Livros a não perder | Seleção de abril 2019 by MHD
Seja romance, policial, histórico, biográfico, de mistério ou de ficção-científica, a Magazine.HD apresenta-te os livros a não perder em abril.
Com uma fornada de livros imperdíveis a caminho, distinguimos a seleção literária da MHD em 10 temas, de forma a poderes encontrar imediatamente os livros que mais te cativam. Eis os temas:
1. Ficção
-
- Romance & Romance Histórico (7 livros);
- Scifi & Fantasia (4);
- Young Adult (3);
- Policial & Suspense (10);
- Ficção Geral (4).
2. Não-Ficção
-
- Prático (4);
- Histórico (5);
- Ensaio & Atualidade (6).
Ficção (Romance & Romance Histórico; Scifi & Fantasia; Ficção Geral; Young Adult; Policial & Suspense)
Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos a não perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante, quer pretendas um dilema recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!
Não Ficção (Prático; Histórico; Ensaio & Atualidade)
Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.
Familiar & Bambino
Há livros intemporais, tal como existem livros para todas as idades. Na secção Familiar & Bambino, a MHD propõe-te a melhor fornada dos livros do mês, prontos para divertir, cativar e incentivar o raciocínio dos leitores mais jovens, mas nem por isso menos importantes!
Reedições
Para quem procura ler finalmente aquele clássico que queria ter adquirido, colecionar diferentes variantes das suas obras favoritas ou substituir um livro a pedir uma reforma, a MHD apresenta as reedições mais marcantes deste mês.
Pronto para descobrir os livros do mês? Basta virar a página!
FICÇÃO
Se procuras um livro literalmente fora da caixa, então estás no sítio certo! A seleção da MHD de ficção apresenta-te os títulos que não podes perder este mês, quer procures uma história ardente e pulsante ou recheada de mistério, fantasia e magia. Com a imaginação e o real lado a lado, o resultado só pode ser fantástico!
FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO
‘DUAS IRMÃS, UM REI’, de Philippa Gregory (Planeta)
Sinopse Oficial: Separadas pelo amor, unidas pelo sangue
Maria Bolena, uma jovem de catorze anos chama a atenção de Henrique VIII quando chega à corte.
Deslumbrada pelo Príncipe Dourado, a alegria de Maria dura pouco, pois apercebe-se que não passa de um peão nas jogadas políticas da sua ambiciosa família.
À medida que o interesse do rei esmorece, vê-se forçada a afastar-se para dar o lugar à sua melhor amiga e rival – a irmã Ana – e a ensiná-la como agradar ao rei.
Ana depressa se torna irresistível para Henrique, e Maria nada pode fazer a não ser assistir à ascensão da irmã. Nada impede Ana de atingir a posição que deseja. A partir desse momento, Maria passa a ser a outra Bolena, mas há um homem que se atreve a desafiar o poder da família e oferece a Maria uma vida de liberdade e paixão… se ela tiver coragem de fugir, antes que os inimigos dos Bolena se voltem contra ela.
E Maria sabe que tem de desafiar a família.
FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO
‘CORAÇÃO EM CHAMAS’, de Nora Roberts (Chá das Cinco Editora)
Sinopse Oficial: O perigo e a adrenalina fazem parte da vida de Rowan Tripp. Ser bombeira paraquedista está-lhe no sangue, e para ela há poucas coisas tão estimulantes como saltar de paraquedas sobre uma floresta em chamas. Voltar às florestas do Montana é como voltar a casa… mesmo que esse regresso seja ensombrado pelas recordações do companheiro que perdeu no ano anterior. Com a época de incêndios quase no início, os recrutas preparam-se intensamente.
Entre eles destaca-se Gulliver Curry, um experiente bombeiro com muita conversa fiada que quer chegar ao coração de Rowan. Ela não tem o hábito de se envolver com outros bombeiros – qualquer distração no ar ou em terra pode ser fatal -, mas Gull está convencido de que a fará mudar de ideias… Quando os fogos começam e um assassino deixa um rasto de morte, Rowan e Gull percebem que terão de unir esforços para enfrentar um perigo muito mais real do que as chamas….
FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO
‘A TENTAÇÃO NA PORTA AO LADO’, de Alice Clayton (Topseller)
Sinopse Oficial: Com um apartamento novo em São Francisco e uma batedeira de bolos topo de gama, Caroline Reynolds podia ser feliz, não fosse a falta que sente do seu O (sim, aquele com direito a bolinha vermelha…).
É dona do gato mais esperto do planeta, mas isso não compensa o facto de há muito não ter contacto com um O.
E por muito bem que a sua carreira como designer de interiores esteja a correr, se há coisa que na sua vida não tem sucesso é o seu triste e há muito perdido «O». Para piorar esta falta de prazer, não consegue dormir desde que mudou de casa. Tudo por causa do barulhento e engatatão vizinho do lado e das suas ruidosas atividades noturnas!
O culpado pela trepidação das paredes de Caroline é Simon Parker, que todas as noites faz questão de mostrar que está em grande forma no que toca ao amor. Por isso, quando o barulho ameaça atirá-la literalmente para fora da cama, envolta pela frustração sexual e por um sensual baby-doll cor-de-rosa, ela decide confrontar o vizinho que passa a vida a ouvir mas nunca viu. Só que a tensão entre eles é tão forte como as paredes são fracas…
Com umas paredes tão finas, é impossível não sentir a tentação na porta ao lado…
FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO
‘OS DUQUES PREFEREM AS LOIRAS’, de Loretta Chase (Chá das Cinco)
Sinopse Oficial: As propostas de casamento quinzenais vindas de homens que não conseguem ver para além da aparência estão a afetar os nervos de Clara Fairfax. Deslumbrante, inteligente e divertida, ela é muito mais do que uma cara bonita. Casar com alguém que não a considere um simples acessório ou uma fonte de rendimento é o seu objetivo. Até que o seu caminho se cruza com Oliver Radford…
Embora se encontre inesperadamente na linha de sucessão para herdar um ducado, Radford nunca pertenceu à sociedade elegante, e a bela e loira Clara, apesar de ter algum cérebro, nunca fez parte dos seus planos. Mas a jovem é persistente e consegue derrotar até a lógica mais infalível. À medida que o casamento se aproxima, Oliver terá de fazer tudo para não perder a cabeça por causa dela.
De acordo com os padrões da sociedade, este é um casamento inconveniente, mas Clara e Oliver estão longe de ser pessoas comuns. Será que a herdeira mais desejada da temporada e o solteirão mais difícil de Londres serão vítimas dos seus desejos mais rebeldes?
FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO
‘O HOMEM DO MÊS, de J. Kenner (Topseller)
Sinopse Oficial: O bar The Fix on Sixth está em risco de fechar. Um grupo de amigos decide ajudar, competindo com o que de melhor tem: sensualidade e atributos físicos! E assim surge o concurso O Homem do Mês, onde os melhores partidos do Texas vão disputar o título durante doze meses, atraindo os olhares do público e das mulheres que os tiram do sério.
Abril
Divertido, picante e inconveniente, Nolan Wood é uma estrela de rádio, que usa o sexo sem compromisso e algum humor para esconder a sua insegurança. Até que conhece Shelby. O problema é que Shelby acredita que são completos opostos e que a relação entre eles nunca irá funcionar. Conseguirá Nolan mostrar-lhe que está errada?
