NASA recupera telescópio Kepler
Kepler, telescópio da NASA, sofreu o primeiro problema depois de sete anos no espaço. Os cientistas estão a realizar testes para avaliar o seu estado.
Na passada terça feira, a Agência Espacial Americana anunciou que o telescópio Kepler, que procura planetas no espaço, foi recuperado e saiu do “modo de emergência. De acordo com um comunicado da NASA, os engenheiros conseguiram arranjar o telescópio depois de terem comunicado que se encontrava no nível operacional mais baixo da nave e que estava com uma anomalia.
Kepler está há cerca de 7 anos no espaço e encontra-se a uma distância de 120 milhões de quilómetros da Terra. Na última semana, foi-lhe ordenado para voltar as suas lentes para a Via Láctea para poder ver as estrelas da nossa galáxia. Contudo, a nave não foi capaz de realizar o movimento e entrou em modo de emergência.
Lê mais sobre: Apple recruta Monstro das Bolachas e cria vídeo viral
O telescópio completou a sua primeira missão em 2012. A partir daí, foi fundamental para a NASA já que demonstrou a existência de 5.000 planetas fora do Sistema solar, sendo que mil já foram confirmados.
Em 2014, o telescópio iniciou a missão chamada K2, que tem como objectivo identificar estrelas jovens e supernovas, bem como corpos astronómicos.