Oneus | Tudo o que precisas de saber
Vem conhecer um dos grupos mais subestimados da quarta geração de k-pop, os Oneus!
Os Oneus são um grupo de k-pop formado pela RBW. Originalmente, o conjunto tinha seis membros, mas Ravn deixou o grupo em Outubro de 2022, ficando assim com Seoho, Leedo, Keonhee, Hwanwoong e Xion.
História
Todos os membros do grupo vieram de vários programas de treino. Seoho, Keonhee e Hwanwoong eram trainees do RBW na segunda temporada de “Produce 101” em 2017. E Ravn e Seoho eram trainees da RBW que participaram no programa da YG, “Mix Nine”. Leedo também participou nesse programa mas como um trainee independente.
A RBW começou um projecto para mostrar o potencial dos trainees masculinos onde Keonhee e Hwanwoong foram os primeiros a juntar-se. Em Dezembro, esses membros juntaram-se ao grupo MAS como parte deste projecto. No início de 2018, Keonhee, Hwanwoong, Ravn e Seoho foram introduzidos como os RBW Boyz, com Leedo e Xion a serem adicionados em Março. Pouco tempo depois o grupo recebeu o nome Oneus. Já em Setembro desse ano, o conjunto juntou-se ao grupo Onewe (anteriormente MAS) lançaram “Last Song”.
O grupo estreou-se em Janeiro com o EP “Light Us”, com o single “Valkyrie”, que chegou ao Top 10 em vários países. Já em Maio, o conjunto lançou o segundo EP “Raise Us”, com o single “Twilight”.
Em Agosto, a banda estreou-se no Japão com a versão japonesa do single coreano. O grupo deu o seu primeiros concertos no Japão em Osaka e Tóquio. Ainda durante este mês, o conjunto ganhou o prémio de “Next Artist Awards” no Soribada Best K-Music Awards.
Já no mês seguinte, foi lançado o terceiro EP da banda “Fly with Us”, com o single “Lit”. Após este lançamento, o grupo deu a sua primeira digressão nos Estados Unidos com paragens em Nova Iorque, Chicago, Atlanta, Dallas, Minneapolis e Los Angeles.
No final do ano, o conjunto fez o seu primeiro comeback no Japão com o single “808”, que estrou em primeiro lugar no país.
Já em 2020, o grupo começou o ano com um fan-meeting para celebrar o primeiro aniversário da banda. No início de Fevereiro, o conjunto regressou ao Japão com uma série de concertos em Osaka e Chiba.
Em Março foi anunciado que o grupo iria fazer parte do programa da Mnet “Road to Kingdom”. A banda acabou em quarto lugar e no final do programa lançaram “Come Back Home”. Ainda durante este mês, o conjunto lançou o álbum “In It’s Time” com o single “A Song Written Easily”.
Em Agosto, foi lançado o EP “Lived” com o single “To Be Or Not To Be”. E em Dezembro, o grupo lançou o seu primeiro single digital “Bbusyeo”.
No início de 2021, o grupo lançou o primeiro estúdio álbum “Devil”, que teve como single “No Diggity”. O álbum contém 11 faixas. Já em Maio, saiu o quinto EP do grupo “Binary Code”, que teve com single “Black Mirror”. Este EP contém uma versão rock de “Valkyrie”.
Já em Novembro, o grupo deu dois concertos em Seul, que também foi transmitido online. E também lançaram um novo EP “Blood Moon”, com o single “Luna”, foi com este single que conseguiram a sua primeira vitória num programa de música.
E em Dezembro, o grupo fez uma colaboração com os Onewe para a música “Stay”.
Em Fevereiro de 2022, o grupo seguiu para uma nova digressão nos Estados Unidos com paragens em 12 cidades. Já em Abril foram anunciados mais concertos, desta vez no Japão.
Em Maio, a banda fez um novo comeback com o EP “Trickster”, com o single “Bring It On”. No mês seguinte, o conjunto fez um fan-meeting para os fãs japoneses.
Já em Setembro, a banda lançou o seu novo EP “Malus”. Mas no mês seguinte, a RBW anunciou a suspensão temporária das atividades de Ravn após algumas acusações de comportamento impróprio e alguns dias depois foi anunciada a saída de Ravn do grupo, por sua própria vontade, e os Oneus passaram assim a um conjunto de 5 membros.
Membros
Seoho (Lee Seo Ho)
Seoho é o principal vocalista do grupo. Ele nasceu a 7 de Junho de 1996, em Busan, mas cresceu em Daejon.
O músico tornou-se num trainee para a RBW em 2016, mas anteriormente tinha feito uma audição para a JYP Entertainment. Originalmente, Seoho fez audição para ser o rapper do grupo antes de saber que conseguia cantar.
Ele participou tanto nos programas “Produce 101” e “MixNine”. O seu modelo é o cantor Bruno Mars.
Seoho apareceu no MV “In My Dreams” de Solar das Mamamoo.
Leedo (Kim Gun Hak)
Leedo é o rapper e vocalista do grupo. Ele nasceu a 26 de Julho de 1997, em Uijeongbu-si.
O vocalista é um ex-trainee da Loen e YG Entertainment. Houve uma altura em que ele já não queria ser um ídolo porque ele tinha perdido a confiança nas pessoas.
Leedo contribuiu bastante nas letras de alguns dos álbuns do grupo, e participou no programa “MixNine”.
Keonhee (Lee Keon Hee)
Keonhee é vocalista do grupo. Ele nasceu a 27 de Junho de 1998, em Bundang-gu.
O músico participou na segunda temporada de “Produce 101”.
Keonhee é amigo de Donghyun dos AB6IX, Kim Donghan, Lee Gwanghyun de YDPP e o ex-trainee da FENT Lee Junwoo.
Hwanwoong (Yeo Hwan Woong)
Hwanwoong é o dançarino, vocalista e rapper do grupo. Ele nasceu a 26 de Agosto de 1998.
O músico é um ex-trainee da Pledis Entertainment, tendo sido um possível membro a entrar nos Seventeen. Ele chegou a treinar com DK e Seungkwan dos Seventeen.
Hwanwoong começou a querer ser um cantor após ver Rain, e foi colega de turma de Eunseo da WJSN.
Ele participou na segunda temporada de “Produce 101”.
Xion (Son Dong Ju)
Xion é o vocalista, visual e maknae do grupo. Ele nasceu a 10 de Janeiro de 2000, em Seul. O músico tem um irmão gémeo, Dongmyeong, que é um dos membros do grupo Onewe, também da RBW. Ele foi um dos últimos membros a ser apresentado nos RBW Boyz, o seu nome artístico era para ser Leedo.
Ex-Membro
Ravn (Kim Young Jo)
Ravn foi rapper, vocalista e produtor do grupo. Ele nasceu a 2 de Setembro de 1995, em Yongin. O músico é um ex-trainee da JYP, YG e Plan A, e era suposto ele ter-se estreado com o grupo Victon, mas acabou por deixar a empresa.
Ravn treinou com Dongheon dos Verivery e Ji Hansol dos New Kidd, e também fez parte de uma equipa de dança que incluiu Kim Byeongkwan dos A.C.E. e Kino dos Pentagon. Ele participou no programa “MixNine”. Ravn participou ainda na composição de vários dos álbuns do grupo. Em 2019, Ravn entrou em hiatus das atividades da banda, mas regressou pouco tempo depois.
No entanto, em Outubro de 2022, algumas acusações foram feitas contra ele que levaram à sua saída voluntária do grupo.
Já conhecias este grupo?