© Prime Video

Atores de Morangos com Açúcar revelam os segredos e dificuldades da sua participação nesta nova temporada

Alguns atores que participam no reboot de “Morangos com Açúcar”, estiveram à conversa com a Magazine.HD e revelaram todos os segredos da nova temporada.

Morangos com Açúcar” não é só a série mais vista de sempre em Portugal, como é também um marco histórico da televisão do nosso país. Apesar de já ter terminado há uma década, a série juvenil continua em destaque no primeiro lugar desde que os episódios foram disponibilizados no catálogo da Prime Video. Agora, quando parecia ser impossível, um reboot de “Morangos com Açúcar” chegou ao pequeno ecrã, trazendo personagens antigas e muitas histórias novas.

Lê Também:   Morangos com Açúcar | Primeiras impressões do regresso de uma das maiores séries portuguesas

Após a estreia de “Morangos com Açúcar: O Regresso”, a Magazine.HD esteve à conversa com Vicente Gil, Margarida Corceiro e Rui Pedro Silva, três atores que se destacam no elenco principal deste reboot, mas também com Cláudio de Castro e os espanhóis Victoria Oliver e Oskar De La Fuente. Numa conversa bastante descontraída, os atores falaram-nos da sua passagem pela série juvenil e revelaram as principais dificuldades enfrentadas pelas suas personagens.


VICENTE GIL [MIGUEL NAVARRO]

Vicente Gil
© Prime Video

Magazine.HD: Qual foi a temporada de “Morangos com Açúcar” que tu mais acompanhaste?

Vicente Gil: Eu sou da geração que viu mais a sério a partir da quinta temporada. Mas, efetivamente, acho que a que eu me lembro mais é a da escola de artes, que tinha música, teatro, etc. A temporada sete!

Magazine.HD: Como é que agora fazia parte da família “Morangos com Açúcar”?

Vicente Gil: É bem interessante! Eu não estava à espera que voltasse quanto mais fazer parte [risos]. Mas é muito emocionante saber que se faz parte de um legado tão extraordinário, que marca Portugal há mais de 20 anos, então há essa beleza, esse bom gosto de saber que também fazemos parte da continuação da história do audiovisual português.

Magazine.HD: Alguns atores que participaram nas primeiras temporadas agora aparecem como pais, estão adultos, e tu calhaste logo como filho de uma das personagens que era protagonista da segunda temporada, e tu agora és o protagonista desta ‘décima’ temporada. É uma grande responsabilidade?

Vicente Gil: É verdade [risos]. Para além de ser o renascer de uma série, vem também como uma continuidade. E essa relação de dialogar com a segunda temporada, neste caso, é muito fixe, até para nós, como atores, termos referências e ideias para poder criar as personagens, crias as dinâmicas de escola, que é o Colégio da Barra… Então, nesse campo, é fixe!

Magazine.HD: Tiveste que fazer alguma preparação para a tua personagem?

Vicente Gil: Sim, tivemos aulas de surf, por exemplo. Tudo o que envolva desportos precisa sempre de uma preparação prévia. Nessa medida, tivemos de aprender o que é o diálogo do surf, da praia, como é que se comunica, etc.

Magazine.HD: Já há algum projeto para o futuro?

Vicente Gil: Sim, sim!

Lê Também:   Glendyn Ivin revela os desafios de The Lost Flowers of Alice Hart | Entrevista

MARGARIDA CORCEIRO [GABRIELA CAIADO]

Margarida Corceiro
© Prime Video

Magazine.HD: “Morangos com Açúcar”, uma série que ninguém conhece… qual foi a temporada que mais te marcou?

Margarida Corceiro: É assim, eu não vi na altura, mas gostei muito da temporada dois, que é a temporada do Pedro Teixeira e da Cláudia Vieira, ou seja, da Ana Luísa e do Simão. E agora temos aqui um bocadinho da temporada dois [risos]. 

Magazine.HD: Como é que quer fazer parte da família Morangos?

Margarida Corceiro: É um privilégio, é um privilégio. É uma responsabilidade também, porque sei que toda a gente vai querer ver isto, mas é um privilégio. Estamos muito felizes com o que estamos a fazer. Estamos muito felizes ao ver também o resultado, e lá está, é um orgulho.

Magazine.HD: Qual é que foi a tua reação ao descobrires que ias participar nesta série?

Margarida Corceiro: Comecei aos gritos na rua. Eu estava no Havaí, também não faz mal, ninguém me conhecia [risos]. Portanto, estava no Havaí aos gritos! 

Magazine.HD: Tiveste que fazer alguma preparação para esta personagem irritantíssima? 

Margarida Corceiro: Tive que fazer trabalho de pesquisa, tive muitos ensaios com, para mim, dos melhores diretores de atores que temos, que é o Marco Medeiros, que me ajudou imenso. Sem ele não estaria esta Gabi que está agora. Foi muito bom! Deu muita pica fazer a Gabi. Eu adoro fazer de má. Não sei se prefiro fazer de má, também não fiz assim tantas personagens para conseguir escolher mesmo um género, mas adoro, adoro, adoro. 

Magazine.HD: E já há projetos para o futuro? 

Margarida Corceiro: Ainda não, mas vamos ver…

Lê Também:   Vermelho, Branco e Sangue Azul, a Crítica

RUI PEDRO SILVA [SANTIAGO MATOSO]

Rui Pedro Silva
© Prime Video

Magazine.HD: Tu acompanhaste as temporadas anteriores de “Morangos com Açúcar”?

Rui Pedro Silva: Eu não acompanhei todas, mas eu posso-te dizer uma coisa curiosa que é, eu já tenho este gostinho pela representação desde novo. E os primeiros indícios disso foi quando eu estava na escola, e eu não gostava de estar na escola e só queria ir para casa. Eu estava na escola e os meus pais trabalhavam muito, então eu queixava -me de dores de barriga ou dores de cabeça, mentia à força toda, mas mentia muito bem. A escola não fazia mais nada senão mandar-me para casa. E com os meus pais estavam a trabalhar muito num horário muito complicado, eu ia para casa da minha vizinha, a avó de um amigo meu que tinha um horário mais flexível, e ficava na cama dele a ver “Morangos com Açúcar” o dia todo, ou a tarde toda. Eu mentia só para ir ver “Morangos com Açúcar”, e não era ‘ah, eu quero ir para casa para ver Morangos… Eu ligava a televisão e colava, mudava o chip‘.

Magazine.HD: Como é que é agora fazer parte das família Morangos?

Rui Pedro Silva: É muito giro! À bocado estava a ver um episódio, o primeiro episódio, e eu olhei para a minha pulseira, e olhei para o ecrã e disse assim ‘Fogo, é mesmo “Morangos com Açúcar”, que cena! Eu faço parte dos “Morangos com Açúcar”!’

Magazine.HD: E além de fazeres parte dos Morangos, és filho de uma personagem que foi um aluno no início da série.

Rui Pedro Silva: Eu sou fico do Crómio, que tem muita piada [risos]. Acho que é a melhor característica da minha personagem.

Magazine.HD: E é uma grande responsabilidade?

Rui Pedro Silva: Ser filho do Crómio é uma grande responsabilidade, mas ao mesmo tempo é um puto rebelde que faz o que quiser com a imagem dele, porque ‘eu sou rebelde e o meu pai é o meu pai, não tenho nada a ver com o meu pai’ [risos].

Magazine.HD: Como é que te preparaste para esta personagem?

Rui Pedro Silva: Eu acho que houve muita influência de “O Filho” [peça de teatro que protagonizou no Teatro Aberto]. Há uma certa estranheza que eu também identifico no Santiago e no Nicolau, acho que houve muita bagagem que veio daí. E depois foi ler e perceber porque é que ele é incompreendido, porque é que ele é difícil. E depois cabe a cada um de nós atores ter uma certa empatia para perceber que nem toda a gente na vida é resolvida, nem toda a gente na vida é fácil, nem toda a gente na vida é inteligente emocionalmente. E, portanto, nós às vezes reagimos a coisas de forma diferente das outras pessoas.

Magazine.HD: Já há novos projetos?

Rui Pedro Silva: Já há novos projetos, o que é muito bom, e agora com os “Morangos com Açúcar” no ar, pode ser que venham mais, porque esta visibilidade tem esse lado bom de poder fazer o que eu amo a minha vida toda e esta exposição tem esse lado. Já há novos projetos, não vou dizer o que é que é, mas vou dizer que é uma mudança radical. Ainda vou começar o processo, mas temos uma mudança radical.

Lê Também:   Atores do CODEX 632 revelam os segredos da rodagem do livro de José Rodrigues dos Santos

CLÁUDIO DE CASTRO [FRED]

Cláudio de Castro
© Prime Video

Magazine.HD: Tu acompanhaste os “Morangos com Açúcar” quando a série foi emitida na televisão? 

Cláudio de Castro: Claro! E eu acho engraçado porque, imagina, eu não te consigo dizer exatamente todas as temporadas que vi, mas é algo transversal. Todos nós já vimos algum episódio de “Morangos com Açúcar” em alguma altura, alguns várias temporadas, outros viram apenas uma ou outra. Mas eu acho que é uma coisa transversal, toda a gente acabou por ver qualquer coisa dos Morangos. 

Magazine.HD: Os “Morangos com Açúcar” são a série mais icónica de Portugal. Como é que te sentes ao fazer parte desta família Morangos? 

Cláudio de Castro: Eu costumo até dizer que é fazer parte de uma espécie de um livro do colégio, não é [risos]? De repente, são vinte anos de história que também destacaram muitos atores da ficção portuguesa e, de repente, ter a nossa foto, ou o nosso nome, associados ali ao lado e fazer parte de um novo capítulo… isto é muito surreal! Como tu disseste, é uma série muito icónica que ficou gravada na cultura portuguesa. E para nós, de repente, fazer parte desse marco também é um salto um bocadinho grande, mas eu acho que é um desafio que aceitamos com muita responsabilidade e ficamos expectantes a ver o que é que as pessoas vão achar. 

Magazine.HD: Como é que foi a tua reação quando soubeste que ias participar nos “Morangos com Açúcar”? 

Cláudio de Castro:  Foi muito inacreditável. Ainda por cima, tinha de fazer uma audição de teatro e estava entre o sim e o não dos Morangos durante essa audição de teatro, e quando saí da audição, acabei por saber logo quinze ou vinte minutos depois que tinha ficado, e então, foi surreal! Foi um dois em um, porque acabei também por ficar na peça de teatro, que virá brevemente, em Fevereiro, no Teatro São Luiz, “Depois das Zebras”, do Pedro Gil. 

Magazine.HD: Como é que te preparaste para esta personagem? 

Cláudio de Castro: Eu acho que os “Morangos com Açúcar” têm uma característica muito específica, que é serem um espelho, ou um retrato, da juventude. E acho que, ao sermos tantos, cada um de nós acabou por trazer um bocadinho da história de cada um, do corpo de cada um, da voz de cada um para esta cena. Eu acho que o Fred é um bocadinho, podemos dizer, uma ode à minha juventude, no sentido de todas as maiores maluquices, as anedotas, as maiores loucuras, porque ele é muito animado e está sempre neste ritmo com os amigos dele, eu acho que fui buscar um bocadinho a essa era dos dezasseis/dezassete/dezoito anos, em que tudo estava a acontecer, e recuperei um bocadinho dessa energia. 

Magazine.HD: Principalmente a energia de um DJ louco que vai para uma garagem abandonada… 

Cláudio de Castro: Exatamente [risos]! E que tem uma cabra! Há um momento que vocês irão ver, certamente, que há uma cabra que aparece e torna-se a mascote do Fred, e acho que é um dos momentos mais caricatos [risos].

Lê Também:   Motel Valkirias | Entrevista com o elenco

VICTORIA OLIVER [PURIFICACIÓN MORENO]

Victoria Oliver- Morangos com Açúcar
© Prime Video

Magazine.HD: Tu já conhecias os “Morangos com Açúcar”?

Victoria Oliver: Em Espanha não se conhece os “Morangos com Açúcar”, mas espero que agora com a estreia na Prime Video também se conheça ali. Mas quando me disseram que eu ia fazer dos “Morangos com Açúcar“, eu comecei a pesquisar o que era. E uau! Foi uma surpresa muito boa porque eu não sabia para o que é que estava a fazer o casting.

Magazine.HD: E como é que te sentes por fazeres parte dos “Morangos com Açúcar”? 

Victoria Oliver: É uma responsabilidade muito grande, porque passas a representar uma parte de Portugal muito grande e que faz parte da história da televisão daqui. E eu acho que muitas pessoas queriam fazer parte desse projeto, pelo que é uma responsabilidade, mas eu estou muito feliz. 

Magazine.HD: Como é que te preparaste para esta personagem? 

Victoria Oliver: Esta personagem é uma sporty girl da escola, por isso é muito parecida comigo, porque eu gosto muito de fazer desporto. Mas, sobretudo, eu comecei a interessar-me por pádel, como se vê no primeiro episódio. Tive de começar a praticar pádel e a ver competições.

Magazine.HD: Já tens novos projetos para o futuro? 

Victoria Oliver: De momento não, mas a ver vamos. 

Magazine.HD: Mas gostavas de fazer mais um projeto em Portugal?

Victoria Oliver: Ah sim, claro! Eu estou sou super bem aqui. É incrível, as pessoas aqui são muito boas.

Lê Também:   Cavalos de Corrida | Entrevista com o elenco

OSKAR DE LA FUENTE [SANCHO MORENO]

Oskar De La Fuente - Morangos com Açúcar
© Prime Video

Magazine.HD: Tu já conhecias os “Morangos com Açúcar”? 

Oskar De La Fuente: Eu não conhecia os “Morangos com Açúcar”. Eu conheci quando fiquei no elenco. 

Magazine.HD: Em Portugal, os “Morangos com Açúcar” é a maior série de sempre! Como é que te sentes ao fazeres parte desta família? 

Oskar De La Fuente: Eu acho que, todavia, eu não estou a acreditar muito no que está a acontecer. Eu estava a trabalhar em Espanha e ligaram-me numa quarta-feira: “Oscar, na outra quarta-feira temos que ir a Portugal”. Eu tive que deixar o meu trabalho e vir para aqui. Eu ainda estou um pouco a assimilar a situação, porque eu percebo que os Morangos são um pouco como “Física o Química” [série espanhola], é um fenómeno. 

Magazine.HD: É mesmo um fenómeno, mas a série durou nove anos em Portugal e é um fenómeno de todas as gerações! Como é que tu te preparaste para esta personagem? 

Oskar De La Fuente: Eu gosto muito de trabalhar com a minha verdade. E há muitas coisas do Sancho que eu tenho. Eu sinto-me muito empático com ele, mas não temos nada a ver sequer, porque ele vem de uma família com muito dinheiro, mas o coração fica muito puro. Quando eu cheguei, eu não percebia nada de português, eu não percebia nada do Sancho [risos]. Pouco a pouco, a partir do que me disseram e a partir de mim mesmo, fui criando o Sancho. 

Magazine.HD: Já tens projetos para o futuro? 

Oskar De La Fuente: Ainda não, mas espero que surja algo [risos]. 

Magazine.HD: Procuras outros projetos em Portugal? 

Oskar De La Fuente: Projetos em qualquer sítio [risos]! 

TRAILER | MORANGOS COM AÇÚCAR JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NA PRIME VIDEO

Já assististe ao reboot de “Morangos com Açúcar”? Qual a tua personagem preferida? Qual a temporada que mais te marcou?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *