tinham filhos, o que para ele era um alívio mas, para ela, um grande desgosto.

Era uma vez um casal de judeus que viajava num comboio com dois bebés praticamente recém-nascidos. O pai sabia que não iam para um lugar nada bonito e, ao atravessar a floresta, teve uma ideia bastante insensata…

Vendido em mais de dez países, finalista de uma série de prémios literários, escolhido pelo realizador Michel Hazanavicius para ser em breve um filme de animação, A Mais Preciosa Mercadoria é uma fábula sobre Auschwitz que se inspira num episódio real e não cessa de perturbar e comover leitores em todo o mundo, sobretudo por ter essa rara qualidade de poder ser lida por pessoas de todas as idades. Em França, onde foi originalmente publicado, já se imprimiram mais de 90 000 exemplares.


FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO (10)

As Mulheres da Orquestra Vermelha
As Mulheres da Orquestra Vermelha | © Harper Collins

‘AS MULHERES DA OQUESTRA VERMELHA’, de Jenifer Chiaverini (HarperCollins)

Sinopse Oficial: Numa Berlim dominada por Hitler e o seu Partido Nazi, Mildred e os amigos decidem resistir. Uma história fascinante inspirada em acontecimentos reais, sobre a coragem de pessoas normais.


FICÇÃO — YOUNG ADULT (1)

Um de Nós é o Próximo
Um de Nós é o Próximo | © Edições Gailivro

‘UM DE NÓS É O PRÓXIMO, de Karen M. McManns (Gailivro)

Sinopse Oficial: Com a morte de Simon uma série de fóruns e aplicações surgiram a imitá-lo, mas desde que os quatro de Bayview recuperaram do choque e seguiram com as suas vidas, que mais ninguém conseguiu preencher o vazio de fofocas que o mestre deixou.
O problema é ninguém conhecer os segredos mais íntimos dos colegas.
Até agora.
E, desta vez, não é uma aplicação. É um jogo. Verdade ou consequência.

Phoebe é o primeiro alvo. Se escolher não jogar, é revelado um segredo. E o dela é negro!
A seguir o alvo é Maeve e, melhor do que ninguém, ela sabe que deve escolher a consequência.

Quando o tempo está a terminar, a situação fica perigosa. Os desafios tornam-se mortais, e se Maeve aprendeu alguma coisa com o que aconteceu à sua irmã Bronwyn no ano passado, é que não pode contar com a ajuda da polícia. Nem com a sua proteção.

Simon morreu, mas alguém está determinado em manter o seu legado em Bayview High. No entanto, as regras agora são outras!


FICÇÃO — YOUNG ADULT (2)

10 Blind Dates
10 Blind Dates | © Editorial Presença

’10 BLIND DATES’, de Ashley Elston (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Sophie planeava aproveitar as férias de fim de ano para estar mais tempo com o seu namorado, Griffin, só que ela não esperava que ele colocasse um ponto final repentino na relação. De coração partido, vai para a casa dos avós, a fim de participar na festa que reúne a sua grande família.

É então que a avó elabora um plano para fazê-la seguir em frente: ao longo de dez dias, Sophie participará em dez blind dates planeados por diferentes elementos da família. Vai ter alguns encontros engraçados e agradáveis e outros verdadeiramente bizarros… mas, com o tempo, Sophie aprenderá o que é melhor para si.

Quando Griffin aparece inesperadamente e lhe implora uma segunda oportunidade, Sophie fica mais confusa do que nunca. Até porque é possível que tenha começado a interessar-se por outra pessoa… Estas vão ser as piores férias de sempre… Ou será que não?

Divertida e envolvente, uma história sobre crescimento, família, amor e amizade.


FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (1)

Filho de Ninguém
Filho de Ninguém | © Edições Chá das Cinco

‘FILHO DE NINGUÉM’, de Sherrilyn Kenyon (Edições Chá das Cinco)

Sinopse Oficial: Há muitos séculos, Cadegan foi traído pela pessoa em quem mais confiava e desterrado para uma prisão eterna. Forçado contra a sua vontade a fazer o bem, a única coisa que procura é sair de uma vida miserável. Mas é então que conhece a mulher que o faz colocar tudo em causa. Josette está em maré de azar, mas conseguiu umas tréguas ao aceitar um trabalho num grupo paranormal. Mas a única coisa paranormal em que Josette acredita é no milagre que mantém o seu carro a funcionar. Até conhecer Cadegan e questionar-se se ele é realidade ou fruto dos seus sonhos mais impossíveis.

Ambos sentem que têm de se manter afastados – para o seu próprio bem -, mas um demónio foi libertado e está determinado a destruir a alma de Josette. Cadegan sabe que, se um inocente for sacrificado, o seu destino será muito pior do que o inferno. Mas como poderá ele manter Josette em segurança quando estar junto dela é a maior ameaça de todas.


FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (2)

A Vingança Serve-se Fria
A Vingança Serve-se Fria | © Saída de Emergência

‘A VINGANÇA SERVE-SE FRIA’, de Joe Abercrombie (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: Depois de ser traída, a mercenária mais temida do reino está em busca de vingança… Durante quase vinte anos, a guerra provocou uma devastação sangrenta. O implacável grão-duque de Orso está preso numa violenta disputa com a Liga dos Oito. Enquanto os exércitos marcham, as cabeças rolam e as cidades ardem, banqueiros, sacerdotes e poderes ocultos jogam nos bastidores um jogo mortal para escolher quem governará. A guerra pode ser um inferno, mas para Monza Murcatto, conhecida como a Serpente de Talins, a mais famosa e temida mercenária ao serviço do grão-duque de Orso, a guerra também é uma bela forma de fazer dinheiro. As suas vitórias tornaram-na imensamente poderosa e popular – demasiado popular, na opinião do grão-duque e dos seus conselheiros.

Traída, esfaqueada, atirada de uma falésia e deixada como morta, a recompensa de Monza é um corpo quebrado e um desejo ardente de vingança. E agora, qualquer que seja o preço, os sete culpados terão de morrer.


FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (3)

A Assistente Virtual
A Assistente Virtual | © TopSeller Editora

‘A ASSISTENTE VIRTUAL0, de S. K. Tremayne (Topseller Editora)

Sinopse Oficial: Ela está em casa dela.
Ela conhece todos os seus segredos.
Agora, ela quer destruí-la.

Jo Ferguson está feliz por se mudar para casa da sua melhor amiga, em Londres. O luxuoso apartamento de alta tecnologia é gerido por uma meticulosa assistente virtual chamada Electra, que, entre outras coisas, cuida do aquecimento e das luzes.

Certa noite, porém, Electra diz uma frase que ameaça fazer ruir o mundo de Jo: Sei o que fizeste. Jo fica aterrorizada. Porque no passado ela fez algo terrível. Algo imperdoável. Apenas duas outras pessoas conhecem o segredo de Jo, e elas nunca contariam a ninguém. Ou contariam?

À medida que um inverno rigoroso paralisa Londres, Jo começa a perceber que a assistente virtual não quer apenas controlá-la… Ela quer destruí-la.


FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (4)

O Príncipe Cruel
O Príncipe Cruel | © TopSeller Editora

‘O PRÍNCIPE CUREL, de Holly Black (TopSeller Editora)

Sinopse Oficial: Passaram dez anos desde que Jude e as irmãs foram raptadas pelo assassino dos seus pais e levadas para Faerie — o reino das fadas. Jude sente um verdadeiro fascínio pela beleza destes seres mágicos e imortais, mesmo sabendo que também são malévolos e impiedosos, e continua a sonhar em pertencer a este mundo encantado.

Mas o povo das fadas despreza mortais e, para se tornar cavaleira e receber um lugar na Corte, Jude tem de arriscar a sua mortalidade e desafiar o príncipe Cardan, o filho mais novo e mais cruel do Rei Altíssimo. O príncipe odeia Jude e tudo fará para se ver livre dela. Tudo!

É então que Jude se envolve nas intrigas e atividades de espionagem do palácio, acabando por descobrir o seu próprio talento para derramar sangue. E quando o seu sonho está prestes a tornar-se realidade, o destino de Faerie fica por um fio, obrigando Jude a fazer uma inesperada e perigosa aliança para salvar as irmãs e o reino que tanto a rejeita.

As fadas não são de confiança, mesmo quando dizem a verdade…


FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA (5)

A Tempestade
A Tempestade | © Saída de Emergência

‘A TEMPESTADE’, de Clive Cussler (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: No Oceano Índico, uma embarcação de pesquisa da equipa NUMA está a recolher amostras de água quando um membro da tripulação deteta uma mancha na água. O que a princípio parecia ser uma mancha de óleo rapidamente se transforma numa nuvem de partículas negras que subitamente ataca a embarcação, matando a tripulação e deixando os destroços em chamas.

Algumas horas mais tarde, Kurt Austin e Joe Zavala têm de lidar com as consequências de um acidente que não deixou sobreviventes. Um audacioso plano está em marcha para alterar o clima à escala global através de uma tecnologia concebida para destruir a poluição marítima. Mas a face do inimigo nem sempre é percetível, e sendo esta missão profundamente pessoal para a equipa NUMA, o perigo pode estar muito próximo de casa…


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (1)

O Lugar Das Coisas Perdidas
O Lugar Das Coisas Perdidas | © Oficina do Livro

‘O LUGAR DAS COISAS PERDIDAS’, de Susana Piedade (Oficina do Livro)

Sinopse Oficial: Numa pacata vila de província, uma criança desaparece misteriosamente a caminho da escola, deixando a mãe em estado de choque e os vizinhos incrédulos e alvoroçados. No início, todos se oferecem para ajudar Mariana a encontrar a filha, mas, como sempre acontece nos meios pequenos, as intrigas, os medos e as desconfianças acabam por desenterrar histórias do passado e segredos que se julgavam a salvo, desencantando um culpado em cada esquina.

O caso torna-se ainda mais enigmático quando, na manhã em que a Alice sumiu, quase todos os que lhe eram próximos tiveram, curiosamente, atitudes estranhas, pelo que, entre tantos rostos conhecidos, talvez ninguém esteja, afinal, completamente inocente. E o pior é que a única pessoa que assistiu a tudo é também a única que não o poderá contar.

Num romance trepidante que mantém o suspense até à última página, Susana Piedade – finalista do Prémio LeYa com o romance As Histórias Que não Se Contam – regressa ao tema da perda e da culpa, oferecendo-nos uma história profunda e surpreendente, na qual quase nada é o que parece.


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (2)

Bambi
Bambi | © Dom Quixote

‘BAMBI — Zack Nº3’, de Mons KallenToft & Markus Lutteman (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: Bambi é o terceiro volume (depois de Zack e Leão) da saga do jovem detetive Zack Herry que, como um Hércules dos tempos modernos, tenta combater o crime no submundo de Estocolmo. Zack é uma personagem contraditória que nos seduz desde o primeiro momento.

Neste volume Zack e a Unidade Especial deparam-se com aquilo que inicialmente parece ser um suicídio coletivo de adolescentes baseado em rituais satânicos, mas que a investigação leva a outras conclusões.

Um thriller cheio de ritmo, suspense, amor e drama mas não só. É preciso chegar ao final para começar a levantar-se o véu sobre a real história de Zack, o mistério que envolve as origens do nosso jovem herói.

Neste volume o nosso Hércules dos tempos modernos terá de apanhar a Corça de Cerineia.


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (3)

O Ladrão de Tatuagens
O Ladrão de Tatuagens | © Bertrand Editora

‘O LADRÃO DE TATUAGENS’, deAlison Belsham  (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Um corpo encontrado em Brighton, dentro de um contentor, é uma má notícia. Mas é também uma oportunidade única para um polícia ambicioso, recém-promovido, mostrar aos seus superiores que a confiança que nele depositaram tem toda a razão de ser. Para tal, o inspetor Francis Sullivan tem de resolver o crime a todo custo num desafio levantado por um dos serial killers mais maquiavélicos do país. A peça-chave da investigação tem um nome, Marni Mullins, a tatuadora que encontrou o cadáver e que conhece a estranha alquimia do sangue e da tinta. Mas Marni tem um passado tempestuoso e muitas razões para desconfiar da justiça …

O investigador Francis Sullivan precisa de ajuda. Há um serial killer à solta, a cortar as tatuagens dos corpos das suas vítimas ainda vivas, e Marni conhece esse mundo como a palma da sua mão.

Marni e Francis formam uma dupla absolutamente imbatível neste thriller cujo conceito e imagens são fortíssimos.


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (4)

Um Cemitério para Lunáticos
Um Cemitério para Lunáticos | © Cavalo de Ferro

‘O CEMITÉRIO PARA LUNÁTICOS’, de Ray Bradbury (Cavalo de Ferro)

Sinopse Oficial: Na noite de Halloween, um jovem argumentista de Hollywood recebe uma mensagem anónima para ir à meia-noite ao cemitério contíguo aos estúdios da Maximus Films, onde será surpreendido por uma grande revelação.

Ali depara com a figura arrepiante do antigo proprietário dos estúdios, supostamente morto há vinte anos. Terá visto bem, ou terá sido uma ilusão, uma partida de mau gosto? Em breve, ocorrerão outros estranhos acontecimentos ligados a um misterioso passado e a um monstro que anda à solta.

Na tentativa de resolver todos estes enigmas, contando com a ajuda do detective Elmo Crumley e de uma plêiade de personagens excêntricas da Sétima Arte, o escritor vê-se enredado numa teia de segredos e escândalos que abrem a porta ao leitor ao mundo perdido dos anos dourados do cinema americano.

Escrito com humor e imaginação delirante, Um Cemitério para Lunáticos é um dos romances mais icónicos de Ray Bradbury, um livro inclassificável, algures entre uma autobiografia inventada e um livro policial, que evoca, entre sombras e luzes artificiais, um passado deslumbrante.


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (5)

Terra Americana
Terra Americana | © Edições ASA

‘TERRA AMERICANA’, de Jeanine Cummins (Edições ASA)

Sinopse Oficial: Ontem Lydia era dona de uma livraria.
Estava casada com o homem que amava.
Vivia rodeada de família e amigos.
Hoje Lydia perdeu tudo.
Tudo, menos o filho, Luca, de oito anos.
Por ele, vai amarrar uma faca de mato à perna.
Vai saltar para um comboio de alta velocidade em andamento.
Vai até ao fim do mundo.

Únicos sobreviventes do massacre da sua família às mãos de narcotraficantes, Lydia e Luca sabem que têm de fugir do México imediatamente. Cada minuto conta. Cada troca de olhares está impregnada de perigo. Em cada momento de fraqueza pulsam a vida e a morte.

Já considerado um clássico moderno da literatura americana e comparado ao romance As Vinhas da Ira, de Steinbeck, Terra Americana é um romance oportuno, incómodo e, acima de tudo, impossível de esquecer.


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (6)

A Mestra das Marionetas
A Mestra das Marionetas | © Casa das Letras

‘A MESTRA DAS MARIONETAS’, de Carmen Posadas (Casa das Letras)

Sinopse Oficial: Se existiu uma mulher que estava destinada a brilhar, foi Beatriz Calanda, cuja vida exagerada e excessiva atravessa os últimos sessenta anos da História de Espanha.

Repasto das revistas de sociedade, com uma vida cinzelada a toques de glamour, escândalos e exclusivos, grande senhora do jet set madrileno, toda a gente sabe perfeitamente quem é Beatriz Calanda e quem foram os seus quatro maridos – um ator em voga, um grande intelectual de esquerda, um aristocrata e um banqueiro.

Sim, toda a gente a conhece, mas ninguém, nem sequer os maridos, e muito menos as filhas, sabe quem ela é na realidade, quais as suas origens e o que teve de fazer para se tornar um ícone capaz de arrastar uma corte de paparazzi.

Para descobrir o que se esconde por trás desta fachada deslumbrante será necessário viajar até ao passado, até à sua adolescência na Madrid da Transição. E também até à juventude da sua mãe durante os anos obscuros do pós-guerra.


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (7)

O Livro dos Baltimore
O Livro dos Baltimore | © Alfaguara Portugal

‘O LIVRO DOS BALTIMORE’, de Joël Dicker (Alfaguara Portugal)

Sinopse Oficial: Descubra o que aconteceu a Marcus Goldman antes d’A verdade sobre o caso Harry Quebert.
Oito anos depois do dia que tudo mudou, é a história da sua família que Marcus Goldman decide investigar.
Movido pelas memórias felizes dos tempos áureos de Baltimore, procura descobrir o que se passou no dia do Drama, que mudaria para sempre o destino da família.
O que aconteceu realmente aos Goldman de Baltimore?


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (8)

O Traidor
O Traidor | © Marcador

‘O TRAIDOR’, de Nelson DeMille (Marcador)

Sinopse Oficial: Um thriller tenso e cheio de suspense de Nelson DeMille, autor bestseller n.º 1 do New York Times – aqui a escrever com o filho, o argumentista Alex DeMille. Neste livro, dois investigadores procuram na Venezuela um desertor do Exército que talvez saiba demasiado sobre uma operação secreta do Pentágono…

Quando o capitão da Força Delta, Kyle Mercer, desapareceu no Afeganistão, um vídeo divulgado pelos seus captores talibãs fez as manchetes internacionais. Mas as circunstâncias eram dúbias: Mercer desertou antes de ser capturado? Depois, um segundo vídeo enviado aos comandantes de Mercer no Exército não deixa dúvidas: o assassino treinado e detentor de informações secretas do Exército desapareceu voluntariamente.

Quando Mercer é visto dois anos depois em Caracas, na Venezuela, os chefes militares encarregam Scott Brodie e Maggie Taylor, da Divisão de Investigação Criminal, de trazer Mercer de volta aos Estados Unidos, vivo ou morto. Brodie sabe que tem em mãos uma missão árdua, dificultada pela inexperiência da sua nova parceira e pela sua suspeita de que Maggie Taylor esteja a trabalhar para a CIA.


FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE (9)

A Corrente
A Corrente | © Editorial Presença

‘A CORRENTE’, de Adrian McKinty (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: A manhã começa normalmente. Rachel Klein deixa a filha, Kylie, na paragem de autocarro e segue a sua rotina diária. Mas um telefonema a partir de um número desconhecido para o seu telemóvel muda tudo. Do outro lado da linha, está uma mulher a avisá-la de que tem Kylie em seu poder, no banco de trás do seu carro, e que Rachel só voltará a ver a filha se pagar um resgate… e raptar outra criança.

A mulher diz-lhe que é mãe de um rapazinho que foi também raptado e que, se Rachel não fizer exatamente o que ela lhe diz, o menino morrerá e Kylie também. Rachel faz agora parte da Corrente, um esquema aterrorizador que transforma os pais das vítimas em criminosos – e que, ao mesmo tempo, deixa alguém muito rico.

Rachel é uma mulher comum mas, nos dias que se seguem, vai ultrapassar limites até aí inimagináveis. Terá de fazer escolhas morais impossíveis e praticar coisas terríveis. A Corrente é implacável e totalmente anónima. As suas regras são simples: entregar o dinheiro exigido, encontrar uma vítima e, a seguir, cometer um ato abominável que nunca passaria pela mente de uma pessoa comum.

Os cérebros por trás da Corrente sabem que os pais farão qualquer coisa pelos seus filhos. Mas o que eles não sabem é que podem finalmente deparar-se com alguém à sua altura. Rachel é inteligente, determinada e uma sobrevivente. Será ela a pessoa capaz de quebrar a Corrente?


FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (1)

Os Testamentos
Os Testamentos | © Bertrand Editora

‘OS TESTAMENTOS’, de Margeret Atwood (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: A obra-prima distópica de Margaret Atwood, A História de Uma Serva, tornou-se um clássico do nosso tempo cuja conclusão conhecemos nesta deslumbrante sequela.
Quinze anos depois de A História de Uma Serva, o regime teocrático da República de Gileade mantém-se no poder, mas há sinais de que está a começar a cair por dentro.
Neste momento crucial, os percursos de três mulheres radicalmente diferentes cruzam-se com resultados potencialmente explosivos. Duas cresceram em diferentes territórios, separadas por uma fronteira: uma, a filha privilegiada de um Comandante de alta patente, em Gileade, e a outra no Canadá, onde acompanha ativamente os horrores praticados pelo regime do país vizinho. Às vozes destas duas jovens, saídas da primeira geração que cresceu sob a nova ordem, junta-se a voz de uma terceira, uma mulher que é um dos carrascos do regime de Gileade, cujo poder se baseia nos segredos que foi reunindo sem escrúpulos e que usa de forma cruel.

São estes segredos, há muito enterrados, que irão aproximar estas três mulheres, forçando-as a aceitarem-se e a defenderem as suas convicções mais profundas.


FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (2)

Encontra-me
Encontra-me | © Clube do Autor

‘ENCONTRA-ME’, de André Aciman (Clube do Autor)

Sinopse Oficial: Samuel parte de Florença para Roma para visitar o filho Elio, um talentoso pianista. Mas um encontro inesperado vai modificar a sua vida para sempre.

Elio entretanto, muda-se para Paris enquanto Oliver, professor universitário com mulher e filhos, se vê confrontado com uma viagem de regresso ao continente europeu.

Como será o retorno? Como vão estes homens lidar com as emoções do passado que, afinal, continuam tão presentes?

Através de três personagens muito diferentes, Encontra-me fala sobre o poder dos sentimentos profundos.


FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (3)

O Pintor de Batalhas
O Pintor de Batalhas | © Edições ASA

‘O PINTOR DE BATALHAS, ‘de Arturo Pérez-Reverte (Edições ASA)

Sinospe Oficial: Do Vietname ao Líbano, do Camboja à Eritreia, de El Salvador à Nicarágua, de Angola e Moçambique aos Balcãs e ao Iraque… Depois de trinta anos a tirar fotografias em busca da imagem definitiva, do momento simultaneamente fugaz e eterno que explica tudo, o fotógrafo de guerra Andrés Faulques substitui a câmara pelos pincéis.

Não tendo conseguido tirar a foto capaz de transmitir o caos do Universo, agora, enquanto tenta compreendê-lo, começa a pintar um grande fresco circular no muro de uma torre de vigia no Mediterrâneo, onde vive sozinho, perturbado pela memória de uma mulher que nunca conseguiu esquecer e pela visita inesperada de um homem que o quer matar.

O homem é uma sombra do seu passado, uma das inúmeras faces da guerra com que ele ganhou a vida. Mas o poder da imagem vai muito além da sua existência física e, à medida que o romance avança, a história do artista e do soldado emerge, entrelaçada com uma história de amor condenada e o progresso de uma pintura impregnada de História.

Deslumbrante e perturbador, O Pintor de Batalhas arrasta o leitor e subjuga-o, através da complexa geometria do caos do século XX: a arte, a ciência, a guerra, o amor, a lucidez e a solidariedade combinam-se no vasto mural de um mundo que agoniza.


FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (4)

O Passado
O Passado | © Cultura Editora

‘O PASSADO’, de Tessa Hadley (Cultura Editora)

Sinopse Oficial: Três irmãs e um irmão regressam, para as últimas férias de verão, à velha casa dos avós. Trazem os filhos, uma nova esposa e o filho de um antigo namorado. Ao longo de três semanas, as memórias do passado e da infância voltam à superfície e as tensões aumentam, misturando-se com o ar quente e denso da paisagem idílica de uma pequena vila inglesa.

Tessa Hadley constrói um magnífico romance, só ao alcance de uma extraordinária autora, onde as particularidades das ligações familiares, as suas crises e alegrias, assumem o papel de protagonistas, assegurando que o passado fará sempre parte de nós.


FICÇÃO — FICÇÃO GERAL (5)

Sementes Mágicas
Sementes Mágicas | © Quetzal Editores

‘SEMENTES MÁGICAS’, de V. S. Naipaul (Quetzal)

Sinopse Oficial: Willie Chandran é um homem de identidade incerta que, aos quarenta anos, tem atrás de si uma vida de peregrino: saiu da Índia, onde nasceu, viveu em Londres, Berlim e num país africano de língua portuguesa, provavelmente Moçambique.
A meio da vida, instigado pela irmã – e em consequência da sua própria lassitude -, regressa à Índia e resolve juntar-se a um grupo revolucionário clandestino. Mas mais uma vez, como acontecera no passado, Chandran sente-se fora da sua própria história.

Quando volta ao Reino Unido, onde a sua demanda começara trinta anos antes, encontra um país que virou costas ao seu passado e que, como ele, está deslocado da sua própria história. Porém, num momento de grotesca revelação, chega ao entendimento daquilo que poderá, finalmente, libertar o seu verdadeiro eu.


NÃO FICÇÃO

Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.

Livros a não perder em março
Livros a não perder em março | © Bertrand Editora / Edições Chá das Cinco / Saída de Emergência

Preparado para descobrir a não ficção do mês? Basta virares a página!


NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (1)

Não Há Planeta B
Não Há Planeta B | © Edições Chá das Cinco

‘NÃO HÁ PLANETA B — DICAS E TRUQUES PARA UM AMBIENTE SUSTENTÁVEL’, de Carmen Lima (Edições Chá das Cinco)

Sinopse Oficial: Está nas nossas mãos ajudar a mudar o rumo do Planeta. E se é verdade que as grandes mudanças conjunturais são fundamentais para garantir a continuidade da espécie humana, igualmente importantes são as medidas adotadas por cada um de nós. Reduzir o consumo de recursos, aumentar a eficiência energética e o recurso a energias renováveis, optar por sistemas de mobilidade suave ou adotar a política dos 5R na gestão dos nossos resíduos urbanos são pequenos gestos que nos tornam mais responsáveis em termos ambientais.

Mas, para reduzir a pegada ambiental, o mais importante é estarmos preparados para pensar, comprar e até comer de forma diferente. Porque todos os pequenos gestos são importantes, como a produção deste livro em papel reciclado.


NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (2)

O Código da Emoção
O Código da Emoção | © Lua de Papel

‘O CÓDIGO DA EMOÇÃO’, de Dr. Bradley Nelson (Lua de Papel)

Sinopse Oficial: Podemos viver as emoções de diferentes maneiras. Na maior parte das vezes esquecemo-nos delas pouco depois de as vivermos. Há alturas, porém, em que não as processamos convenientemente, não deixamos que façam o seu caminho, e elas acabam por ficar presas no nosso subconsciente.

Essas emoções aprisionadas raramente passam despercebidas. Mais cedo ou mais tarde vão manifestar-se na nossa vida e no nosso corpo – através de dores ou mesmo de doenças. Vão também afetar-nos mental e emocionalmente, determinando o modo como pensamos e as escolhas que fazemos. Por outras palavras, vão condicionar não apenas o nosso sucesso, como a nossa própria capacidade para amar (ou ser amados).

O Código da Emoção, escrito pelo médico holístico Dr. Bradley Nelson, apresenta-nos um caminho simples e eficaz para nos livrarmos de toda essa pesada bagagem emocional. O autor ensina-nos a identificar e a libertar essas emoções através de terapias bioenergéticas, e a abrir o coração às energias positivas que nos rodeiam.

Num livro poderoso, ilustrado com várias histórias reais de curas emocionais operadas pelo autor, O Código da Emoção é hoje – um pouco por todo o mundo – o livro de referência da auto-cura.


NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (3)

Geografia para Pessoas com Pressa
Geografia para Pessoas com Pressa | © Editorial Presença

‘GEOGRAFIA PARA PESSOAS COM PRESSA: TUDO SOBRE O PLANETA TERRA EM 200 PÁGINAS!, de Will Williams (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Uma abordagem concisa e aliciante aos principais temas relacionados com a Terra, seus recursos naturais, a atmosfera, e ainda a ação do Homem e seus efeitos.

Já esqueceu tudo o que aprendeu sobre os rios?
Lembra-se das questões essenciais sobre o clima e o tempo atmosférico?
E quanto aos diferentes tipos de vulcões?
Ou placas tectónicas?
Este livro contém as respostas a todas essas questões e muitas mais.

Numa escrita clara e acessível, este guia apresenta os tópicos fundamentais, incluindo o mundo físico, o mundo humano, assuntos globais, alterações climáticas, o impacto industrial e o ciclo hidrológico. Uma leitura indispensável para todos aqueles que se interessam e preocupam com o planeta Terra.


NÃO FICÇÃO — PRÁTICO (4)

O Poder Mágico do Jejum
O Poder Mágico do Jejum| © Pergaminho Editora

‘O PODER MÁGICO DO JEJUM’, de  Dr. Yoshinori Nagumo (Pergaminho Editora)

Sinopse Oficial: Quantas vezes já comeu hoje? Se a resposta é mais do que uma, espante-se: está a comer demais! O Dr. Yoshinori Nagumo revela, no seu best-seller com mais de 1.000.000 exemplares vendidos no Japão, a chave da saúde: comer uma vez por dia e comer bem. Está comprovado que o corpo humano – a nossa componente genética, o nosso sistema imunitário e o nosso metabolismo – são feitos para funcionar a um nível ótimo com uma refeição por dia. Se o estômago está a roncar, as células estão a funcionar! Os efeitos de comer mais são precisamente as doenças crónicas e epidémicas, como o diabetes e o cancro.

O Poder Mágico do Jejum explica detalhada e acessivelmente as bases científicas deste princípio, e oferece dicas preciosas para instituir o hábito mais saudável que alguma vez terá: comer bem, uma vez por dia.


NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (1)

Ave-Marias
Ave-Marias | © Contraponto Editores

‘AVE-MARIAS — TODAS AS MULHERES SEM ROSTO DA BÍBLIA’, de  Hernâni Carvalho (Contraponto Editores)

Sinopse Oficial: No seu novo e surpreendente livro, Ave-Marias, Hernâni Carvalho analisa o papel da mulher tendo como ponto de partida aquele que é o texto fundamental em que se baseia a nossa cultura ocidental: a Bíblia Sagrada. Votadas desde a Antiguidade ao silêncio e limitadas à reprodução e às atividades domésticas, ao longo da História as mulheres foram sempre remetidas para a sombra. E na Bíblia acontece o mesmo. A mulher bíblica era, essencialmente, amante, esposa e mãe. O seu papel era na vida familiar. Na vida social, económica, política e religiosa do país, permanecia sempre na dependência do seu marido ou pai. Calada, à margem e, na maior parte dos casos, anónima. Muitas das que ali se referem são pessoas sem rosto, que nem sequer têm o direito de ver os seus nomes inscritos nas Sagradas Escrituras. O que ali se define é, isso sim, o lugar da mulher: um lugar secundário, acessório, carregado de deveres e sem direitos, numa visão cultural que a encarava apenas de forma utilitária, como servente, como reprodutora, como objeto de prazer ou, quando muito, como meio de obter influência. Meros instrumentos, figurantes, por vezes quase adereços.

Em Ave-Marias, Hernâni Carvalho, num registo diferente do habitual, apresenta um olhar sobre essas mulheres, mulheres reais, que por vezes desempenharam papéis determinantes e acabaram retratadas como meras espectadoras, e convida a uma reflexão sobre o tratamento subalterno que ainda hoje, séculos e séculos depois, se dá às mulheres em muitos lugares.


NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (2)

Superação
Superação | © IN

‘SUPERAÇÃO — OS BASTIDORES DE UMA VIDA: DA OBESIDADE AO AMOR-PRÓPRIO’, de Ricardo Castro (IN Edições)

Sinopse Oficial: Ricardo Castro é um ator português que desempenhou várias personagens em séries e telenovelas, e é o protagonista de uma novela que vai estrear na TVI. Neste livro partilha o seu percurso e o problema de obesidade que o acompanhou desde a infância, com todos as complicações que enfrentou.

Num momento de viragem, perdeu 52 kg e mudou por completo o seu estilo de vida e este livro é a história de como o Ricardo o conseguiu, que podia falar de qualquer um que lute diariamente contra o problema da obesidade e as suas complicações, não só médicas como sociais, desde a maneira como a pessoa se vê a si própria até à forma como os outros a veem.

Pode ser uma ferramenta de auto-ajuda para quem se identifica com o mesmo problema de peso e pretende mudar.


NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (3)

Manhãs In the Night
Manhãs In the Night | © Oficina do Livro

‘MANHÃS IN THE NIGHT — A DIGRESSÃO DOS 40 ANOS DA RÁDIO COMERCIAL‘ (Oficina do Livro)

Sinopse Oficial: Quem disse que as estrelas do rock and roll não acordam com as galinhas?
Entre dúvidas existenciais como esta, confissões íntimas e imagens notáveis dos bastidores e dos palcos da digressão dos 40 anos da Comercial, este é o indispensável álbum de recordações dos espetáculos Manhãs in the Night e dos momentos de magia que o talento de um grupo muito especial levou às plateias de todo o país.

Um cocktail de humor, alegria e percalços com a marca inconfundível dos ases das Manhãs da Comercial – Pedro Ribeiro, Vasco Palmeirim, Nuno Markl, Vera Fernandes e o convidado especial Ricardo Araújo Pereira.


NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO & BIOGRÁFICO (4)

Ascensão e Queda
Ascensão e Queda | © Temas e Debates

‘ASCENSÃO E QUEDA’, de Paul Strathern (Temas e Debates)

Sinopse Oficial: Do Império Acádio aos EUA, este livro percorre a história do mundo por meio dos seus dez maiores impérios. Através deles examina o desejo de poder da humanidade, sob as suas formas mais infames ou mal compreendidas, e traça a evolução do impulso imperial, desde a agressão militar primária dos impérios antigos até à subtil mas eficaz influência cultural das atuais superpotências.

Acima de tudo, demonstra-nos que em todo o mundo a ambição de grandeza imperial – dos imperadores romanos a Hitler – se baseia em sonhos de utopia e imortalidade, mas também que todos os impérios contêm a semente da autodestruição desde o primeiro instante.


NÃO PRÁTICO — ENSAIO & ATUALIDADE (1)

Em Casa
Em Casa | © Bertrand Editora

‘EM CASA— BREVE HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA’, de Bill Bryson (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Em que consiste de facto a História? Séculos de pessoas no seu quotidiano: a dormir, a comer, a fazer sexo, a tentar viver confortavelmente. E onde acontece tudo isso? Em casa.

Foi este pensamento que inspirou Bill Bryson a fazer uma viagem pela sua própria casa, uma velha reitoria em Norfolk, andando de divisão em divisão a pensar como tinham início os acontecimentos banais da vida. E o que descobriu foram espantosas ligações entre tudo, desde o Palácio de Cristal à Torre Eiffel, do escorbuto à profanação de cadáveres, dos percevejos à Revolução Industrial, da crinolina às retretes, e praticamente tudo o resto que alguma vez aconteceu.

Se Breve História de Quase Tudo nos dava um panorama abrangente do mundo, do Universo e de tudo o mais, Em Casa espreita a vida privada pelo microscópio. Bryson emprega a mesma curiosidade insaciável, o mesmo humor irresistível, a mesma prosa estilizada e o mesmo poder narrativo, o que torna este livro um dos mais lúdicos e esclarecedores acerca da maneira como vivemos.
«As casas não são refúgios da História. São onde a História vai acabar.»


NÃO PRÁTICO — ENSAIO & ATUALIDADE (2)

Os Donos Angolanos de Portugal
Os Donos Angolanos de Portugal | © Bertrand Editora

‘OS DONOS ANGOLANOS DE PORTUGAL’, de Jorge Costa, João Teixeira Lopes & Francisco Louçã (Bertrand Editora)

Sinopse Oficial: Os Donos Angolanos de Portugal foi publicado pela primeira vez em 2014. Descreveu então detalhadamente os circuitos de enriquecimento, de corrupção e de cumplicidade entre capitais angolanos e portugueses e, em particular, a forma como os círculos do poder, organizados em torno da família e aliados de José Eduardo dos Santos, pilhavam Angola e reciclavam os seus rendimentos através de Portugal. O livro registou os principais articuladores desse investimento em Portugal: Isabel dos Santos, Manuel Vicente, José Leitão, Kopelipa. Contámos ainda a história do BES em Angola, dos seus contactos chineses e russos e da turbulenta aliança com o regime de Luanda.

No início de 2020, a revelação dos Luanda Leaks pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação trouxe novos dados sobre o modo de operação de Isabel dos Santos, os seus financiamentos, as suas transferências de capital e outras operações. Na sequência destas revelações e da ação de autoridades judiciais em Angola e de reguladores em Portugal, tardia que fosse, uma parte das suas propriedades portuguesas foi posta à venda. Esta edição revista e aumentada inclui a análise do fim do império do BES, bem como do caso Isabel dos Santos.


NÃO PRÁTICO — ENSAIO & ATUALIDADE (3)

O Infinito na Palma da sua Mão
O Infinito na Palma da sua Mão | © Vogais

‘O INFINITO NA PALMA DA SUA MÃO’, de Marcus Chown (Vogais)

Sinopse Oficial: Uma viagem alucinante através de alguns dos factos mais estranhos e maravilhosos sobre o nosso universo.

Há muitas coisas no mundo que parecem fazer todo o sentido, e descobertas científicas importantes têm-nos ajudado a compreender o nosso lugar no universo de modos fascinantes. Num estilo espirituoso, envolvente e acessível, Marcus Chown estuda a ciência por trás de 50 factos notáveis que ajudam a explicar as vastas complexidades da nossa existência.

Sabia que poderia encaixar toda a raça humana no volume de um cubo de açúcar?
Ou que a energia elétrica num único mosquito é suficiente para causar uma extinção em massa global?
Ou que, na realidade, estamos todos a viver num holograma gigante?
Ou, mais importante de tudo, lá fora, no universo, talvez haja um número infinito de cópias suas a ler um número infinito de cópias deste livro?

Usando estas e outras verdades estranhas, este livro dá vida às forças que governam o nosso universo e revela os detalhes intrigantes da nossa existência.


FAMILIAR & BAMBINO (1)

Haven
Haven | © Porto Editora

‘HAVEN’, de Simon Lelic (Porto Editora)

Sinopse Oficial: Longe dos olhares dos adultos, os túneis da cidade escondem uma organização secreta.

Sozinho e em fuga, Ollie Turner não tem como se esconder. Nos recantos mais escuros de Londres, encontra uma última oportunidade de sobreviver.
Haven, o refúgio, é uma organização secreta formada por adolescentes que alimentam um único propósito: travar a terrível Maddy Sikes, que quer destruir o pouco que resta da cidade de Londres, marcada pela corrupção e pelo crime.
O tempo está a esgotar-se para Ollie e os seus novos amigos. E para milhões de pessoas.

Esta é a nova aventura alucinante.


FAMILIAR & BAMBINO (2)

Recorde de Gargalhadas
Recorde de Gargalhadas | © Editorial Presença

‘RECORDE DE GARGALHADAS’, de Geronimo Stilton (Editorial Presença)

Sinopse Oficial: Em Ratázia, está para começar o Grande Festival dos Recordes, uma «maratona» de anedotas dedicadas ao desporto e aos desportistas! Aqui vão poder encontrar as melhores, mas mesmo as melhores piadas numa recolha realmente… vencedora!

Muitas anedotas desportivas de fazer vibrar os bigodes! do futebol à natação, passando pelo ténis e o esqui, só vos falta aquecer os músculos para bater o recorde de gargalhadas!

Qual é o cúmulo para uma borboleta nadadora? Bater o recorde em… mariposa! Onde é que os micróbios fazem surf? No micro-ondas! Qual é o melhor clube de futebol do mundo? O meu!

Divertimento assegurado dos 0 aos 99 anos!


FAMILIAR & BAMBINO (3)

Contos de Fadas para Millennials
Contos de Fadas para Millennials | © Nuvem de Tinta

‘CONTOS DE FADA PARA MILLENNIALS’, de Bruno Vincent (Nuvem de Tinta)

Sinopse Oficial: A versão hilariante dos contos de fadas tradicionais adaptados aos tempos modernos por um mestre em humor. Bem-vindos ao mundo dos contos de fadas, estilo millennial…

Os três porquinhos explicam que uma casa de palha é, na verdade, a única maneira de um comprador entrar no mundo imobiliário. O flautista de Hamelin muda a sua estratégia de conteúdo para atrair mais seguidores. O Hansel e a Gretel encontram uma bruxa defensora da comida limpa.


