Michel Blanc "Demi-soeur (2013)" © Rialto Premieres/ Studiocanal

Michel Blanc, o icónico ator francês, falece aos 72 anos

Michel Blanc, conhecido pelos seus filmes cómicos da década de 1980, faleceu ontem, dia 3 de outubro. O ator francês tinha 72 anos.

Foi durante a manhã que o Paris Match deu a notícia sobre a morte de Michel Blanc. O ator foi vítima de um ataque cardíaco e faleceu no hospital. Horas antes da confirmação oficial, Gérard Jugnot (ator e amigo de Blanc), partilhara no Instagram um post com a mensagem “Porra Michel… o que nos fizeste…”.

Conhecido pela sua versatilidade e descrito como o “palhaço triste do cinema francês”, o artista teve uma carreira longa, tanto no teatro quanto no cinema. O seu trabalho valeu-lhe alguns prémios ao longo da vida, incluindo no Festival de Cannes, onde conquistou o prémio para Melhor Ator em 1986 com “Tenue de soirée”, e Melhor Argumento em 1994 com “Grosse fatigue”.

Relembrar a arte de Michel Blanc

Em Portugal é possível veres algumas das obras mais icónicas do ator e realizador francês nas plataformas de streaming, servindo para relembrar a sua arte e até apresentá-la às gerações mais novas.

Por exemplo, “Barracas na Praia” (“Les bronzés”) de 1978 e “Ma femme s’appelle reviens” de 1982 estão disponíveis na Netflix, bem como “Assassinos por Computador” (“L’ordinateur des pompes funèbres”) de 1976.

Podes ainda ver outras participações especiais de Michel Blanc em “Le père Noël est une ordure” (1982) na Netflix, “Paixão Selvagem / Je t’aime moi non plus” (1976) na Netflix e na MUBI, e “La gueule de l’autre” de 1979 na Netflix.

Infelizmente, alguns dos seus títulos mais famosos como “Monsieur Hire” (1989) ou “Uranus” (1990), encontram-se disponíveis apenas em formato físico em plataformas como a Amazon ou o Ebay. Será que ainda tens a VHS de algum deles?

Qual o teu filme favorito do ator?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *