Nova tecnologia promete acabar com os auriculares
Cientistas criam nova tecnologia revolucionária que permite ouvir sons sem auriculares. Os primeiros testes já começaram.
A engenharia de áudio acaba de dar um passo inovador com o desenvolvimento dos chamados “enclaves audíveis”, uma tecnologia que permite a transmissão de som para um ponto específico sem necessidade de auriculares ou auscultadores.
O conceito, que pode ser descrito como um “auricular virtual”, cria zonas sonoras privadas sem necessidade de dispositivos tradicionais. Assim as metassuperfícies, impressas em 3D e desenvolvidas pelo cientista Xiaoxing Xia do Laboratório Lawrence Livermore, funcionam como lentes acústicas que direcionam o som com alta precisão.
Assim, durante os testes, os cientistas utilizaram manequins com microfones nos ouvidos para confirmar que o áudio era ouvido apenas no ponto de intersecção dos feixes.
Como é que funciona esta tecnologia “livre” de auriculares?
A tecnologia baseia-se na emissão de dois feixes ultrassónicos através de transdutores emparelhados com uma metassuperfície acústica. Ou seja, estes feixes, que viajam a frequências ligeiramente diferentes, intersectam-se num ponto determinado, onde o som se torna audível. Fora desse “enclave audível”, nenhuma outra pessoa consegue ouvir o áudio.
Assim sendo este avanço pode transformar a forma como ouvimos áudio em diversos ambientes, como escritórios, salas de aula e até em transportes públicos.
Apesar do potencial desta tecnologia, o fim dos auriculares ainda não está próximo. No entanto os cientistas destacam que são necessários mais estudos para melhorar a eficiência e a aplicação desta inovação no dia a dia.
Contudo, esta descoberta abre caminho para novas formas de experiência sonora personalizada, sem fios, sem dispositivos de ouvido e com maior privacidade auditiva. A forma como se utiliza plataformas de música com o Spotify e a Apple Music pode mudar significativamente com esta nova tecnologia.
Preferes usar auriculares?