Maio
Tyree Johnson é o dono do The Fix e há muito que o destino lhe tem sido cruel. Perdeu o melhor amigo na guerra, a mulher num acidente, e agora está em risco de perder o bar. Como se não bastasse, Eva, o seu primeiro amor, está de volta. Mas estará Tyree disposto a abrir o coração à primeira mulher que lho partiu?
Junho
Não há mulher que resista ao rico e irreverente Parker Manning. A não ser Megan Clark. Por isso, quando ela lhe pede ajuda, Parker propõe-lhe em troca uma noite sensual. Mas ele não esperava ficar tão rendido ao poder dela, e agora, para a conquistar, tem de aprender a mostrar quem verdadeiramente é. Será que vai conseguir?
Qual destes homens a conquistará?
FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO
‘EM QUEDA LIVRE’, de Jennifer Weiner (Bertrand Editora)
Sinopse Oficial: Allison Weiss é a típica mãe trabalhadora que tenta conciliar um negócio, pais idosos, uma filha exigente e um casamento. Mas quando o website por ela desenvolvido se torna um enorme sucesso, fica completamente esmagada. Enquanto se esforça por manter a vida equilibrada e satisfazer as necessidades dos que a rodeiam, Allison descobre que os analgésicos receitados para uma lesão nas costas a ajudam a lidar com algo mais do que apenas o desconforto físico – fazem com que se sinta calma e capaz de ultrapassar os seus dias cada vez mais agitados.
À medida que as semanas passam os analgésicos vão desaparecendo a uma velocidade cada vez maior e naturalmente, a sua preocupação aumenta. Em pouco tempo vê-se num mundo que nunca imaginara possível: a reabilitação. No longo caminho que Allison se vê obrigada a percorrer, as lições de vida vão-se suceder.
Numa história rica e absorvente, sempre marcada por um toque de humor e caracterizações realistas e carinhosas, Jennifer Weiner acompanha-nos num percurso emocionante de recuperação e redenção.
FICÇÃO — ROMANCE & ROMANCE HISTÓRICO
‘A TENTAÇÃO DO CASAMENTO’, de Mary Balogh (Edições ASA)
Sinopse Oficial: Alexander Westcott carrega um grande fardo. Embora tenha herdado o título de conde de Riverdale, não é propriamente um homem de posses. O seu sentido de dever obriga-o, porém, a restaurar a propriedade que lhe coube em herança, pois dela dependem muitas famílias. Resta-lhe uma opção: casar com uma mulher abastada.
Mas antes de ser capaz de pôr o seu plano em ação, Alexander recebe um insólito convite para tomar chá com a vizinha, Miss Wren Heyden. E a acompanhar o chá vem… uma proposta de casamento!
Wren é uma mulher rica, mas sabe que ninguém quererá casar com ela. Vive em reclusão, e são poucos os que alguma vez vislumbraram o seu rosto. Ela anseia agora por um marido, nem que tenha de o comprar!
Estará o tão improvável casal preparado para o que aí vem?
FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA
‘UMA VIAGEM PELO TEMPO’, de Deborah Harkness (Casa das Letras)
Sinopse Oficial: Uma história de amor arrebatadora que enlaça passado e presente, viajando entre Paris contemporânea, Londres e as colónias americanas da Revolução Americana.
Nos campos de batalha da Revolução Americana, Matthew de Clermont conhece Marcus MacNeil, um jovem cirurgião do Massachusetts, durante um momento de despertar político em que parece que o mundo está à beira de um futuro melhor.
Quando Matthew lhe oferece a oportunidade de ser imortal e uma nova vida livre das restrições da sua educação puritana, Marcus aproveita a oportunidade para se tornar vampiro. Mas a sua transformação não é fácil e as antigas tradições e responsabilidades da família De Clermont chocam com as crenças profundamente arraigadas de Marcus na liberdade, igualdade e fraternidade.
Uma Viagem pelo Tempo, uma história de amor apaixonada e uma exploração fascinante do poder da tradição não apenas na mudança, mas também na revolução, traz-nos o fascinante ambiente sobrenatural que transformou A Trilogia de Todas as Almas num bestseller, um novo momento fundamental na história e um amor que irá atravessar séculos.
FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA
‘O DESTINO DO ASSASSINO’, de Robin Hobb (Saída de Emergência)
Sinopse Oficial: FitzCavalaria deixou para trás a pele de assassino, mas nem assim encontrou paz. Depois do rapto de Abelha, e acreditando que ela está morta, Fitz e o Bobo partem em busca de vingança. Nenhum Servo estará a salvo. A missão revela-se surpreendente, com o reencontro com velhos amigos e a descoberta de novos aliados Fitz ainda é um homem temido, e o Bobo continua a ter segredos por desvendar.
O destino dos dois amigos ficará para sempre selado à medida que as respostas aos mistérios antigos são reveladas, num final épico, intenso e empolgante.
FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA
‘CAPUSTAN’, de Steven Erikson (Saída de Emergência)
Sinopse Oficial: O Domínio Pannion estendeu o seu poder a todo o continente Genabackis. Mas nem a sua influência consegue destruir as alianças incómodas que se forjam para proteger Capustan. A cidade está cercada e só uma habilidosa estratégia poderá levar à vitória na violenta batalha que vai definir o destino. Os antigos clãs começam a reunir-se. Os rumores de uma terrível vingança abundam num mundo ameaçado por poderes sombrios e malignos.
Numa época de incerteza e destruição, haverá esperança num futuro livre?
FICÇÃO — SCIFI & FANTASIA
‘KENTUKIS’, de Samantha Schweblin (Editora Elsinore)
Sinopse Oficial: Registaram-se já milhares de casos: pessoas reais, de todas as idades e estratos sociais, oriundas de diferentes continentes e ligadas em rede, entram em contacto umas com as outras através da mais recente invenção tecnológica. De Vancouver a Hong Kong, de Tel Aviv a Barcelona, os kentukis estão a espalhar-se rapidamente por todos os cantos do mundo, permitindo que, sob a aparente inocência de um brinquedo, um perfeito desconhecido entre na nossa intimidade, levando-nos a viver uma aventura maravilhosa, um amor inesperado ou, na mesma medida, um terror inigualável… Segundo romance de Samanta Schweblin, Kentukis revela o preço a pagar pela nossa complexa e constante relação com a tecnologia, repensando a nossa noção de voyeurismo e expondo o leitor aos limites do preconceito, do desejo e das boas intenções.
FICÇÃO — YOUNG ADULT
‘SECA’, de Neal Shusterman e Jarrod Shusterman (Saída de Emergência)
Sinopse Oficial: A seca já dura há muito tempo na Califórnia. E a vida da população tornou-se uma interminável lista de proibições: proibido regar a relva, proibido encher a piscina, proibido lavar o carro ou tomar duches longos. Até que as torneiras secam de vez. E é assim que, de repente, o tranquilo bairro onde Alyssa Morrow vive se transforma numa zona de guerra, onde vizinhos e famílias, outrora solidários, se digladiam em busca de água.
Quando os pais da jovem não regressam e a sua vida é ameaçada, Alyssa tem de tomar decisões impossíveis se quiser sobreviver. Um thriller fantástico que pode acontecer ainda no nosso tempo… e na nossa rua.
