O Ídolo, o filme feito com um Samsung Galaxy
Numa acção inédita, “O Ídolo” é o primeiro filme de Fernando Pessoa e foi filmado na íntegra com um Samsung Galaxy S21 Ultra 5G. Estreia hoje, 12 de maio!
O argumento de “O Ídolo” tem origem numa obra com mais de cem anos, de um maiores génios da Literatura Portuguesa, Fernando Pessoa, e chega agora aos ecrãs. Com uma abordagem inédita, o novo filme do realizador e argumentista Pedro Varela foi filmando na íntegra com um sistema de câmaras do Galaxy S21 Ultra 5G e estreia hoje, 12 de maio.
Uma obra pessoana, o filme baseia-se no livro lançado em 2011, “Fernando Pessoa – Argumentos para Filmes” e mostra uma nova facea da vida e obra de Fernando Pessoa, o seu interesse pelo Cinema e pela sua dimensão artística na perspectiva do autor. O livro leva-nos a seis argumentos originais (em português, inglês e francês), e reflecte, na sua maioria, temas todos os eles relacionáveis com o mundo pessoano, nomeadamente múltiplas identidades do ser e a curiosidade pela natureza humana.
Num projecto que uniu Pedro Varela, a Agência Uzina, a produtora Blanche Films e a Samsung, “O Ídolo” recria a Ecce Film, a produtora pensada por Fernando Pessoa, com um logotipo desenhado pelo próprio. A mesma será a responsável pelo desenvolvimento dos seis argumentos que nos levam a uma história de intriga, mistério e suspense, onde no centro se encontra a disputa por um objecto precioso, tudo a bordo de um navio transatlântico.
“O Ídolo” teve uma produção de 6 dias, entre Viana do Castelo, a Serra de Sintra e Lisboa, e remete-nos para o ano de 1928. Já as filmagens, foram alvo de uma nova experiência e desafio lançado pela Samsung, já que Pedro Varela filmou todo o filme a partir de um ecrã de telemóvel.
Ainda que com um elenco de participações internacionais, o novo projecto da Samsung conta com caras nacionais como Tiago Felizardo, Ana Vilela da Costa, Soraia Tavares e Paula Magalhães.
Com este projecto, a marca concretiza o seu lema de#DoWhatYouCant, trazendo para o público português a realização de um argumento escrito há quase 100 anos, nunca antes levado ao cinema, mostrando à audiência uma nova obra de um dos maiores heróis literários do país. E Pedro Varela, o realizador, não duvida do resultado final.
“Quando me surgiu o desafio da Samsung e da Uzina para revisitar esta faceta praticamente desconhecida de Fernando Pessoa, não hesitei. Desde o primeiro minuto que senti o enorme privilégio e a responsabilidade de continuar uma ideia escrita há quase cem anos, por uma das nossas maiores referências culturais. Criar personagens e dar-lhes voz, esse é o lugar onde sou feliz, e aqui senti que partilhei esse momento com alguém que sempre foi uma gigante influência na minha vida. Fazer justiça ao que o Pessoa teria na sua intenção original, foi o meu único objetivo. Foi esse o meu mergulho. Apesar do desafio de filmar o filme através de um smartphone, não podia estar mais feliz com o resultado final.”
Poderás ver mais informações de “O Ídolo” nas redes sociais da Samsung, e a estreia, assegurada para hoje, 12 de maio, poderá ser acompanhada a partir da página da campanha, aqui.
O ÍDOLO | PELAS LENTES DE UM SAMSUNG GALAXY
Quão curioso(a) estás com este projecto da Samsung?