The Odyssey: Tudo sobre o novo filme épico de Christopher Nolan
Christopher Nolan, realizador de filmes como “Tenet” ou “Oppenheimer“, está a trabalhar na adaptação do grande clássico da literatura universal “Odisseia” de Homero. Atualmente em produção e com data de estreia prevista para 17 de julho de 2026, já é possível saber pormenores sobre o filme “The Odyssey”.
Antes do novo filme, podes ver os filmes de Nolan nas mais diversas plataformas de streaming como, por exemplo, “Tenet” disponível na Netflix. Entretanto, o mais recente “Oppenheimer” podes ver no canal TVCine Top no dia 21 de abril às 21h30.
A inspiração do filme The Odyssey de Christopher Nolan
Segundo historiadores e investigadores o livro terá sido escrito algures entre 750-650 A.C., com a primeira versão impressa em grego tornada pública em 1488.
“Odisseia” de Homero é uma obra clássica dividida em 24 livros diferentes e conta a jornada de 10 anos de Odisseu, rei de Ítaca, no seu regresso a casa após a Guerra de Tróia. Durante essa viagem, ele enfrenta vários perigos e sofre com a morte de alguns dos seus.
Ao longo dos séculos foi e continua a ser uma das obras mais estudadas da literatura universal. Foi também alvo de algumas adaptações de cinema e televisão como o filme “Ulisses” (1954, Mario Camerini) ou a série de co-produção França/Portugal/Itália “A Odisseia de Homero” (2013, Stéphane Giusti).
Já há imagens do filme The Odyssey?
Sim, no X, a Universal já partilhou a primeira imagem oficial do filme “The Odyssey” com Matt Damon no papel de Odisseu.
Matt Damon is Odysseus. A film by Christopher Nolan, #TheOdysseyMovie is in theaters July 17, 2026. pic.twitter.com/7a5YbfqVfG
— odysseymovie (@odysseymovie) February 17, 2025
Quais os atores confirmados?
Recorrendo pois a alguns atores que já trabalharam nos seus filmes anteriores, Christopher Nolan tem no elenco deste filme, por exemplo, Elliot Page (“A Origem”, 2010), Himesh Patel e Robert Pattinson (“Tenet”, 2020), Bill Irwin (“Interstellar”, 2014), Anne Hathaway (“O Cavaleiro das Trevas Renasce”, 2012 e “Interstellar”, 2014). Como novos colaboradores, Nolan conta ainda com Tom Holland (no papel de Telémaco), Zendaya, Charlize Theron ou Lupita Nyong’o no elenco do filme.
John Leguizamo, igualmente ator no filme, referiu numa entrevista à Variety que Nolan trata o filme como uma produção independente. “É verdade que ele tem um orçamento de loucos, mas ele gere-o como se estivesse a fazer um filme indie porque não está a fazê-lo por um comité, não o faz como o estúdio lhe diz para fazer”.
Onde vão decorrer as filmagens?
O chefe de distribuição da Universal Jim Orr já deu alguns pormenores sobre o filme no evento CinemaCon no início de abril.
Segundo Orr, o filme, ainda que em fase de rodagem, vai ser “visionário, uma obra-prima cinematográfica numa geração que o próprio Homero certamente ficaria orgulhoso”. Uma obra “propulsora” e “moderna”, com um “toque de outro mundo”.
Igualmente, Orr falou ainda do elenco sobretudo de estrelas, possível devido ao sucesso de “Oppenheimer” nos Oscars de 2024, bem como o seu sucesso de bilheteira em 2023 durante o fenómeno “Barbenheimmer“.
Por fim, de acordo com a Universal, “The Odyssey” vai ser rodado em vários locais do mundo com recurso à mais recente tecnologia IMAX (formato já usado pelo realizador em “Oppenheimer”, “Dunkirk” ou “Tenet”). Alguns dos locais já confirmados são Sicília, Reino Unido, Marrocos, Escócia ou Irlanda.
Qual o teu filme preferido do realizador? Diz-nos nos comentários!