NOS Alive 2023 | Guia de Sobrevivência
O NOS Alive 2023 decorre no Passeio Marítimo de Algés, entre 6 e 8 de julho, regressando para a sua 15ª edição. Partilhamos o nosso guia de sobrevivência essencial para três dias de música, comédia e muito mais em altas!
O Passeio Marítimo de Algés recebe, uma vez mais, e para a 15ª edição, o NOS Alive, entre os dias 6 e 8 de julho, com cabeças de cartaz sonantes como Red Hot Chili Peppers, Lizzo, Artic Monkeys, Queens of the Stone Age, Angel Olsen, The Black Keys e tantos outros. Trazemos-te alguns elementos a ter em consideração para uma experiência festivaleira imperdível:
HORÁRIOS
As portas do NOS Alive abrem todos os dias às 15h00 e fecham pelas 04h00. Poderás entrar no recinto até 15 minutos antes do fecho de portas.
HORÁRIO DOS CONCERTOS
Claro está, deves também prestar atenção aos horários dos espetáculos, ao longo de três dias e espalhados por 7 palcos – o pórtico de entrada, o coreto, o palco fado, o palco de comédia, o palco clubbing, e por fim os dois palcos onde os maiores cabeças de cartaz atuam – Heinken e, claro, o NOS Stage.
BILHETES
Os dois primeiros do NOS Alive 2023 esgotaram antes do arranque do Festival, mas ainda há bilhetes disponíveis para o último dia. Disponível a partir de 74€. Mais informações aqui.
COM O MEU BILHETE, POSSO ENTRAR E SAIR DO RECINTO À VONTADE?
Depende! Caso sejas portador de um bilhete diário, não é possível a saída do recinto para uma nova entrada sendo o mesmo processo de um espectáculo normal. Caso sejas portador de um passe de 3 dias e já tenhas colocada a pulseira correspondente ao mesmo, poderás entrar e sair do recinto.
Todavia, não deves descartar o teu bilhete a partir do momento em que tens a tua pulseira. Poderá ser-te pedido como prova, e além disso, os pacotes combinados com comboio requerem a apresentação do bilhete original.
COMO CHEGAR AO NOS ALIVE 2023
Como o nome indica, o Passeio Marítimo de Algés situa-se na povoação do mesmo nome, a uma breve distância da estação intermodal da povoação, onde é possível encontrar diversas carreiras de autocarros. O recinto fica também a 5 minutos da estação de comboios de Algés, que habitualmente prolonga os seus horários por ocasião do NOS Alive. Infelizmente, em 2023, e numa situação excecional, a greve da CP, que dura até 6 de agosto, afeta este ano as acessibilidades, com menos comboios e sem prolongamentos.
Tendo em consideração a greve da CP (os comboios estão a funcionar, mas com algumas disrupções), o melhor e mais confiável meio de transporte será mesmo o autocarro, uma vez que os TVDE ficarão lotados e serão difíceis de conseguir. Para saberes mais sobre os melhores transportes para o NOS Alive, recorre ao nosso artigo acerca da matéria.
Além disso, se estiveres disposto ou disposta a andar um pouco mais, podes sempre deixar o teu carro nas zonas envolventes (mas prepara-te para muito trânsito), como por exemplo nas imediações do Hospital de São Francisco Xavier, onde há bastante estacionamento, na zona do Restelo ou ainda no parque da Fundação Champalimaud, pago mas perto e prático para uma chegada rápida ao Festival.
O RECINTO
Ano após ano, o recinto do NOS Alive cresce e melhora. O mapa interativo completo está disponível aqui.
GUIA DE SOBREVIVÊNCIA – O QUE NÃO POSSO E O QUE DEVO LEVAR
Como acontece em todos os grandes eventos, no sentido de garantir a segurança dos festivaleiros e das festivaleiras, há vários itens proibidos no recinto, nomeadamente:
• Objetos perigosos (canivetes, qualquer tipo de arma, correntes, cintos e/ou pulseiras pontiagudas, etc.);
• Bebidas alcoólicas;
• Caixas com comida;
• Máquinas fotográficas / filmar profissionais;
• Gravadores de som;
• Animais;
• Capacetes;
• Stick GoPro/ Selfie Stick;
• Objetos de vidro (garrafas/ perfumes, etc.);
• Qualquer objeto que possa ser arremessado.
Existe um bengaleiro fora do recinto com o custo de 1€ por peça para os objetos que não podem entrar no festival. O bengaleiro situa-se no Welcome Center, junto às Bilheteiras.
O QUE DEVO LEVAR
O NOS Alive deixa alguns conselhos oficiais para festivaleiros/as, os quais partilhamos e reforçamos, para dias memoráveis (e acima de tudo confortáveis e saudáveis):
- Óculos de sol e/ou chapéu ou boné
- Garrafas de água de plástico até 50cl com tampa
- Protetor solar até 100ml
- Tampões para ouvidos
- Identificação pessoal ou passaporte
- Agasalho para a noite
- Powerbank não maior do que um telemóvel regular
OUTROS CONSELHOS ESSENCIAIS
Outras dicas essenciais passam por beber muita água e manter a hidratação, sendo que existem pontos de água espalhados pelo recinto. Deverás também colocar protetor solar antes de chegares ao recinto, deixar os objetos de maior valor em casa e, caso viajes de fora de Portugal, contratar um seguro de viagem para segurança extra!