O novo filhote de Lobo-Terrível é uma homenagem direta a Game of Thrones
A internet parou para se babar com os novos Direwolf ou Lobo-Terrível, uma espécie extinta há 10.000 anos e “ressuscitada” pela Colossal Biosciences. Estes canídeos nativos do continente americano, podiam chegar até aos 110kg (onde dos 68kg habituais do lobo moderno) e a sua mandíbula tinha a mordida mais forte da sua família. Contudo, um extinção em massa levou à morte das suas presas, culminando também no seu desaparecimento.
Esta semana, a Colossal Biosciences, uma empresa especializada na “de-extinção” de espécies revelou o “ressurgimento” do Lobo-Terrível. Apesar de não ser um clone perfeito, devido à elevada fragmentação do ADN disponível, este espécime tem todas as principais características genéticas do seu antecessor.
As primeiras duas crias nasceram em outubro do ano passado, batizadas de Romulus e Remus. A terceira nasceu em janeiro deste ano… com um nome homenagem a “Game of Thrones“. O trio teve duas cadelas como “mães adotivas” e o parto foi cesariana, de forma a diminuir possíveis complicações.
A nossa Khaleesi de “Game of Thrones” já caminha entre nós, na forma de um Lobo-Terrível
“As Crónicas de Gelo e Fogo“, o universo literário de George R. R. Martin introduz o Direwolf ou Lobo-Terrível no primeiro livro, “Guerra dos Tronos”. As seis crias são encontradas e partilhadas pela jovem Casa Stark, nomeadamente, Jon Snow (Ghost), Robb Stark (Grey Wind), Sansa Stark (Lady), Arya Stark (Nymeria), Bran Stark (Summer), e Rickon Stark (Shaggydog).
Assim, não é de estranhar que George R. R. Martin tenha sido convidado para conhecer os filhotes de Lobo-Terrível. O autor partilhou inclusivamente uma fotografia com Romulus ou Remus no seu Not a Blog. Mas a grande surpresa… Foi o nome dado à terceira cria… Khaleesi!
O título Khaleesi provém da língua Dothraki. Enquanto “Khal” define o líder de uma tribo Dothraki, o termo Khaleesi refere-se a sua esposa. Deste modo, o título é essencialmente equivalente à palavra “Rainha”.
Tendo casado com Khal Drogo, Daenerys Targaryen torna-se a Khaleesi da sua tribo. Este título acompanha-a durante toda a saga, mesmo após a morte do marido. Um sinal de respeito e veneração do povo pela sua força e determinação.
A Rainha do Lobo-Terrível terá certamente um papel igualmente importante na continuação da sua espécie, uma oportunidade de vermos este animal, um “Apex Predator” do seu tempo.
Enquanto esperamos pela chance de visitarmos o novo domínio deste predador, lembramos que podes ajudar o Lobo-Ibérico através de organizações como o Grupo Lobo. Esta ONGA nasceu em 1985 com o objetivo de salvar o nosso lobo da extinção (causada principalmente devido à caça). Além de merchandise, podes visitar o Parque para visitar os animais, e adotar um deles (como nós adotámos a Arada).