Esta obra eletrizante encontra-se a caminho do cinema!
FICÇÃO — YOUNG ADULT
‘O SILÊNCIO DAS ÁGUAS’, de Brittainy C. Cherry (Editorial Presença)
Sinopse Oficial: Momentos.
A vida é uma sucessão de momentos. Alguns, profundamente dolorosos e cheios de mágoas do passado. Outros, cheios de esperança e promessas para o futuro.
Tive muitos momentos na minha vida, momentos que me modificaram, que me desafiaram. Momentos que me assustaram e atormentaram. No entanto, os mais importantes – os momentos mais comoventes e arrebatadores – sempre o incluíram a ele.
Eu tinha dez anos quando perdi a voz. Uma parte de mim foi -me roubada, e a única pessoa que conseguia ouvir verdadeiramente o meu silêncio era o Brooks Griffin. Ele era a luz dos meus dias escuros, a promessa do amanhã, até que a tragédia o encontrou. A tragédia que acabou por afogá-lo num mar de memórias.
Esta é a história de um rapaz e de uma rapariga que se amavam um ao outro, mas não se amavam a si mesmos. Uma história de vida e de morte. De amor e de promessas quebradas.
FICÇÃO — YOUNG ADULT
‘UMA PRINCESA EM FUGA’, de Lindsay Emory (Quinta Essência Editora)
Sinopse Oficial: Theodora Isabella Victoria, segunda na linha ao trono do reino de Drieden, da Casa Real de Laurent, está farta de ser princesa. Está, também, com o coração partido por ter sido abandonada no altar por Christian, uma humilhação pública que a levou a exilar-se durante quatro meses.
Agora acaba de regressar à vida de conferências de imprensa, eventos e sorrisos que escondem o que lhe vai na alma. Aconteça o que acontecer, ela tem o dever de ser a princesa perfeita. Mas Thea já não aguenta mais cumprir o seu dever – afinal, foi isso mesmo que a meteu nesta enrascada.
Na sua tentativa de ser uma mulher normal, Thea foge do palácio e vai a um bar, onde conhece o sensual Nick. Mas o entusiasmo inicial rapidamente dá lugar à perplexidade: o jovem escocês não só é irmão do seu ex-noivo, como também é um espião, disposto a recorrer à chantagem para conseguir o que pretende.
A contragosto, Thea vai juntar-se a ele para tentar – finalmente! – descobrir o que aconteceu no dia em que Christian desapareceu. Só que o segredo que desvendam poderá derrubar a velha monarquia, e alterar as suas vidas para sempre…
FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE
‘SAMITÉRIO DE ANIMAIS’, de Stephen King (Bertrand Editora)
Sinopse Oficial: Louis Creed, jovem médico de Chicago, acredita que encontrou o seu lugar naquela pequena cidade do Maine. Uma boa casa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos. Num dos primeiros passeios para explorar a região, descobre um cemitério de animais de estimação no bosque próximo da sua casa, ao qual se vê obrigado a recorrer depois de o seu gato ter sido morto por um camião num trágico acidente. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram os seus animais de estimação.
Para além dos pequenos túmulos, onde uma caligrafia infantil regista o primeiro contato com a morte, há um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai as pessoas com promessas sedutoras. Um universo dominado por forças estranhas, capazes de tornar realidade o que sempre pareceu impossível.
A princípio, Louis diverte-se com as histórias fantasmagóricas de Crandall, o vizinho de 80 anos. No entanto, aos poucos, começa a perceber que o poder da sua ciência tem limites.
FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE
‘NÓMADA’, de James Swallow (Lua de Papel)
Sinopse Oficial: Marc Dane não está muito preocupado, é quase uma operação de rotina. Vai ficar tranquilo na carrinha, como sempre fica a comandar à distância as comunicações e os drones – e disso percebe ele, é um nerd dos computadores.
Enquanto isso, os colegas do grupo de operações especiais do MI6, armados até aos dentes, vão tomar de assalto um cargueiro suspeito. No fim do dia estarão todos em casa.
Ou talvez não.
Menos de uma hora depois, Marc Dane é aparentemente o único sobrevivente de uma operação desastrosa. E munido apenas de um laptop, tem agora de escapar aos perseguidores e regressar a Inglaterra. Longe de imaginar que já há um bode expiatório para o fiasco: ele próprio.
FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE
‘A FLORESTA DO MAL — ALGO MALIGNO ANDA À SOLTA’, de M. J. Arlidge (Topseller)
Sinopse Oficial: Sem terem por onde fugir, ou um lugar onde se esconder, nem quem os ouça gritar.
Existe algo demoníaco na floresta. Primeiro, cavalos selvagens foram abatidos. Depois, mulheres e homens inocentes foram caçados e brutalmente assassinados por uma figura sem rosto. Perdidos na escuridão, tentaram fugir e esconder-se.
Em desespero, pediram ajuda, mas não havia ninguém para ouvir os seus gritos. Agora, a inspetora Helen Grace é chamada ao local dos crimes para enfrentar um novo pesadelo. Lá descobre corpos pendurados em árvores e perfurados por setas de besta. O que terá motivado estas execuções? Poderá ser um psicopata?
Ou serão estes corpos alguma espécie de oferenda à natureza?
Para descobrir a verdade por detrás deste caso desafiador e macabro, Helen Grace terá de enfrentar a mais profunda escuridão, numa verdadeira corrida contra o tempo para evitar mais mortes. Incluindo a sua.
FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE
‘CONTADOR DE HISTÓRIAS’, de Jeffrey Archer (Bertrand Editora)
Sinopse Oficial: Jeffrey Archer, o autor da saga dos Clifton, regressa com um novo livro de contos há muito aguardado pelos leitores, repleto de textos emocionantes e, às vezes comoventes, escritos nos últimos dez anos.
Descubra o que aconteceu ao jovem detetive napolitano que, para resolver um assassínio, é arrastado para uma pequena cidade. Veja o que muda na vida de um jovem à medida que este descobre as origens da fortuna do seu pai. Siga as histórias de uma mulher que, na década de 1930, se atreve a desafiar homens poderosos, e a de uma outra, jovem, que apanha boleia e tem o encontro da sua vida.
FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE
‘ESTOU NA TUA CASA’, de Lucy Clarke (Quinta Essência Editora)
Sinopse Oficial: Estou dentro da tua casa…. Elle vive sozinha numa casa isolada e magnífica em frente ao mar. Um dia, decide alugá-la por um curtíssimo período de tempo. Durante as duas semanas em que está fora, corre tudo bem. E quando regressa, continua tudo bem. Não há nada a apontar… exceto a arrepiante sensação de que não está sozinha.
Dentro da tua cabeça….
Será apenas a sua imaginação a pregar-lhe partidas? Afinal de contas, Elle é escritora e tem uma imaginação fértil. Mas então como se explica o estilhaço de vidro que encontra na alcatifa? As dedadas na janela? A mensagem gravada na sua secretária?
E conheço o teu segredo…
Aterrorizada, Elle sente-se uma prisioneira na sua própria casa. Terá alguém desenterrado o segredo que ela sempre guardou tão bem? Como fazer para expulsar um intruso invisível? Alguém que ela própria deixou entrar? Realista, tenso e absolutamente aterrador, Estou na Tua Casa vai fazê-lo pensar duas vezes antes de abrir as portas da sua casa a estranhos.
FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE
‘LEVARAM ANNIE THORNE’, de C. J. Tudor (Planeta)
Sinopse Oficial: Naquela altura…
Uma noite, Annie desapareceu. Sumiu da sua cama. Houve buscas, apelos. Todos pensaram o pior. E depois, miraculosamente, após quarenta e oito horas, ela voltou. Pensou-se que não queria ou não conseguia dizer o que lhe acontecera.
Mas alguma coisa aconteceu à minha irmã. Não sei explicar o quê. Só sei que quando voltou, já não era a mesma. Não era a minha Annie. Não queria admitir de forma alguma que às vezes tinha um medo de morte da minha irmãzinha…
Agora…
O e-mail chegou à minha caixa de correio há dois meses.
Quase o apaguei de imediato, mas fiz clique para abrir:
SEI O QUE ACONTECEU À SUA IRMÃ. ESTÁ A ACONTECER DE NOVO.
Quando a minha irmã tinha oito anos, desapareceu… mas depois voltou. O pior dia da sua vida não foi quando a irmã foi levada… foi o dia em que ela voltou.
FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE
‘UMA GAIOLA DE OURO’, de Camilla Läckberg (Suma das Letras)
Sinopse Oficial: Uma história dramática sobre fraude, redenção e vingança.
Aparentemente, Faye parece ter tudo. Um marido perfeito, uma filha que muito ama e um apartamento de luxo na melhor zona de Estocolmo. No entanto, algumas memórias sombrias da sua infância em Fjällbacka assombram-na e ela sente-se cada vez mais como se estivesse presa numa gaiola de ouro.
Antes de desistir de tudo pelo marido, Jack, era uma mulher forte e ambiciosa. Quando ele a engana, o mundo de Faye desmorona-se e ela tudo perde, ficando completamente devastada. É então que decide retaliar e levar a cabo uma cruel vingança…
Uma Gaiola de Ouro é um romance destemido sobre uma mulher que foi usada e traída, até tomar conta do próprio destino.
FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE
‘TRAZ-ME DE VOLTA’, de B. A. Paris (Editorial Presença)
Sinopse Oficial: Ela desapareceu. Ele seguiu a sua vida. Muitos segredos ficaram por revelar.
Finn e Layla são jovens, estão apaixonados e têm a vida toda para serem felizes. Ao regressarem de umas férias em França, já de noite, Finn para numa estação de serviço, deixando Layla sozinha dentro do carro . Minutos depois, ao dirigir-se de volta à viatura, descobre que a namorada desapareceu. E nunca mais a viu . Esta é a história que Finn conta à polícia. É a verdade – mas será toda a verdade?
Passaram-se doze anos. Finn construiu, entretanto, uma nova vida ao lado de Ellen, irmã de Layla. Um dia, alguém que ele conhece do passado telefona-lhe e diz-lhe que viu Layla. Mas será mesmo ela – ou alguém a querer passar-se por ela? Se for Layla, o que quererá? E o que terá ela a dizer sobre a noite em que desapareceu? Um tour de force de suspense psicológico, este novo romance da autora bestseller B. A. Paris, leva o leitor a questionar tudo e todos até ao clímax admirável.
FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE
‘O AGENTE ESTRANGEIRO’, de Brad Thor (Bertrand Editora)
Sinopse Oficial: Numa casa segura perto da fronteira com a Síria, uma equipa de operações clandestina americanas prepara-se para lançar uma missão drástica preparada durante largos meses. O alvo é um ativo valioso do ISIS. Muitos analistas, bem como uma congressista, estão no país para monitorizar o ataque, mas antes do avanço da equipa, a casa segura é atacada.
No rescaldo do sangrento incidente, desenvolve-se um grave caso político e de relações internacionais. Enquanto na Internet se publicam imagens terríveis para os americanos, em Washington procuram-se culpados entre os responsáveis pelas informações para a operação clandestina e as suas fugas.
À medida que se procuram respostas, Scot Harvath, espião e agente secreto do contra terrorismo, vê-se rapidamente no meio de uma tempestade. Se, por um lado, foi ele quem identificou o ativo valioso como poderia, por outro, o ISIS saber dos planos e localização americanos? Tem de haver algo mais que é preciso esclarecer, algo que a todos especialmente aos políticos – está a escapar.
Com o peso do ataque a cair sobre os ombros seus e com vários membros poderosos do Congresso a pedir a sua cabeça, Harvath vê-se forçado a lançar a sua própria operação para desvendar o que correu mal.
FICÇÃO — POLICIAL & SUSPENSE
‘DEVIAS TER-TE IDO EMBORA’, de Daniel Kehlmann (Bertrand Editora)
Sinopse Oficial: Um escritor, a sua mulher e a filha de ambos, de 4 anos, alugam uma casa nos Alpes, mas alguma coisa não está bem. Ele trabalha arduamente na sequela do seu argumento cinematográfico mais famoso, mas repara que coisas estranhas se passam ali. As divisões da casa não estão no lugar onde deviam e começam a aparecer no seu caderno palavras que não foram escritas por si. Como foi que o mundo começou a perder o sentido? As próprias leis da física parecem ter sido subitamente suspensas.
Um livro fascinante que desafia as fronteiras entre os mundos exterior e interior, o real e o imaginário, a lucidez e a loucura.
O livro está a ser adaptado ao cinema, numa produção de Kevin Bacon, que terá o principal papel
FICÇÃO GERAL
‘A ÚNICA MULHER NA SALA’, de Marie Benedict (Topseller)
Sinopse Oficial: Um romance poderoso baseado na incrível história da atriz Hedy Lamarr, uma mulher brilhante cuja inovadora invenção revolucionou a comunicação moderna.
Hedy Kiesler é uma atriz austríaca com ascendência judaica que, em 1933, se casa com um poderoso fabricante de armas, o que lhe permite escapar à perseguição nazi. Além de bela, Hedy é também muito inteligente. Nos extravagantes jantares em que participa com o marido, ouve os planos do Terceiro Reich, e percebe que a sua segurança não está garantida e que algo muito grave está a ser planeado. Em 1937, desesperada por escapar ao marido controlador e à ascensão dos nazis, Hedy disfarça-se e foge.
Viaja, então, para Hollywood, onde se torna a estrela de cinema Hedy Lamarr. Mas Hedy esconde um segredo mais forte do que o facto de ser judia: ela tem uma mente científica brilhante. Durante o seu casamento, Hedy ouviu segredos do regime nazi, e agora tem uma ideia que pode ajudar os Aliados, permitindo-lhe igualmente aliviar a culpa que sente por ter fugido. Tudo o que precisa é que não a subestimem devido à sua beleza, e que a ouçam.
FICÇÃO GERAL
‘NADA MENOS QUE UM MILAGRE’, de Markus Zusak (Editorial Presença)
Sinopse Oficial: Clay olhou para trás uma última vez antes de mergulhar – de emergir e voltar a mergulhar – rumo a uma ponte, a um passado, a um pai. E nadou nas águas douradas pela luz.
Os cinco irmãos Dunbar vivem – lutando, amando e chorando a morte da mãe – no caos perfeito de uma casa sem adultos. O pai, que os abandonara, acaba de regressar. E tem um pedido surpreendente: algum deles aceita ajudá-lo a construir uma ponte? Clay, um rapaz atormentado por um segredo que esconde há muito, aceita. Mas porque está ele tão devastado? O que o leva a aceitar tão extraordinário desafio?
Esta é a história de um rapaz apanhado numa espiral de sentimentos, um rapaz disposto a destruir tudo o que tem para se tornar na pessoa que precisa de ser. Diante dele, ergue-se a ponte, a visão que irá salvar a sua família – e salvá-lo a ele próprio. Será um milagre e nada menos que isso.
Simultaneamente um enigma existencial e uma busca pela redenção, esta história de cinco irmãos em plena juventude, numa casa sem regras, transborda energia, alegria e emoções. Escrita no estilo inimitável de Markus Zusak, é um tour de force de um autor que conta histórias com o coração.
FICÇÃO GERAL
‘HOTEL SILÊNCIO’, de Audur Ava Olafsdóttir (Quetzal)
Sinopse Oficial: Jónas Ebeneser está no limiar dos quarenta e nove anos. É um homem divorciado, heterossexual, sem relevância social ou vida sexual. E tem a compulsão de concertar tudo o que lhe aparece à frente. Tomou recentemente conhecimento de que não é o pai biológico da sua filha. Isso despedaça-o e fá-lo mergulhar numa crise profunda.
Com grande mestria, num estilo poético e finamente irónico, Ólafsdóttir mostra neste romance a capacidade de autorregeneração de um homem que redescobre um sentido para a vida através da bondade, mesmo que o faça a partir das profundezas do desespero.
Ör («cicatriz», no original) foi galardoado em 2016 com o Prémio de Literatura Islandesa, o Prémio de Melhor Romance Islandês e o Prémio dos Livreiros Islandeses.
FICÇÃO GERAL
‘AS LONGAS NOITES DE CAXIAS’, de Ana Cristina Silva (Planeta)
Sinopse Oficial: Um romance poderoso e emocionante sobre duas mulheres que viveram intensamente a ditadura. Leninha, a mais temida e poderosa figura feminina da polícia política portuguesa: a PIDE; e Laura, uma das vítimas que mais sofreu às mãos da terrível agente. Baseado na vida de uma figura tão terrível como fascinante: a mulher que chegou mais alto na hierarquia da PIDE, ainda hoje uma grande desconhecida para a maioria dos portugueses.
NÃO FICÇÃO
Para os momentos mais práticos e de aprendizagem, a seleção da MHD de não ficção propõe-te criteriosamente as obras imperdíveis este mês, seja para vivenciares o passado ou para enriqueceres o teu quotidiano.
NÃO FICÇÃO — PRÁTICO
‘UMA VIAGEM PELO MUNDO DA CERVEJA ARTESANAL PORTUENSE’, de Bruno Aquino & Domingos Quaresma (Casa das Letras)
Sinopse Oficial: Inclui notas de prova das 50 melhores cervejas
Sabia que há mais de 7 mil anos os povos da Mesopotâmia já faziam cerveja?
Sabia que pode produzir cerveja em casa de forma simples e barata?
Sabia que existem tipos de cerveja que pode deixar envelhecer e outros que deve beber logo?
Sabia que os vários estilos de cerveja devem ser bebidos a temperaturas diferentes?
Sabia que existem vários tipos de copo conforme o estilo de cerveja que se vai beber?
Sabia que existem hoje mais de 100 marcas portuguesas de cerveja artesanal?
Descubra a resposta a estas questões e explore o mundo da cerveja artesanal portuguesa!
NÃO FICÇÃO — PRÁTICO
‘NÚMEROS QUE CONTAM HISTÓRIAS’, de André Rodrigues (Contraponto)
Sinopse Oficial: Os números estão muito mais próximos de nós do que julgamos e dominam o nosso quotidiano, mesmo que não gostemos de matemática. Mas este não é um livro de matemática, ainda que seja protagonizado por números. Confuso? Nem por isso. Este é, literalmente, um livro de cultura geral e os números são as personagens principais de histórias verídicas e cheias de informações e factos que o leitor provavelmente desconhece.
Sabia que, se o ser humano conseguisse utilizar o cérebro na capacidade máxima, armazenaria 4,7 mil milhões de livros?
E que os suínos em Espanha já são tantos que ultrapassam o número de cidadãos espanhóis?
Ou que um estagiário na Apple aufere 5300 euros, isto é, mais do que o nosso Presidente da República?
Ou ainda que a Rússia é tão grande que tem 11 fusos horários, o que faz com que de um lado do país haja habitantes que se sentam à mesa para jantar quando do outro há gente a despertar de uma noite de sono?
Se sonha com dias maiores, tem conhecimento de que, daqui a 6,7 milhões de anos, os dias do Planeta terão mais 1 segundo do que agora?
Fazia ideia de que as peças Lego vendidas num só ano dariam 5 vezes a volta à Terra?
Ou de que a fobia à sexta-feira 13 se chama «parascavedecatriafobia»?
Ou de que existem mais países filiados na FIFA do que na ONU?
E de que Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo?
3st3 p3qu3n0 t3xt0 s3rv3 4p3n45 p4r4 m05tr4r c0m0 4 no554 c4b3ç4 c0n53gu3 f4z3r c01545 1mpr3551on4ant35! R3p4r3: n0 1n1c10 p4r3c14 c0mpl1c4d0, m45 n35T4 L1nh4, 4 5u4 c4b3ç4 v41 d3c1fr4nd0 0 c0d1g0 qu453 4ut0m4t1c4M3nt3, 53M pr3c154r d3 p3n54r mu1t0, c3rt0? 3nt40 p0d3 0rgulh4r-53 d1550. 4 5u4 c4p4c1d4d3 m3r3c3! P4r4b3ns!
«Percebeu tudo à primeira? No princípio parece estranho, mas depois torna-se mais fácil. Números que contam histórias ou histórias que contam números? Que histórias podem contar essas entidades tão frias, impessoais e inquestionavelmente objetivas? Que vidas têm, afinal? Este livro é a demonstração inequívoca de como os números podem dizer muito mais do que a informação impressa pelos seus algarismos.»
Do prefácio de João Duque
«André Rodrigues não tortura os números, embora alguns lhe cheguem um pouco aturdidos. Trata-os com desvelo. Com inteligência e humor conta histórias à roda dos números que captam a atenção do leitor como antes captaram a atenção do radio-ouvinte. O seu livro ajudará a formar o que se chama «literacia matemática,» a capacidade de ler o mundo matematicamente.»
Do posfácio de Carlos Fiolhais
NÃO FICÇÃO — PRÁTICO
‘A DIETA DA ÁGUA’, de Drª Dana Cohen e Gina Bria (Pergaminho)
Sinopse oficial: Dor de cabeça crónica… cansaço… dispersão da atenção… excesso de peso… insónia… dores renais… doenças autoimunes…. Podemos culpar o açúcar, o glúten ou o sedentarismo por estas maleitas modernas, mas falta uma peça fundamental do puzzle da saúde: a hidratação.
Sim, é verdade: quase todos nós, mesmo os que bebem religiosamente o seu litro e meio de água por dia, estamos desidratados. Dietas elevadas em sódio, ambientes artificialmente climatizados, medicação e dependência exclusiva da água para nos hidratarmos são apenas algumas fontes de má hidratação do nosso estilo de vida. É por isso que tantas dietas e planos de exercícios falham: porque não temos a hidratação necessária para os suportar.
A Dieta da Água é um plano de bem-estar que pode reverter tudo isso. Ensina a encontrar formas alternativas de hidratação, tal como a da água presente nos alimentos verdes, que é absorvida a nível celular e mantém o corpo mais hidratado durante mais tempo. Suplementado por receitas práticas, este livro é indispensável para conquistar e manter uma saúde ótima durante mais tempo.
NÃO FICÇÃO — PRÁTICO
‘UMA CASA ORGANIZADA’, de Paula Margarido (Manuscrito Editora)
Sinopse Oficial: «Quando comecei a estudar Feng Shui, aprendi que esta arte milenar promete que, uma vez criada a harmonia no seu lar ou local de trabalho, conseguirá ter paz, prosperidade, saúde, alegria e sorte.»
A nossa casa é um pilar fundamental para o nosso bem-estar físico e espiritual. É o lugar onde nos refugiamos do ritmo frenético do mundo exterior, onde celebramos a vida com quem mais gostamos, onde buscamos o nosso equilíbrio, onde nos encontramos. Mas quantas vezes entramos numa casa e somos atingidos pelo caos visual, um desconforto, uma energia pesada que não nos faz sentir bem?
Neste livro, Paula Margarido dá-nos conselhos fundamentais para construirmos uma casa feliz e saudável. Uma casa onde impera a simplicidade, o desperdício zero, onde as cores estão em harmonia, onde se sente o conforto acústico, térmico e luminoso. Uma casa holística onde nos servimos da aromaterapia, dos cristais e das plantas purificadoras para criar um ambiente mais equilibrado, onde a energia flui de forma positiva.
Com dicas práticas para desintoxicar, limpar, destralhar e arrumar a nossa casa, divisão a divisão, a autora ensina-nos a utilizar, de forma simples, as curas de Feng Shui, neutralizando as energias negativas no nosso lar.
NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO
‘A SOMBRA DOS HERÓIS’, de José Manuel Barata-Feyo (Clube do Autor)
Sinopse Oficial: Em Portugal, até hoje, pouco se sabe sobre os portugueses vítimas dos nazis em França. Mas se assim é em relação às vítimas, a ignorância é absoluta no que respeita às centenas de homens e mulheres que combateram os nazis durante a ocupação do país.
Cidadãos de um país neutro, centenas de portugueses podiam ter-se adaptado às circunstâncias e ao diktat do invasor alemão. Em vez disso deixaram o conforto relativo das suas famílias, das suas casas e dos seus empregos, esqueceram o interesse próprio e lançaram-se num combate desigual pela liberdade.
A Sombra dos Heróis dá vida à história desconhecida destas centenas de homens e mulheres de carne e osso, lutadores de exceção, num relato fascinante sobre a resistência e abnegação humanas.
NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO
‘PORTUGUESES NO MUNDO’, de Pedro Rabaçal (Marcador Editora)
Sinopse Oficial: Os Portugueses costumam ser ignorados pelas outras nações e quando são mencionados, é frequente serem-no de maneira pejorativa. Para muitos estrangeiros, Portugal nem sequer é um lugar que saibam localizar no mapa. A maioria das descrições externas da expansão europeia ultramarina pouco ou nunca mencionam o pioneirismo e a importância portugueses. Cristóvão Colombo e o corsário inglês Francis Drake são muito mais referenciados do que Vasco da Gama, o infante D. Henrique e Pedro Álvares Cabral. Quando se fala de portugueses em países como França e Brasil, é para os descrever como imigrantes ignorantes, com bigode, inteligência limitada e empregos mal pagos.
Para o melhor e para o pior, muitos foram os lusíadas que deixaram marcas em todo o planeta. Poucos os conhecem e, em geral, mesmo os casos conhecidos são raros. Sem transmitir a história completa, o autor procura dar uma ideia da importância da emigração portuguesa ao longo da história, visando estimular a curiosidade do leitor e, quem sabe, a vontade de se informar melhor sobre o assunto, noutras fontes.
NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO
‘DE NOITE SONHO COM A PAZ’, de Carry Ulreich (Porto Editora)
Sinopse Oficial: 1941. Carry Ulreich de 15 anos vive em Roterdão gozando a vida como qualquer outra rapariga da sua idade, desfrutando dos pequenos prazeres e da liberdade comum a tantas famílias da época. Mas a liberdade de Carry irá desaparecer lentamente devido às imposições da ocupação nazi: a requisição de bicicletas e rádios, o recolher obrigatório, o dever de usar a estrela de David, a proibição do exercício de várias profissões (incluindo a de costureiro, que o pai de Carry exerce), a obrigatoriedade de frequentar escolas judaicas.
E, no horizonte, o espectro dos campos de concentração. A inesperada tábua de salvação vem dos Zijlmans, uma família católica de Roterdão, que acolhe Carry e a família, pondo em risco a sua própria segurança. Assim começa uma vida na sombra, envolvida pela ameaça que paira lá fora.
Com um olhar nítido e lúcido sobre as dificuldades e os medos que enfrenta, o diário de Carry devolve-nos a história de vida de uma menina judia obrigada a crescer no momento mais terrível do século XX europeu.
NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO
‘JESUS’, de Rodrigo Alvarez (Porto Editora)
Sinopse Oficial: Mais de 2000 anos após a sua morte, o legado de Jesus continua bem presente. Quem foi e o que fez este homem de tão importante, ao ponto de ter dividido a História em antes e depois do seu nascimento?
Para escrever este livro, Rodrigo Alvarez consultou diversas fontes arqueológicas e bibliográficas, tanto as mais recentes como as mais antigas – incluindo os evangelhos que a Igreja recusa reconhecer –, e viajou pelos lugares que Jesus percorreu, para reconstituir os passos do pregador que, enquanto Deus e homem, ensinou a amar e mudou o rumo da História.
Com uma narrativa baseada no rigor dos factos, transporta o leitor para a época em que Jesus viveu e apresenta o homem anterior ao cristianismo, mostrando aos leitores a relevância da sua trajetória e dos seus ensinamentos para a Humanidade.
NÃO FICÇÃO — HISTÓRICO
‘AS CINCO GRANDES REVOLUÇÕES DA HISTÓRIA DE PORTUGAL’, de André Canhoto Costa (Desassossego)
Sinopse Oficial: É impossível compreender um país sem pensar nas suas revoluções. Este livro vai mais longe e apresenta, pela primeira vez, uma história comparada das várias revoluções em Portugal, explicando as suas origens e consequências para compreendermos melhor a democracia portuguesa contemporânea.
Foi 1383-1385 uma escaramuça entre nobres ou uma primeira manifestação das ambições políticas da burguesia, motivada pelo desenvolvimento económico da navegação? A revolta de 1640 impôs uma identidade nacional ou não passou de uma mudança dinástica desencadeada por uma aristocracia com medo de uma verdadeira revolução? As revoluções liberais de 1820 deram início à era democrática ou foram uma briga entre militares que desembocou num regime conservador manipulado por dois partidos elitistas? Foi a República de 1910 um reforçar da democracia ou uma derivação anticlerical e violenta que criou as condições para o aparecimento do Estado Novo? O 25 de Abril foi a tão esperada madrugada da Democracia ou um golpe militar motivado por razões de classe… e que pouco mudou as tendências ancestrais da sociedade portuguesa?
Do século XIV ao século XX, a História de Portugal é uma sucessão de falsas partidas. A luta pelos direitos políticos acabou quase sempre manipulada por uma elite, garantindo a continuidade entre regimes económicos e políticos, mitigando a violência e fazendo de Portugal um oásis de pacifismo, mas também um país brando, apático e dos mais pobres da Europa.
NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE
‘PAPA FRANCISCO DEBAIXO DE FOGO’, de Andrea Tornielli & Gianni Valente (Planeta)
Sinopse Oficial: Um livro totalmente ligado à actualidade dos conflitos que estão a abalar o Vaticano. Com recurso a documentos e depoimentos inéditos,Tornielli e Valente comprovam que esta, como inúmeras outras ofensivas públicas contra Francisco, se baseia em argumentos falsos, episódios ficcionados e teorias da conspiração.
NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE
‘O MUNDO À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS, de Matt Haig (Porto Editora)
Sinopse Oficial: E se o modo como vivemos estivesse programado para nos deixar infelizes? Toda a sociedade de consumo assenta na ideia de nos criar o desejo de ter o último modelo, em vez de nos contentarmos com o que temos; somos encorajados a sairmos de nós e a querermos outras vidas: uma receita quase infalível para a infelicidade.
Os índices de stress e ansiedade estão a subir. Estamos cada vez mais ligados uns aos outros e, no entanto, cada vez mais isolados.
- Como manter o equilíbrio num planeta que nos enlouquece?
- Como preservar a humanidade numa era tão obsessivamente tecnológica?
- Como ser feliz quando somos incentivados a cultivar a ansiedade?
O mundo à beira de um ataque de nervos oferece uma visão pessoal e importante que procura compreender de que forma nos podemos sentir felizes, humanos e íntegros em pleno século XXI.
NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE
‘DEPOIS DA QUEDA — A UNIÃO EUROPEIA ENTRE O REERGUER E A FRAGMENTAÇÃO’, de Viriato Soromenho-Marques (Círculo de Leitores)
Sinopse Oficial: «Em Portugal na Queda da Europa, publicado em 2014, defendi que a Europa estava em queda, mas ainda não se tinha despedaçado. Volto ao tema neste breve livro, com uma urgência redobrada, para afirmar que a Europa em 2019 – entendida como o projeto de integração europeia de que resultou a atual União Europeia – já se encontra tombada sobre terra, impossibilitada de se reerguer se as políticas e as instituições que a conduziram até ao chão se mantiverem sem mudanças profundas. Insisto, a União Europeia jaz à beira de um declive para onde resvalará se o presente rumo não for alterado, daí resultando uma fragmentação de consequências negativas imprevisíveis, mas com toda a certeza de enorme impacto, não só para o Velho Continente, mas para a ordem global.»
«Depois da Queda foi escrito a pensar nos leitores que se encontram no mesmo barco de espaço e tempo que é o do Portugal, Estado-membro de uma União Europeia mergulhada numa perigosa crise existencial, que se arrasta há demasiado tempo. É um livro pensado para poder ser conversado com todos os europeus, navegantes vinculados a um mesmo destino.»
Viriato Soromenho-Marques
NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE
‘A REVOLUÇÃO DAS PLANTAS’, de Stefano Mancuso (Pergaminho)
Sinopse Oficial: «As plantas têm um consumo de energia extremamente baixo, uma arquitetura modular, uma inteligência distribuída e não têm centro de comando orgânico: não há nenhum organismo ou sistema neste planeta com o qual possamos aprender mais.»
Descubra A Revolução das Plantas: venha conhecer o mundo vegetal com um outro olhar, para vislumbrar o que será o futuro da raça humana.
NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE
‘SALAZAR E OS FASCISMOS’, de Fernando Rosas (Tinta da China Edições)
Sinopse Oficial: Pela primeira vez, Fernando Rosas, catedrático em História do Estado Novo e um dos grandes especialistas na História do Portugal Contemporâneo, escreve um ensaio comparativo acerca do Fascismo, fenómeno que nasceu na Europa na década de 30 do século XX.
Neste livro, Rosas explica-nos o surgimento do Fascismo, as circunstâncias e o contexto histórico que permitiram que florescesse, e descreve as várias faces que o movimento assumiu nos diferentes países: Espanha, Itália, Alemanha, mas também casos menos conhecidos, mas nem por isso menos arrepiantes, como o da Hungria e o da Roménia. Além disso, Fernando Rosas não hesita em colocar o Salazarismo na mesma categoria histórica, e explica-nos bem porquê.
Salazar e os Fascismos arrisca ainda uma tese sobre a actualidade: — Que autoritarismos são estes que têm vindo a conquistar o poder desde 2016?
— De onde surgem e porquê? Um livro escorado no passado, mas que remete para o futuro político das sociedades ocidentais.
NÃO FICÇÃO — ENSAIO & ATUALIDADE
‘MORRER DE CORAÇÃO PARTIDO?’, de Drª Nikki Stamp (4 Estações Editora)
Sinopse Oficial: Em 2016, a atriz Carrie Fisher faleceu, deixando hordas de fãs dos Star Wars tristes. Um dia depois, a sua mãe Debbie Reynolds, morreu com um AVC. Devastada sem a filha, Debbie “morreu de coração partido”. É uma espécie de coração partido amargo. Mas quais são as provas? Será que a perturbação emocional afeta o coração? Pode o amor, ou o chocolate, curar realmente os nossos problemas cardíacos? e por que razão sabemos tanto sobre os ataques cardíacos nos homens, quando são muito mais fatais nas mulheres.
AFINAL O QUE É O CORAÇÃO?
Quando foi a última vez que refletiu sobre como o corpo funciona por dentro? Já parou para imaginar como o ar entra e sai do peito? Talvez se tenha perguntado como o cérebro diz aos músculos para se moverem de forma a que possa andar. Já ficou acordado, consciente do seu batimento cardíaco e pensou em como o coração sabe o momento em que deve bater depressa e quando deve bater lentamente? Não é algo que façamos com frequência, basicamente porque não precisamos.
O que se passa com os nossos corpos é que muita coisa acontece nos bastidores. Não é necessário dizer ao coração para bater ou aos pulmões para respirar. O intestino apenas processa a comida que ingerimos e, quando queremos andar, o cérebro simplesmente põe as nossas pernas em movimento. É fácil dar tudo como garantido. A Verdade é que os nossos corpos são incríveis e não paramos com frequência suficiente para apreciar o quão fantásticos são.
O Coração em toda a sua glória.
Para transmitir aquilo que adoro em relação ao coração, este órgão bonito que fascinou artistas e cientistas, preciso de explicar o que se passa dentro de nós. Todos os dias o coração humano bate em média cerca de 70 batimentos por minuto, ou cem mil batimentos por dia. Ao contrário dos músculos dos braços e pernas, não se cansa, não precisa de descansar e não mostra fadiga.
Nesta obra descubra:
Afinal o que é o Coração?
Podemos Morrer de Coração Partido?
Corações Novos: Transplantes e corações artificiais.
Os Mistérios Clínicos do Coração Feminino.
Pode o Amor Curar?
Alimentar o Coração.
Exercício Físico: Pôr o Coração a trabalhar.
Vinho tinto, chocolate preto e superalimentos.
Depressão: Pode um Coração estar triste?
Corações Adormecidos.
Assuntos familiares do Coração.
Como falar do Coração.
A Jornada do Coração: De onde viemos e para onde vamos.
FAMILIAR & BAMBINO
Há livros intemporais, tal como existem livros para todas as idades. Na secção Familiar & Bambino, a MHD propõe-te a melhor fornada dos livros do mês, prontos para divertir, cativar e incentivar o raciocínio dos leitores mais jovens, mas nem por isso menos importantes!
‘UM PUNHADO DE CENTEIO’, de Agatha Christie (Edições ASA)
Sinopse Oficial: Será que Miss Marple encontrou finalmente um rival à altura?
Começou tudo com uma chávena de chá. E acabou em tragédia quando o milionário Rex Fortescue bebeu um gole, sentiu-se mal e morreu. A vítima fornecia uma única pista: um bolso cheio de centeio. Aparentemente, não havia qualquer razão para o crime… até que a perspicaz Miss Marple se lembrou de uma lengalenga da sua infância. Mas uma morte não é uma brincadeira de crianças.
Miss Marple é uma velhinha solteirona que vive em St. Mary Mead, uma pequena aldeia inglesa. Embora não pareça, ela é muito observadora e está sempre alerta. O seu sucesso como detetive amadora advém do seu instinto, experiência e conhecimento da natureza humana. Por causa disso, espera sempre o pior das pessoas… frequentemente com razão…
FAMILIAR & BAMBINO
‘UMA AVENTURA NO FUNDO DO MAR’, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (Editorial Caminho)
Sinopse Oficial: Os nossos heróis aproveitam umas férias no Algarve para tomarem grandes banhos de mar e visitar o Zoomarine. No espetáculo na Baía dos Piratas dá-se um acontecimento estranho: o Artur, o principal ator, é agredido por outro ator que há pouco tinha sido contratado, e aquela agressão impossibilita o Artur de desempenhar o seu outro trabalho, o de mergulhador ao serviço de uma empresa que faz variados trabalhos no mar. Ao largo encontra-se afundado um navio com uma enorme quantidade de plásticos que é necessário retirar, trabalho para o qual é contratada a empresa de mergulhadores.
Um bando, que se dedica ao tráfico de droga, tinha dissimulado a droga dentro de cocos e foram transportados por aquele barco que se tinha afundado. É aqui que a história se cruza, pois o bando de traficantes faz-se também substituir pela empresa que deveria limpar os plásticos do barco afundado no intuito de recuperar a droga.
Uma série de peripécias onde se incluem um navio da Marinha portuguesa e um navegador de origem francesa que habita o Algarve e a descoberta da tenebrosa Zilda, a cabecilha daquele grupo de malfeitores. Depois de resolvida toda a situação com a extraordinária colaboração dos nossos heróis, eles serão premiados com uma sessão de natação com os golfinhos no Zoomarine e um passeio no barco do francês na costa algarvia.
FAMILIAR & BAMBINO
‘WUNDERSMITH — O Destino de Morrigan Crow’, de Jessica Townsend (Nuvem das Letras)
Sinopse Oficial: Morrigan tem um dom. Um destino. É ela quem decide o que isso significa. Mais ninguém. Nunca nada foi fácil para Morrigan Crow. o medo, a desconfiança e a frieza com que os habitantes de Nevermoor encaram Morrigan fazem com que todas as cabeças se voltem naturalmente para ela quando uma misteriosa onda de raptos assola a mágica cidade. Cabe a Morrigan e aos seus amigos, os mais recentes e os mais antigos, provar a sua inocência antes que a expulsem de vez do único sítio a que pôde chamar casa: a Sociedade Wunderiana. o primeiro volume, Nevermoor, já vendeu mais de 230.000 exemplares.
FAMILIAR & BAMBINO
‘OS MINI CINCO — O TIM PERSEGUE UM GATO!’, de Enid Blyton (Oficina do Livro)
Sinopse Oficial: Os Cinco vão a caminho do cinema quando o Tim encontra um gato e o persegue, desviando o grupo do seu percurso até uma casa vazia.
Mas estará realmente vazia? Uns estranhos sons parecem sugerir outra coisa…
REEDIÇÕES
Para quem procura ler finalmente aquele clássico que já queria ter adquirido, colecionar diferentes variantes das suas obras favoritas ou substituir um livro a precisar de uma reforma, a MHD apresenta as reedições mais marcantes deste mês.
‘CORAÇÃO’, de Edmondo de Amicis (Sextante Editora)
Sinopse Oficial: O romance Coração foi originalmente publicado em 1886, e tornou-se rapidamente um enorme sucesso de leitura obrigatória em todo o mundo. Tem por base o diário de Enrico, um rapazinho de onze anos, que frequenta a terceira classe durante o ano escolar de 1881-1882, em Turim. Em cada parte Eurico relata um dos meses desse ano: a vida na escola e na família, com os colegas, os amigos e os professores. Romance de iniciação e de criação de uma identidade nacional, Coração parece responder à famosa frase de Massimo D’Azeglio: «Fizemos a Itália, agora trata-se de fazer os italianos.»
REEDIÇÕES
‘ZAMA’, de Antonio di Benedetto (Cavalo de Ferro)
Sinopse Oficial: Publicado pela primeira vez em 1956, Zama é unanimemente considerado um dos grandes romances em língua espanhola do século XX.
Don Diego de Zama, obscuro funcionário da coroa espanhola relegado para cumprir serviço na pequena cidade de Assunção, um canto remoto do império, na fronteira com a selva e nos confins da civilização, sonha com um cargo de prestígio na capital da colónia que resgate a sua vida.
Longe da família, afastado dos centros de poder, aguardando por notícias que tardam em chegar, Zama cai vítima de uma espera interminável, em que o próprio significado da sua existência se vai diluindo entre o sonho e a realidade, em imagens cada vez mais visionárias e delirantes que o levam ao limiar da loucura.
Romance de um exílio, que reconstrói o passado com uma linguagem intemporal e arcana, é um livro perfeito em que qualidade filosófica se entrecruza com uma prosa deslumbrante, na esteira de autores como Dino Buzzati ou Albert Camus.
REEDIÇÕES
‘MAIS RÁPIDO QUE A LUZ’, de João Magueijo (Clube do Autor)
Sinopse Oficial: Nada se move mais depressa do que a luz, e a luz sempre se propagou a uma – e só uma velocidade. Esta premissa é um dos pilares da física moderna, e um dos postulados da Teoria da Relatividade de Einstein. Tem praticamente estatuto de dogma. Mas e se não estiver correcta?
Neste livro original, interessante e contundente, João Magueijo mostra como a sua Teoria da Velocidade da Luz Variável dá resposta a algumas das perguntas mais difíceis sobre a origem do cosmos. Uma teoria genial que não só pode mudar aquilo que sabemos sobre o nascimento do universo, como tem também implicações surpreendentes quanto a viagens espaciais, buracos negros, dilatação do tempo e teoria das cordas. Talvez a VSL seja a porta para a teoria de grande unificação que escapou a Einstein.
És fã de literatura? Com qual destas obras vais avançar?
[tps_footer]
[/tps_footer]