Crédito editorial: Gumbariya / Shutterstock.com (ID: 2491063591)

Meta já começou a notificar os portugueses sobre a proteção de dados

A Meta começou a recolher dados públicos de utilizadores para treinar inteligência artificial. No entanto os portugueses podem recusar.

A Meta iniciou uma nova política que permite o uso de conteúdos públicos partilhados nas suas plataformas para treinar sistemas de inteligência artificial. A medida aplica-se a publicações, fotografias, comentários e legendas de utilizadores com 18 anos ou mais no Facebook e Instagram, excluindo o WhatsApp.

Na União Europeia, os utilizadores têm até 27 de Maio (incluindo Portugal) para se oporem à utilização dos seus dados, embora a Meta aceite pedidos de autoexclusão após esse prazo. A empresa está a enviar notificações por e-mail a alertar para a mudança e a disponibilizar um formulário de objeção. Nesse sentido, os portugueses já devem ter começado a receber um mail a informar da situação.

Lê Também:
Digi dá mais um passo para resolver a principal queixa dos utilizadores

Meta permite que os utilizadores recusem

meta ai whatsapp
Crédito editorial: Sugengsan / Shutterstock.com

A nova política abrange também interações com funcionalidades como o assistente Meta AI no Messenger, sendo justificada pela empresa com base em “interesse legítimo” para desenvolver e melhorar experiências com IA generativa. Estas experiências incluem ferramentas criativas de IA, assistentes automatizados e a disponibilização de modelos em plataformas abertas para investigação e desenvolvimento.

Nesse sentido, no mail em questão que por aqui já recebemos, a Meta informa o que irá fazer ao certo: “para ajudar a fornecer-te estas experiências, vamos utilizar informações públicas, como publicações e comentários de contas de pessoas com 18 anos ou mais. Isto inclui todas as informações públicas que partilhaste nos Produtos da Meta desde que criaste a tua conta. Também vamos utilizar as tuas interações com as funcionalidades de IA na Meta”.

Lê Também:
Waze recusa implementar a funcionalidade mais pedida pelos condutores

Quem apresentar oposição garantirá que as suas interações com IA e dados públicos deixem de ser utilizados para treino dos modelos da Meta. O pedido abrange todas as contas associadas ao perfil que o submeteu.

A Meta aconselha ainda a gestão da privacidade diretamente nas definições das plataformas, permitindo a alteração da visibilidade das publicações ou a sua eliminação.

Já foste ver o mail?


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual a nota para "Adolescence" da Netflix?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *