© Promenade

Novo filme português segue o mesmo método de Adolescência, a minissérie do ano da Netflix

Um dos maiores fenómenos da Netflix, “Adolescência” inspirou a forma como uma nova longa-metragem portuguesa foi filmada.

Foi há um mês que a série sensação da Netflix, “Adolescência”, chegou ao streaming. Em poucos dias após o lançamento, o projeto tornou-se num dos mais vistos, com críticas positivas muito acima do normal. Inclusive, o Governo do Reino Unido aprovou a exibição dos quatro episódios nas escolas inglesas, numa tentativa de consciencializar os seus alunos. Além disso, “Adolescência” bateu recordes a nível de popularidade, fazendo desta uma das melhores minisséries de sempre lançadas em plataformas de streaming.

Stephen Graham é um dos responsáveis pelo desenvolvimento de “Adolescência”, estando envolvido na escrita do argumento e na criação do projeto. No entanto, Graham é também um dos protagonistas de série, atuando como patriarca da família em que se centra a ação. Já o papel principal pertence a Owen Cooper, um jovem de apenas quinze anos que fez a sua estreia televisiva em “Adolescência”. Mas, há quem fale que Cooper é já um dos favoritos aos prémios da indústria. Agora, Portugal prepara-se para lançar uma longa-metragem que se assemelha ao estilo de gravação da série da Netflix.

Lê Também:
Adolescência | Este detalhe está a gerar enorme polémica

“Hotel Amor” usa o plano contínuo durante as filmagens

Hotel Amor
© Promenade

Um dos detalhes mais impressionantes de “Adolescência” é o facto de a minissérie ser gravada num só take. Ou seja, cada episódio da série contém apenas uma cena, de cerca de uma hora, toda ela gravada de forma contínua sem cortes ou mudança de planos. Agora, Portugal vai lançar um filme que fez uso da mesma técnica de filmagem. Trata-se de “Hotel Amor” e prepara-se para chegar aos cinemas a 19 de junho deste ano.

Assim, “Hotel Amor” segue a história de Catarina, interpretado por Jessica Athayde, uma trabalhadora compulsiva que vê o hotel onde trabalha ser vendido. Após a nova gerência tomar conta do espaço, Catarina vê-se obrigada a mostrar as suas capacidades lidar com funcionários pouco profissionais e hóspedes excêntricos. Ao mesmo tempo, Catarina recebe a visita de um amigo que traz consigo muitos fantasmas do passado…

Além de ser comparado a “Adolescência” pela técnica de filmagem, “Hotel Amor” é também equiparado a “The White Lotus“, a série da Max. Isto deve-se ao facto de ambos os projetos seguiram uma narrativa semelhante, com uma unidade hoteleira como cenário. Além de Jessica Athayde, o elenco conta ainda com Margarida Corceiro (de “Ponto Nemo“), Júlia Palha, Lucas Dutra e Francisco Froes.

Lê Também:
Adolescência | 4 importantes questões deixadas por responder na nova minissérie da Netflix

Sobre o que fala “Adolescência”?

adolescence
Owen Cooper (Adolescence) | © Netflix

A série da Netflix “Adolescência” deve muito do seu sucesso ao seu enredo atual. Ao longo de apenas quatro episódios, a história acompanha Jamie, um jovem de treze anos preso após assassinar uma colega de turma. No entanto, são as causas que o levam a cometer o crime que tornam relevante o argumento. Assim, Jamie é influenciado pela redes sociais e pela forma como a sociedade tende a projetar os seus homens. Além disso, o jovem é vítima de bullying, mas é também motivado pela falta de atenção por parte dos seus progenitores.

No entanto, ao contrário do que se possa pensar, o argumento de “Adolescência” não tem por base qualquer caso real específico. Em boa verdade, Stephen Graham afirmou que leu vários crimes que ocorrem todos os anos no Reino Unido entre jovens e inspirou-se para criar a série. Atualmente, anualmente acontecem cerca de dezoito mil assassinatos ou tentativas em que o agressor tem menos de dezessete anos.

Já assististe a “Adolescência”? Ficaste curioso com “Hotel Amor”?


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual dos serviços mais usas?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *