© Fred Duval via Shutterstock, ID 2214868209

A obra prima do Cinema para Guillermo del Toro, o mestre do fantástico

Guillermo del Toro revelou-se um realizador diferente dos demais com uma “queda” para a fantasia. Para o realizador mexicano este é o seu filme favorito.

Sumário:

  • Guillermo del Toro ficou conhecido devido à sua imagética fantástica – “Mimic” (1997), “Blade II” (2002), “Hellboy” (2004), “Hellboy II: The Golden Army” (2008), “Pan’s Labyrinth” (2006), “The Shape of Water” (2017), entre outros;
  • O filme de 2017 colocou o realizador mexicano na história ao vencer o Óscar de Melhor Realizador;
  • O seu filme favorito é “Bride of Frankenstein” (1935), uma grande influência no seu trabalho.

Famoso pela sua perspetiva estética e conceptual, os projetos de Del Toro destacam-se pela sua mistura única de fantasia, drama e terror. No entanto, é difícil imaginar que, após o sucesso do seu primeiro filme, “Cronos”, o realizador sentiu a pressão de ceder a sua visão devido ao interesse de produtores de Hollywood.

Ainda assim acabou por fazer vários filmes impressionantes – “Mimic” (1997), “Blade II” (2002), “Hellboy” (2004), “Hellboy II: The Golden Army” (2008), “Pan’s Labyrinth” (2006), “The Shape of Water” (2017), entre outros. Este último filme acabou por ganhar quatro Óscares incluindo de Melhor Filme e Melhor Realizador. Até um realizador com um estilo tão característico teve a sua fonte de inspiração. Numa entrevista dada ao Rotten Tomatoes, Guillermo Del Toro revelou qual é para si o “filme perfeito”. 


Um clássico dos anos 30 que conquistou o realizador

guillermo del toro
Universal Studios

“A combinação é irresistível”, disse Guillermo del Toro ao Rotten Tomatoes. Este comentário refere-se ao filme realizado por James Whale, onde o Dr. Frankenstein se afasta das experiências malignos numa súbita mudança moral. No entanto, isto não melhora a sua sorte, pois o seu rival, Dr. Pretorius, rapta a sua mulher. Para libertá-la, Dr. Frankenstein cria uma nova criatura.

Lê Também:   Steve Carrell (The Office) confessa quão más eram algumas das suas piadas

Ao falar sobre o impacto profundo do filme enquanto o celebrava como um dos seus favoritos, o realizador mexicano declarou: “A Noiva de Frankenstein é absolutamente perfeita. Tem a inocência e a beleza de um conto de fadas, mas possui a escuridão de um conto de horror gótico.” Uma característica que está evidente no seu próprio filme, “O Labirinto do Fauno”.

Da mesma forma Mike Mignola, criador da banda desenahada de Hellboy, que Guillermo del Toro posteriormente adaptou, também o chamou de obra-prima. Quando confrontado com esta opinião, o realizador mexicano concordou: “Somos parecidos em alguns aspetos. A cultura que apreciam claramente é uma dessas semelhanças”.

Concordas com o realizador mexicano?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *