As 10 melhores séries do ano (até agora)
Passados os primeiros seis meses de 2024, deixamos uma breve retrospetiva das melhores séries do ano. Pelo menos até agora. De “Hacks” a “Baby Reindeer”, quais destas também fazem parte da tua lista?
Tens acompanhado as novas séries da temporada de 2024? Por este lado, vimos as novas estreias da televisão e do streaming e, entre a nossa equipa de redatores e editores, chegámos a um consenso em relação às melhores produções televisivas emitidas entre janeiro e junho de 2024. Para nós, estas são as melhores séries do ano (até agora, claro está).
10: Extraordinary T2 (março 2024)
Uma série britânica (bem britânica) sem tento na língua, “Extraordinary” apresenta-nos a heroína improvável Jen (Máiréad Tyres), que num mundo onde todas as pessoas passam a ter um poder especial quando atingem a maioridade, da invisibilidade a falar com mortos, distingue-se por não ter ainda nenhum poder aos 25 anos de idade.
Pouco ambiciosa, egoísta e pronta para tomar a pior decisão em qualquer ocasião, Jen é caótica mas cativante e “Extraordinary”, na marca do seu segundo ano, continua a não ser senão hilariante. Disponível na Disney+ no mercado nacional.
9: Doctor Who (maio 2024)
O novo remake de “Doctor Who” dá-nos, pela primeira vez, e num marco histórico, um Who negro e assumidamente gay. É ele Ncuti Gatwa, mais conhecido pela sua participação em “Sex Education” no papel de Eric, o melhor amigo do protagonista da história.
A novíssima versão de “Doctor Who” pode ser vista em Portugal através da Disney+, com estreia em 2024.
Neste novo conjunto de episódios, Who e os seus amigos viajam dos primórdios da história da humanidade para mundos alienígenas distantes; por toda a parte, encontram aventura, terror, diversão, perseguições, divertimento e criaturas fantásticas.
8: Bridgerton T3 (maio 2024)
Na marca da terceira temporada, a história deste romance histórico subversivo produzido pela Shondaland acompanha o momento em que Penelope Featherington (Nicola Coughlan) se tornou finalmente uma Bridgerton, casando com a sua paixão e amigo de longa data, Colin Bridgerton (Luke Newton).
Em 2024, é também o ano em que a identidade de Lady Whistledown, o seu alter ago, é finalmente revelada, criando o caos não só na corte como em toda a alta sociedade londrina. Neste novo ano, a auto-determinação e amizade triunfam e “Bridgerton” continua igual a si próprio: irreverente, sensual e atrevido.
7: Ripley (abril 2024 )
Uma das séries da Netflix mais consensualmente aclamadas no presente ano de 2024, “Ripley” é sem dúvida uma produção que tem dado que falar desde a sua estreia. Com uma fotografia deslumbrante a preto e branco e uma prestação central assinalável por parte do grande Andrew Scott (“Desconhecidos”, “Fleabag”) e também uma prestação de apoio muito aclamada por parte de Dakota Fanning (“A Guerra dos Mundos”, “O Alienista”), que parece finalmente dar o salto de “child star” para adulta conceituada.
A primeira temporada de “Ripley”, uma série limitada, é um dos projetos mais reconhecidos do ano com um total impressionante de 13 nomeações para os Prémios Emmy, incluindo Melhor Ator numa Mini-Série, Melhor Atriz Secundária numa Série Antológica ou Mini-Série ou, claro, Melhor Antologia ou Mini-Série.
O nosso crítico, José Vieira Mendes, chama-lhe, na sua análise, um “ensaio sobre a natureza do mal”.
6: True Detective: Night Country T4 (Janeiro 2024)
Desde 2014, “True Detective” tem vindo a afirmar-se como uma das mais aclamadas séries antológicas da televisão norte-americana e este seu 4.º ano não é exceção.
“Night Country” introduz elementos mais sombrios e quase sobrenaturais nesta quarta temporada, contando ainda com o benefício do protagonismo de Jodie Foster e uma história tenebrosa acerca de um conjunto de homicídios pautados pelo ritualismo.
A presente temporada de “True Dectetive”, nomeada para seis Prémios Emmy em 2024, está disponível na íntegra na Max.
5: Shōgun (fevereiro 2024)
Estreada no arranque de 2024, “Shōgun” é considerada, pelos críticos da MHD e pela opinião especializada em geral, como uma das grandes novas séries no panorama televisivo. Que o digam as 26 nomeações aos Emmy, as já confirmadas segunda e terceira temporadas, e o maravilhoso valor de produção aqui presente.
Passada no Japão Imperial, “Shōgun” mostra-nos um misterioso navio europeu que é encontrado numa aldeia piscatória, o que leva o lorde Yoshii Toranaga a descobrir segredos que podem fazer pender a balança do poder e devastar os seus inimigos.
A série, passada no ano de 1600 e pautada por uma extraordinária reconstrução histórica, pode ser vista na Disney+.
4: Baby Reindeer (abril 2024 )
Tal como “Shōgun”, será surpreendente para poucos encontrar “Baby Reindeer”, um sucesso surpresa da Netflix, nesta lista de melhores séries do ano até agora).
Brutalmente honesta, a série criada e protagonizada pelo comediante Richard Gadd transporta-nos para um mundo brutal de oportunismo, abuso e fixação. Gadd expõe os seus demónios através da história do seu encontro com uma mulher que, depois de uma simples gentileza, se torna obsessiva e começa a assediá-lo e persegui-lo.
3: Hacks T3 ( maio 2024)
No pódio das melhores séries de 2024, encontramos a comédia de amizade “Hacks”, que na sua terceira temporada continua a explorar o melhor e o pior das interações humanas.
Neste terceiro ano, Deborah Vance (Jean Smart) encontra-se no rescaldo do grande sucesso do seu standup e une-se à sua jovem argumentista Ava (Hannah Einbinder) para procurar uma nova oportunidade em Los Angeles: a grande oportunidade que ficou por cumprir desde a sua juventude, apresentar um Late Night Show.
2: The Bear T3 (julho 2024)
Na marca da terceira temporada, “The Bear” está finalmente aberto mas depois de uma abertura mais que atribulada, Carmy continua a tentar conciliar os demónios, traumas e perfeccionismo asfixiante que podem acabar por ser a ruína deste novo restaurante que procura afirmar-se na cena culinária de Chicago.
Ayo Edebiri, Jeremy Allen White, Ebon Moss-Bachrach e companhia persistem como um dos elencos mais neuróticos mas também mais carismáticos das séries norte-americanas. A tensão continua no limite, bem como o conflito que se gera na cozinha do The Bear.
1: House of the Dragon T2 (junho 2024)
A prequela de “Game of Thrones” continua a ser um dos melhores conteúdos da atual era do streaming, apresentando a complexa e atribulada relação entre duas rainhas e a história sangrenta e trágica da Casa Targaryen.
O nosso editor João Fernandes reforça como “‘House of the Dragon’ continua a deixar o seu impacto com a segunda temporada, dando inicio à Dança dos Dragões com batalhas impressionantes, mas também com cenas mais intimistas cheias de drama e conflito interno que tornam a guerra entre os Greens e o Blacks um espetáculo a não perder”.
Quantas destas 10 grandes séries estão na tua watchlist e quais já descobriste? Partilha nos comentários!