FAMILIAR & BAMBINO (4)

O Bando das Cavernas N.º 28
O Bando das Cavernas N.º 28 | © Booksmile

‘O BANDO DAS CAVERNAS Nº 28 — DOS QUE TÊM A MANIA QUE SÃO BONS’, de Nuno Cavarela (Booksmile)

Sinopse Oficial: Este livro, vindo dos confins do tempo, está repleto de aventuras e gargalhadas. Tudo por causa de um grupo muito especial de amigos: o Tocha, a Ruby, o Menir, o Kromeleque, o Tzick e o Sabre. Eles são o Bando das Cavernas!

O Bando das Cavernas e o Bando dos Que Têm a Mania Que São Bons participam num passatempo com um prémio fantástico: uma viagem ao parque temático mais fixe da pré-história. Apenas um bando pode ganhar. Consegues adivinhar qual? Graças a uma troca de identidades, o Crava, o Tremoço e o Pinguinhas vão tentar tomar conta desta aventura e viver uma série de peripécias engraçadas e surpreendentes. Será que o nosso Bando consegue desmascarar os impostores? Descobre tu e… junta-te ao Bando!


REEDIÇÕES (1)

A Tormenta de Espada
A Tormenta de Espada | © Saída de Emergência

‘A TORMENTA DE ESPADA — AS CRÓNICAS DE GELO E FOGO VOL. 5’, de George R.R. Martin (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: Os Sete Reinos estremecem quando os selvagens se aproximam da Muralha numa onda interminável de homens e gigantes. Jon Snow encontra-se entre eles, debatendo-se com a consciência e o papel que é forçado a desempenhar. Robb Stark, o Jovem Lobo, venceu todas as batalhas, mas será capaz de superar as mais subtis, que não se travam pela espada? Na corte de Joffrey, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra, e Sansa, livre do compromisso com o rapaz cruel que ocupa o Trono de Ferro, tem de lidar com as consequências de ser segunda na linha de sucessão de Winterfell.

Mas, no Leste, Daenerys navega na direcção das terras da sua infância. A menina indefesa transformou-se numa mulher poderosa. Quanto tempo falta para se transformar numa conquistadora impiedosa?


REEDIÇÕES (2)

A Glória dos Traidores
A Glória dos Traidores | © Saída de Emergência

‘A GLÓRIA DOS TRAIDORES’, de George R.R. Martin (Saída de Emergência)

Sinopse Oficial: O sopro do Inverno já se sente. Quando Jon Snow regressa à Muralha, perseguido pelos antigos companheiros do povo livre, só tem uma certeza: há coisas bem piores do que a hoste de selvagens que se aproxima. O Jovem Lobo também está de viagem para reconquistar duas coisas fundamentais para os Stark: as terras do Norte e o apoio da Casa Frey. A primeira será mais fácil quando conseguir a segunda. Mas todos sabem como Walder Frey é traiçoeiro.

Em Porto Real, há dois casamentos em perspectiva, ambos fundamentais para o destino do reino. Jaime Lannister, mutilado, regressa para junto dos seus sem saber o que o aguarda. E, do outro lado do mar, o poder dos dragões renasce, com Daenerys à cabeça de uma hoste de eunucos treinados para a guerra. Mas serão todos de confiança?


REEDIÇÕES (3)

Jubiabá
Jubiabá | © Dom Quixote

‘JUBIABÁ’, de Jorge Amado (Dom Quixote)

Sinopse Oficial: Jubiabá, história sobre a vida dos negros e da gente humilde de Salvador, tem como protagonista Antônio Balduíno, menino pobre e órfão nascido no morro onde convive com o ex-escravo e centenário pai-de-santo Jubiabá.

Ainda criança, Baldo tem o sonho de que, um dia, a sua história seja cantada num ABC, composição popular em louvor de heróis e santos.

Quando a sua tia de criação enlouquece, Baldo é entregue à guarda do comendador Pereira. Vivendo confortavelmente na casa nova, tem como companhia a menina Lindinalva, filha do comendador. Certo dia, porém, é obrigado a fugir, e têm início as aventuras que o tornarão famoso.

Durante um tempo, vive como mendigo, pelas ruas. Depois, torna-se o pugilista Baldo, o Negro. Frequenta o Lanterna dos Afogados, bar da beira do cais da Bahia. Compõe e vende sambas. Viaja para o Recôncavo, onde trabalha numa plantação de tabaco. Junta-se a um circo ambulante e coleciona amantes pelo caminho.

Mas Baldo permanece fiel ao seu amor platónico por Lindinalva. É graças a um pedido dela que se torna estivador e assume a liderança de uma greve geral em Salvador. Baldo toma consciência de que a escravidão ainda não acabou, e recusa-se a baixar a cabeça.

Finalmente, a sua história será cantada, e o ABC de Antônio Balduíno contará que o negro valente e brigão lutou pela liberdade do seu povo.


REEDIÇÕES (4)

A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia
A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia | © Sextante Editora

‘A  MARAVILHOSA VIAGEM DE NILS HOLGERSSON ATRAVÉS DA SUÉCIA’, de Nils Holgersson (Sextante Editora)

Sinopse Oficial: Este é um dos primeiros romances «ecológicos» do mundo, resultando de uma encomenda feita à autora para as escolas da Suécia, com o objetivo de ensinar às crianças a geografia do seu país. A beleza da sua escrita, a qualidade poética e a celebração do equilíbrio entre o Homem e a Natureza rapidamente o transformaram num dos romances mais queridos da literatura mundial. Esta edição portuguesa é a primeira traduzida a partir do sueco, reproduzindo integralmente edição a original em dois volumes de 1906-1907, e contém as famosas ilustrações de Bertil Lybeck para a edição de 1931.

Quais são os livros que não queres perder deste mês?

[tps_footer]

Lê Também:   Os 25 livros YA que tens de ler antes da adaptação ao cinema

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *