Esta verdade sobre o Mr. Bean de Rowan Atkinson está a surpreender os fãs
Os Millennials certamente lembram-se de “Mr. Bean”, a eterna série que parecia nunca acabar e que passava na RTP. Mas será que sabias que ela tem apenas… 15 episódios?
Sumário:
- “Mr. Bean” é uma sitcom britânica criada por Rowan Atkinson e Richard Curtis, transmitida entre 1990 e 1995, chegando a Portugal como uma série semanal que passava na RTP;
- O protagonista foi desenvolvido por Atkinson e tem como principal característica o facto de não falar, optando por uma comédia física à semelhança de Charlie Chaplin ou Jacques Tati;
- A série é composta por apenas 15 episódios apesar de parecer ter mais, em especial pelo facto de cada capítulo incluir múltiplas mini-histórias.
Rowan Atkinson é um ator britânico conhecido por interpretar personagens extravagantes e únicas, fazendo parte do imaginário de várias gerações, especialmente devido ao seu papel em “Mr. Bean”.
A série ao estilo sitcom foi criada por si e por Richard Curtis, estreando a 1 de janeiro de 1990 em território britânico. O protagonista era Mr. Bean, uma personagem desenvolvida por Rowan Atkinson quando este estava a tirar o Mestrado na Universidade de Oxford. Descrito como “uma criança num corpo de homem”, Mr. Bean navega pela vida de forma despreocupada, acabando por se envolver em situações caricatas que resolve de forma inimaginável.
Ao contrário de outras personagens da comédia, Atkinson decidiu que o seu Mr. Bean não falaria, comunicando com a audiência apenas através de comportamentos físicos, à semelhança do que fizeram Jacques Tati e Charlie Chaplin. Apesar da série ter sido entretanto adaptada a outros media como animação e cinema, esta característica continua a ser respeitada.
Sim! Mr. Bean tem apenas 15 episódios
Agora, aquilo que provavelmente nunca te apercebeste é que “Mr. Bean” possui apenas 15 episódios, transmitidos no Reino Unido entre 1990 e 1995. Os capítulos eram esporádicos, não sendo lançados todas as semanas ou todos os meses, permitindo que continuasse no ar por muitos anos. Por exemplo, o primeiro episódio de “Mr. Bean” estreou a 1 de janeiro e o segundo chegou apenas dez meses depois, em novembro.
Já em Portugal, a série passava todos os domingos na RTP 1… Por muitos, muitos anos. Agora a questão é, como é que muitos de nós nunca reparámos?
Existem algumas razões que os fãs têm apontado ao longo dos anos quando este tópico volta a surgir nas redes sociais e plataformas como o Reddit, sendo a principal, o facto de cada capítulo de “Mr. Bean” ser composto por várias mini-histórias. Quando nos recordamos dos episódios, temos mais tendência a lembrar dessas histórias do que do conjunto em si.
Além disso, ao ser transmitido apenas uma vez por semana em Portugal, fazia com que nos esquecêssemos facilmente nos primeiros episódios, continuando a ver “Mr. Bean” como se fosse “algo novo”, até eventualmente uma das histórias nos parecer familiar. Sem plataformas de streaming ou a opção de rever (a não ser que gravasses as transmissões numa VHS), é natural que isto acontecesse.
Infelizmente, a série original não está a ser partilhada por nenhuma plataforma de streaming mas muitos dos episódios podem ser encontrados no Youtube. Tens saudades de “Mr. Bean”?