As referências aos Beatles nas músicas dos Oasis
A influência que os Beatles tiveram nos Oasis sempre foi muito comentada pelos fãs de ambas as bandas. Há até algumas referências claras aos ícones dos anos 60 nas músicas dos irmãos Gallagher.
Sumário
- Os Oasis apareceram nos anos 90 e a grande “força” da banda eram os irmãos Gallagher, Noel e Liam;
- Estes músicos nunca se preocuparam em esconder a enorme admiração que sempre nutriram pelos Beatles;
- Há até músicas, tais como “Supersonic” ou “Morning Glory”, com referências explícitas à banda dos anos 60.
Os Oasis foram das bandas mais influentes dos anos 90, e o crescimento deles foi absolutamente astronómico. Desde o momento em que lançaram o primeiro álbum (Definitely Maybe) até aos famosos concertos de Knebworth, que contaram com cerca de 250 000 fãs cada, bastaram dois anos. É completamente histórica a ascensão desta banda.
Outro conjunto de Inglaterra com uma rápida ascensão foi a banda constituída por quatro gigantes da música, os Beatles. E esta é uma banda por quem os Oasis, e mais especificamente os irmãos Gallagher (Liam e Noel) sempre tiveram muita admiração. É inegável que eles beberam da arte de John, Paul, Ringo e George, e isso verteu-se em muitas coisas: no tipo de progressão de acordes usados nas músicas, na colocação da voz de Liam, na forma como, muitas vezes, se vestiam e ajustavam o seu estilo, etc…
É tão óbvia a influência dos Beatles nos Oasis que esse assunto é abertamente falado entre os fãs, tendo-se quase tornado um “meme”. No filme Yesterday, que contempla uma história na qual os Beatles nunca existiram e a única pessoa que se lembra deles é um jovem músico chamado Jack Malik, essa óbvia influência é destacada numa cena interessante. Ao aperceber-se do que se está a passar no mundo, a personagem principal começa a pesquisar coisas sobre os Beatles na internet. Não encontrando nada diretamente relacionado com eles, decide procurar coisas que tenham derivado da existência dos Beatles no mundo. Quando pesquisa “Oasis” no google, não aparece nada sobre a banda, induzindo-se assim, no filme, que se não fossem os Beatles os Oasis nunca teriam existido.
As influência da banda dos anos 60 nos Oasis não deixa de se fazer notar em alguma das letras nas músicas de Noel Gallagher. A primeira em que se pode notar isso é “Supersonic”, na qual Liam canta “sail with me in my yellow submarine”, fazendo-se uma alusão à canção (e álbum) “Yellow Submarine” dos Beatles.
Na canção “Morning Glory”, por sua vez, pode-se ouvir “tomorrow never knows what it doesn’t know too soon”. Ora, “Tomorrow Never Knows” é a faixa que encerra o disco Revolver, lançado em 1966.“Helter Skelter”, composta por Paul McCartney , também é mencionada na música “Fade In-Out”: “get on the helter skelter”.
Já “D’You Know What I Mean” tem referências a duas músicas dos Beatles, quando se ouve “the fool on the hill and I feel fine”, juntando numa só frase os nomes de “The Fool On The Hill” e “I Feel Fine”.
“Be Here Now” Lyric Video | Oasis
Outra interessante. “Be Here Now”, que deixamos aqui, menciona diretamente o último álbum de estúdio dos Beatles: “sing a song for me, one from Let It Be”.