© Girts Ragelis via ShutterStock (ID: 2410331193)

Minecraft faz história ao alcançar este feito inédito

“Minecraft”, o jogo mais vendido de sempre, alcançou um feito histórico só alcançado por outro videojogo até hoje.

“Minecraft” nasceu da mente do programador sueco Markus Persson, mais conhecido como Notch. Inspirado por jogos como “Dwarf Fortress”, “Infiniminer” e “RollerCoaster Tycoon”, Notch queria criar um jogo de construção em mundo aberto, onde o jogador tivesse total liberdade.

Assim sendo a primeira versão foi lançada a 17 de Maio de 2009, ainda como um projeto experimental. O jogo foi desenvolvido de forma independente, com atualizações frequentes e feedback direto da comunidade. No entanto rapidamente ganhou popularidade, graças à sua jogabilidade simples, mas extremamente criativa. No entanto, só em 2011, Notch fundou a empresa Mojang, e no mesmo ano o jogo foi oficialmente lançado.

Com o passar dos anos, Minecraft expandiu-se para diversas plataformas (PC, consolas e telemóveis) e tornou-se num fenómeno cultural. Nesse sentido, em 2014, a Microsoft comprou a Mojang por 2,5 mil milhões de dólares, garantindo o futuro do jogo e da sua comunidade global. Em 2023, Minecraft tornou-se o jogo mais vendido da história, com mais de 300 milhões de cópias vendidas. Agora, com ajuda da popularidade do filme, “Minecraft” alcança um feito histórico.

Lê Também:
Um Filme Minecraft vai ter espaço LEGO especial em Portugal

Minecraft entra num lista muito restrita

Minecraft
© Mojang Studios

O álbum “Minecraft: Volume Alpha“, composto por Daniel Rosenfeld (conhecido como C418) em 2011, tornou-se apenas a segunda obra de um videojogo ao entrar no Registo Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, depois de “Super Mario Brothers“, em 2023. Ou seja, o sucesso global do jogo da Mojang estendeu-se à sua banda sonora minimalista e melancólica, que se tornou inseparável da identidade do jogo.

Lê Também:
Um Filme Minecraft, a Crítica | Jason Momoa e Jack Black brilham na adaptação do videojogo

O Registo Nacional de Gravações seleciona anualmente 25 obras sonoras consideradas “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativas”, desde que tenham pelo menos 10 anos. A edição de 2025 inclui, além de “Minecraft”, nomes bastante conhecidos como Celine Dion com “My Heart Will Go On”, o álbum da Broadway “Hamilton” (2015), Elton John com “Goodbye Yellow Brick Road” (1973), “Chicago Transit Authority” e “My Life” (1994) de Mary J. Blige.

Além disso, e de forma curiosa, o som de arranque do Windows 95, criado por Brian Eno, também integra a lista, demonstrando a diversidade e o impacto sonoro das escolhas.

Também és um dos 300 milhões que comprou o jogo?


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *