© 1954 - Paramount Pictures

Estes são os 10 melhores filmes de Alfred Hitchcock

Não é fácil encontrar o melhor do cinema de Alfred Hitchcock, uma vez que o mestre do suspense fez vários filmes que se tornaram clássicos, ainda assim, ficam aqui algumas sugestões.

Sumário:

  • Alfred Hitchcok começou a sua carreira antes do cinema sonoro existir. Em 1920 já fazia filmes e lançou a sua primeira produção “The Pleasure Garden”, em 1925;
  • Foi um diretor que batalhou pelo sonho de fazer cinema e conseguiu o estatuto de mestre do cinema;
  • Até aos dias de hoje vários dos seus filmes são clássicos, verdadeiras aulas da sétima arte. Descobre algumas.
Lê Também:   As 10 melhores comédias românticas para ver na Netflix

Alfred Hitchcock tornou-se numa lenda do cinema depois de realizar mais de 50 filmes. A sua mestria é estudada até aos dias de hoje. Tudo começou em 1920 quando decidiu tornar realidade o seu sonho de ser um realizador. A tarefa de fazer filmes não foi fácil, sobretudo, por motivos financeiros. No entanto, o grande mestre nunca deixou que isso fosse um obstáculo e não desistiu.

O seu primeiro filme estreou em 1925 e intitulava-se “The Pleasure Garden”. Foi nos primeiros filmes que deu os passos para se tornar num realizador aclamado. Entre as suas obras mais conhecidas estão “Psycho” e “Rear Window”.

10. THE BIRDS (1963)

Celebridades +90 anos 2022
Tippi Hedrin em “The Birds” (1963) © Universal Pictures

Além de ser um dos filmes mais icónicos de Alfred Hitchcok, “The Birds” é um marco no cinema de terror e suspense. Apesar de ser baseado no conto homónimo de Daphne du Maurier, também foi influenciado por eventos reais de uma misteriosa invasão de aves na Califórnia.

Na história o que inicialmente parece um fenómeno natural torna-se num verdadeiro cenário de terror. Hitchcock usou uma combinação de técnicas inovadoras para criar a atmosfera de pavor, como efeitos mecânicos e animação para simular ataques das aves. Muitas cenas exigiram sobreposição de filmagens reais de aves com imagens criadas em estúdio.

O filme é notável pela ausência de trilha sonora tradicional. Em vez disso, os sons das aves, criados eletronicamente, servem para intensificar a tensão.

“The Birds” influenciou profundamente o gênero de terror, abrindo caminho para narrativas onde a natureza ou o desconhecido se tornam uma ameaça central. Foi indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 1964. Está disponível no Google Play.


9. SHADOW OF A DOUBT (1943)

shadow alfred hitchcock
© Universal Pictures

Segundo o diretor este é dos seus filmes favoritos. Trata-se de um thriller psicológico que mistura suspense, drama familiar e mistério numa narrativa sombria. “Shadow of a Doubt” foi um sucesso de público e de crítica quando estreou. E frequentemente é considerado um dos melhores de Alfred Hitchcock.

O filme combina uma história envolvente com temas universais de confiança, moralidade e perda da inocência. É indispensável a qualquer cinéfilo.


8. STRANGERS ON A TRAIN (1951)

strangers
© Warner Bros.

Outro grande clássico de Alfred Hitchcock que serve de exemplo para a mestria do realizador no âmbito do suspense psicológico. “Strangers on a Train” tem um enredo intrigante e faz uma exploração magistral de temas como moralidade, destino e crime. É baseado no romance homónimo de Patricia Highsmith e influenciou inúmeras produções posteriores, especialmente aquelas que exploram crimes aparentemente “perfeitos”.

Foi aclamado pela crítica pela sua direção precisa, performances e argumento. Está disponível para ver no Mubi.


7. THE 39 STEPS (1935)

39 alfred hitchcock
© Sunset Boulevard

É um dos primeiros grandes sucessos de Alfred Hitchcock. “The 39 Steps” é amplamente elogiado pela sua narrativa envolvente e inovação técnica. É frequentemente citado como um dos melhores filmes britânicos da história. Na história encontramos uma das primeiras protagonistas loiras do realizador que se tornaram uma assinatura do diretor.

Trata-se de uma aula de construção de tensão e ritmo cinematográfico que mistura ação, suspense e humor. A sua influência ressoa no cinema até hoje. Está disponível na Apple Tv.


6. NOTORIOUS (1946)

notorious
© Vanguard Films

É mais do que um filme de espionagem, carrega um drama emocional que se alia ao suspense psicológico. “Notorious” é amplamente reconhecido pela sua sofisticação visual e temas profundos. Tensão e tragédia são as grandes bases que fazem do filme notável e admirado até hoje.

Serve como exemplo perfeito da combinação de géneros feita pelo realizador. Deixa qualquer cinéfilo bem servido.


Lê Também:   Florence Pugh surpreende com desabafo sobre ser mulher

5. REBECCA (1940)

rebecca
© Selznick International Pictures

O primeiro grande sucesso de Alfred Hitchcock em Hollywood foi com o filme “Rebecca”. Foi um marco na sua carreira. Marcou o início de sua colaboração com o lendário produtor David O. Selznick. É um misto de romance gótico e suspense psicológico. Venceu o Oscar de Melhor Filme e Melhor Fotografia em 1941. Teve 11 nomeações.

“Rebecca” consolidou Alfred Hitchcock como um dos realizadores mais importantes da sua época.


4. NORTH BY NOTHWEST (1959)

north
© Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)

“North by Nothwest” foi um grande sucesso comercial consolidando Alfred Hitchcock em Hollywood. O filme foi escrito por Ernest Lehman e é conhecido pelas suas cenas icónicas e pela narrativa envolvente. É um dos pilares do cinema clássico e uma referência para os thrillers modernos.

O filme tem elementos que habitualmente vemos em histórias de espionagem  como as do famoso James Bond.


3. VERTIGO (1958)

antivalentine-vertigo
James Stewart e Kim Novak no clássico de Hitchcock © Paramount Pictures

“Vertigo” é considerado por muitos um dos melhores filmes da história do cinema. Adaptado do romance francês “D’entre les morts de Pierre Boileau e Thomas Narcejac, combina suspense e  romance.

Uma das cenas mais icónicas acontece quando Alfred Hitchcock recorre ao Dolly zoom, também conhecido de “efeito vertigo”. A técnica cria uma distorção visual ao combinar um movimento de câmera de zoom com um movimento contrário do dolly.

No período do seu lançamento teve reações mistas, mas com o tempo foi reavaliado como uma obra-prima.


Lê Também:   Anya Taylor-Joy abre o jogo sobre a sua participação em Dune: Messiah

2. PSYCHO (1960)

Psycho
Psycho | © 1960 – Paramount Pictures

Psycho” é dos filmes mais conhecidos de Alfred Hitchcock. Ao ponto de já ter recebido adaptações inclusivamente para o streaming com a série “Bates Motel” (disponível na Prime Video), que se centra na personagem principal da história.

Baseado no romance homónimo de Robert Bloch, o filme desafiou as convenções de Hollywood, e chocou o público com as suas reviravoltas.

A famosa cena no chuveiro teve 77 cortes em menos de um minuto, criando uma sensação frenética e perturbadora. “Psycho” foi desenvolvido com um baixo orçamento. O realizador recorreu à sua equipa da sua série de TV “Alfred Hitchcock Presents.


1. REAR WINDOW (1954)

rear window
James Stewart e Grace Kelly em “A Janela Indiscreta” |© 1954 – Paramount Pictures

Rear Window” é um dos grandes clássicos de Alfred Hitchcock e constantemente lembrado. Vários cinéfilos indicam que este é um dos seus filmes favoritos. Baseado no conto “It Had to Be Murder” de Cornell Woolrich, o filme utiliza um único local de forma magistral para criar um suspense envolvente.

Foi indicado a quatro Óscares e influenciou obras posteriores como “Disturbia” e “Paranoia”.

És fã de Alfred Hitchcock? Que obras faltaram nesta lista?



Também do teu Interesse:


About The Author


One thought on “Estes são os 10 melhores filmes de Alfred Hitchcock

  • Bom Ano. Magazine-HD. Li o comentário e gostei das observações nela registadas. Uma lista dos melhores filmes, seja de que área for, é obviamente discutível. O gosto pessoal determina a nossa percepção. “Janela Indiscreta” é um filme histórico. Falta indiscutivelmente nesta lista o “Intriga Internacional”. Está incluído o “39 Degraus”… No meu entender estes 10 são muito bons. Não por esta ordem, talvez. Há duas obras que frequentemente são amadas ou detestadas: “A Corda” e “Marnie”. Na minha opinião, o primeiro é um ensaio cinematográfico fascinante uma vez que se procurou fazer um filme como se tivesse sido filmado do princípio ao fim num único take. Gosto mais de dois dramas muitíssimo interessantes: “O Falso Culpado” e “Confesso”, ambos bastante negros, filmados a preto-e-branco e com desempenhos centrais de Henry Fonda (num filme) e Montgomery Clift (no outro). Acrescentava talvez o “Inquilino Sinistro” que é um filme fabuloso, já foi considerado um dos melhores filmes britânicos de todos os tempos.
    Cumprimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *